SANTIDADE

Hebreus 12.14 diz: “Segui [literalmente: buscai]... a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.  John Owen -  “Não há imaginação que iluda tanto o homem, que seja mais tola e mais perniciosa do que esta: que pessoas não purificadas, não santificadas, que não buscam santidade em suas vidas possam depois ser levadas a um estado de bênção, que consiste no gozo de Deus. Nem podem tais pessoas ter gozo de Deus, nem tampouco Deus ser o galardão delas. De fato, a santidade é aperfeiçoada no céu; contudo, o começo dela está invariavelmente restringido a este mundo. Deus leva para o céu somente aquele que Ele santifica nesta terra. O Deus vivo não admitirá pessoas mortas no céu”.

“Pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7.16). J. C. Ryle: “Não é permitido a nós, neste mundo, estudar as páginas do Livro da Vida, e ver se nossos nomes encontram-se ali. Mas, se há algo nítido e plenamente declarado a respeito da eleição, é isto — que os homens e mulheres eleitos serão conhecidos e distinguidos por vidas santas”.

"O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem," (Hebreus 5:7-9 ARC)

". . . separado para o evangelho de Deus. . . (Romanos 1:1) Oswald Chambers “Deus não pode me libertar enquanto meu interesse estiver meramente em meu próprio caráter” — Paulo não disse que ele próprio, separou a si mesmo,"Mas quando aprouve a Deus, que me separou. . .” (Gálatas 1:15) Paulo não estava interessado demasiadamente em seu próprio caráter. E enquanto nossos olhos estão focados em nossa própria santidade pessoal, nunca chegamos nem perto da plena realidade da redenção.

EM CONSTRUÇÃO


“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja EDIFICADO, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”.  (Efésios 4.11-13) NVI

Essa carta é uma obra prima do apóstolo Paulo para uma igreja em formação.

“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus”. (Efésios 1.1).

Uma igreja que na compreensão de Paulo, após conversão de seus membros a Jesus Cristo, vem sendo EDIFICADA num corpo Espiritual.

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;

EDIFICADOS sobre o FUNDAMENTO dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal PEDRA DA ESQUINA;

No qual todo o EDIFÍCIO, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.

No qual também vós juntamente sois EDIFICADOS para morada de Deus em Espírito”.  (Efésios 2.19-22).

Lembre-se que Éfeso, foi uma cidade fundada pelos gregos na região central da costa ocidental da Anatólia, situada na região que hoje se chama Ásia Menor, entre Mileto e Esmirna, próximo ao lugar onde os rios Caiester e Meandro desembocam no mar Egeu.

Éfeso era a cidade mais importante da província romana da Ásia. Duas estradas importantes cruzaram em Éfeso, uma seguindo a costa e a outra continuando para o interior, passando por Laodicéia. Assim, Éfeso teve uma localização importantíssima de contato entre os dois lados do império romano (a Europa e a Ásia). Historiadores geralmente calculam a população da cidade no primeiro século entre 250.000 e 500.000. Éfeso era conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana.

O templo de Ártemis em Éfeso, construído para a deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens, foi o maior templo do mundo antigo. O templo foi construído em 550 a.C. pelo arquiteto cretense Quersifrão e por seu filho, Metagenes.

Em Éfeso havia a Biblioteca de Celso. A Biblioteca de Celso era um edifício antigo construído em homenagem ao antigo senador romano Tibério Júlio Celso Polemeno, (35 D.C.)

No Teatro de arena em Éfeso, Paulo pregou contra a adoração de ídolos e irritou aos ourives que ganhavam a vida vendendo imagens da deusa Diana. (Ver Atos 19:24–41.)

Citamos essas construções apenas para nos lembrarmos que as construções que ainda resistem deste tempo, apesar de muito antigas, se mostram ainda sólidas com o passar dos anos.

As construções de hoje, em sua grande maioria, parecem não ser tão duradouras.

Para saber sobre Éfeso no texto sagrado, precisamos ler outros livros do Novo Testamento, como por exemplo Atos dos Apóstolos.

Durante essa leitura, um dado importante me chamou atenção. No final de sua segunda viagem, Paulo deixou Áqüila e Priscila em Éfeso, onde corrigiram o ENTENDIMENTO INCOMPLETO de Apolo sobre o caminho do Senhor (Atos 18:18-26).

“Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, CONHECENDO SOMENTE o batismo de João.  Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe DECLARARAM MAIS PRECISAMENTE o caminho de Deus. (Atos 18.25-26).

Apolo foi um pregador capaz e eloquente, mas chegou em Éfeso com entendimento incompleto da obra do Senhor. Ele entendeu o plano de Deus até o batismo de João, mas evidentemente não conheceu o comprimento do plano de Deus. Apolo ainda estava em franco crescimento e amadurecimento espiritual. Lideres não nascem pronto. Todos eles passam por este processo de “construção” e formação espiritual

Esse foi o ensino presente na vida de Paulo:

“...Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,”. (Efésios 4.11-13) AC

O que Paulo procurava dizer é:

“Desculpe o transtorno estamos em obra”.

Paulo como ninguém, soube expressar sua confiança em "que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6).

Na visão de Paulo, Deus deseja completar seu trabalho e providenciou todos os meios necessários para nos unir mais e mais a ele.

Quando participamos do Corpo de Cristo, ESTAMOS EM CONSTRUÇÃO, passamos por uma grande obra de Deus em nossas vidas.

Em se tratando de construção não se esqueça:

1 - SEM MATERIAL É IMPOSSÍVEL CONSTRUIR.

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado” (Efésios 4.11-12).

Não é difícil aceitar a idéia de que sem material é impossível construir. Mas, O que você sabe sobre construção?

Você sabe quem é a mãe da porta? É a mãe-Saneta!

Sabe quem é o tio da parede? O tio-Jolo!

E o que disse o tijolo disse para o outro? «Há um “ciumento” entre nós!

Você não sabia disso? Parece que você sabe muito pouco sobre construção.

O que precisamos para uma construção? Os materiais mais conhecidos em construção são tijolos, blocos, areia, cimento, pedra e outros mais. Mas devemos por exemplo nos informar qual é a qualidade dos tijolos ou blocos que vamos usar, se o cimento é de qualidade, bem como as vigas de metal que são a real sustentação da casa ou prédio.

Com o material de construção em mãos podemos dizer que: agora podemos construir. Construir é criar algo ou construir algo.

Com o material podemos construir casa, edifício, apartamentos, hospitais e etc. sem o material é impossível construir ou reformar.

Na Edificação do Corpo de Cristo (a Igreja) o Senhor designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres. Quando este texto fala de mistérios está falando de pessoas levantadas por Deus para aperfeiçoar e edificar a Igreja levando-a a conhecer plenamente a Jesus até que ele volte.

O nosso Deus designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, visando exatamente a EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO.  Pessoas edificando pessoas.

Sem esse material humano (Vidas) e sem o material espiritual (Dons) o corpo de Cristo não é edificado.

“Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”. (Efésios 4.16).

Se você é parte neste processo de “construção”:

2- INVISTA EM MATERIAL DE QUALIDADE.

“...Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”. (Efésios 4.14).

Qualquer edificação, para ser de qualidade, tem de implicar materiais de PRIMEIRA. Pretender fugir a isto ou àquilo para aumentar a margem de lucro ou por outro lado reduzir o seu custo, terá como resultado o aparecimento de problemas, mais ou menos graves, no curto ou no médio prazo.

Ilustração: O bordão “fuja do Mico”, amplamente difundido nos comerciais de TV, Sempre alertou os construtores sobre o risco no uso de material de baixa qualidade.

Quer uma construção duradoura e eficiente, conjugue planejamento com bons investimentos e certamente você obterá bons resultados.

Lembra-se do ensino de Jesus?

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? (Lucas 14:28).

Tenha cuidado com os enganadores: “...levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”. (Efésios 4.14).

Efetivamente, basta recordar a história dos Três Porquinhos para se ficar com uma noção clara, naturalmente efabulada, do que pode ocorrer quando não se observam determinadas normas básicas no processo de construção.

O conto dos três porquinhos, foi divulgado por Joseph Jacobs, nascido em Sidney, na Austrália, e formado nas universidades de Sidney, Cambridge e Berlim, Joseph Jacobs (1854-1916) foi ao mesmo tempo folclorista e historiador.

Ilustração:

No conto o autor apresentou ao mundo uma história que continua tão atual como sempre,

Cícero, Prático e Heitor eram três irmãos de raça suína.

Um dia, decidiram que estava na altura de cada um construir uma casa própria.

Cícero era adepto da lei do menor esforço e defensor acérrimo da preguiça. Assim sendo, e dada a pressa que tinha em despachar-se para estar mais tempo sem fazer nada, decidiu construir uma casa de palha. No primeiro vento do lobo mau viu sua casa vir abaixo.

Recomendação Bíblica: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio”. (Provérbios 6:6).

Heitor, por seu lado, que queria algo melhor e mais consistente, porém sem um esforço exagerado, pois considerava-o acima das suas forças, edificou em madeira. No vento mais insistente do lobo mau viu sua casa vir abaixo.

Orientação bíblica: “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar”. (Provérbios 21.25).

O mais trabalhador, Prático, fez jus ao nome e não se deteve a economizar as gotas de suor que iria despender. Pelo contrário, usou da qualidade que o seu nome evoca para erigir em pedra, qual espelho da sua personalidade e vontade férrea, que dificuldade alguma abalaria. Quando veio o lobo mau, esta foi a única que resistiu ao ataque do bicho furioso, ávido por um porquinho na brasa.

Lembre-se do ensino bíblico:

A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará. Provérbios 3:33

“Os ímpios serão transtornados e não subsistirão, mas a casa dos justos permanecerá”. Provérbios 12:7

A fábula INFANTIL, ganha ares de tragédia adulta, quando pensamos na realidade das casas que CAÍRAM e desmoronaram ao longo dos anos.

Investiram em material de péssima qualidade:

“E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. (Efésios 4:17-19).

Imagine A CASA QUE CAIU:

- Na voz de prisão do policial, ao menor infrator, cujos pais desconheciam sua marginalidade.

- A casa caiu, na voz do adultério descoberto e revelado a família que entra em processo de separação.

- A casa caiu, na voz que desmonta a farsa mentirosa sobre a qual se sustentavam relacionamentos.

Casas que vieram ao chão e literalmente desmoronaram pois o material empregado na sua construção foi de péssima qualidade.

Se você vai construir, invista em material de boa qualidade:

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.  (Efésios 4.15).

Deseja que sua construção fique firme, então:

3 - MANTENHA-SE SÓLIDO.

“...no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.

 Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito. (Efésios 2.21-22).

AJUSTADO, FIRME – ESSA É A VERDADE AQUI.

“O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras NÃO ESTARÁ FIRME perante os meus olhos”. Salmos 101:7

Há materiais indispensáveis e indissociáveis, e ainda bem, uma vez que existem relações de proximidade entre eles.

Bom, na verdade, muitas vezes era desejável haver realmente mais cimento entre eles (MAIS LIGA), de modo a tornar a edificação mais sólida e fiável, porque o que acontece frequentemente é que, por falta dele, as paredes racham por tudo quanto é sítio…

Lembre-se da recomendação de Paulo:

“Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”. (Efésios 4.16).

Sua construção conta atualmente com bons materiais e uma liga eficiente?

Você tem investido bem na construção de uma vida sólida e estável?

Acredito eu que no mundo real, talvez não haja porcos a erguer casas (embora não se possa dizer o mesmo de certos serviços que se prestam…), nem lobos com uma potência torácica capaz de as fazer ir pelos ares.

Contudo, existem, e com uma incidência crescente, intempéries violentas e catástrofes naturais, para além da inevitável erosão do uso e do passar do tempo. Para além de confortáveis, as construções querem-se seguras, resistentes e duráveis.

Depois, vem o “lobo mau” do fogo, do vento, da chuva, de um raio, … e já se sabe o fim!

As sábias recomendações do Senhor Jesus nos ajudam a mantermo-nos sólidos:

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava EDIFICADA SOBRE A ROCHA.

 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”. (Mateus 7:24-27).

Edifique sua casa sobre a Rocha que é Jesus.

“Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente CONSERVARMOS FIRME A CONFIANÇA e a glória da esperança até ao fim”. (Hebreus 3:6).

Conserve firme a sua confiança em Cristo.

A base é Jesus! Não é somente olhar para o alto. Às vezes é preciso olhar para baixo e buscar uma base Sólida, um alicerce seguro – JESUS.

Fique firme. Sua “construção” precisará e muito de solidez para os momentos mais difíceis da vida.

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, FICAR FIRMES. (Efésios 6.13).

Que Deus abençoe você!