ONDE ESTÁ, Ó MORTE, A TUA VITÓRIA?

ONDE ESTÁ, Ó MORTE, A TUA VITÓRIA?

“55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.   (1 Coríntios 15.55-58)

FINADOS - Hoje o Brasil parou com o feriado de finados.

Finados. Até a palavra lembra “fim”. Vem do latim "finis" que significa “limite, fronteira, marco divisório". No último capítulo do último livro da Bíblia, o Senhor se chama do “Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.” (Apoc 22:13). “Principium et Finis” no Latim. Fim. Finados. Um dia de lembrar os que já viram seus dias findarem, que já chegaram ao fim desta vida.

Curiosidade.

Nos EUA, uma pessoa morre a cada 12,1 segundos;
no Reino Unido, a cada 54,2 segundos;
no Japão, a cada 25,3 segundos;
no Marrocos, a cada 3,5 minutos; e,
no Brasil, a cada 24,7 segundos.

Nos últimos três minutos, cerca de 260 pessoas morreram em todo o mundo.


Fábula da Morte e o Lenhador.

Inicialmente contada por:
Esopo 620-560 a.C. Fabulista grego.
Depois recontada por JEAN DE LA FONTAINE, (1621-1695). Poeta Francês.

Conta-se que, Um velho lenhador, cansado de sua tarefa de buscar lenha da mata, invoca duas vezes a morte. Quando ela aparece, o lenhador se arrepende e diz tê-la chamado apenas para pedir ajuda para colocar a lenha sobre as costas:

Reconta-se - Um pobre lenhador, vergado pelo peso dos anos e da lenha, que às costas trazia, caminhava gemendo, no calor do dia, sentindo por si próprio o mais cruel desprezo. A dor, por fim, foi tanta que ele até parou e, pondo ao chão seu fardo, pôs-se a refletir: Que alegrias tivera em seu pobre existir? Depois de tanta vida, algum prazer lhe restou? Faltara, às vezes, pão; descanso, nunca houvera; Os filhos, a mulher e o cobrador, à espera; O imposto e a cara feia do soldado…Ele era um infeliz, completo e acabado! Pensando nessa falta de alegria e sorte, chamou em seu auxílio a morte.

- "Vosmecê me chamou, e eu vim. Agora venha."

- "Só te chamei pra me ajudar com a lenha…"

Para os homens, se a morte é o fim de todos os males, a vida é sempre o maior de todos os bens.

De onde vem esse nosso medo da Morte?

TANATOFOBIA.

Tanatofobia, ou mais conhecida como o medo da morte, afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Tanatofobia é o medo de morrer, de coisas mortas, ou de qualquer coisa associada com a morte.

É natural pensar sobre a morte, até porque mais cedo ou mais tarde nós vamos morrer. A Bíblia diz, em 1 Coríntios 15:26, que a morte é último inimigo do povo de Deus a ser destruído. Podemos vencer muitos outros inimigos, mas fisicamente falando, a morte sempre vence no final. Podemos até adiá-la ou negá-la, mas isto será sem sucesso.

“Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”, diz a Bíblia, em Hebreus 9:27,

E ninguém vai escapar dessa condenação.

NOSSO MEDO SE FUNDAMENTA SOBRE A PERGUNTA:

Existe vida após a morte?

Minha sugestão é: faça uma pergunta mais básica. Por exemplo, você pode perguntar, "Existe vida após o nascimento?"

EXISTE VIDA APÓS O NASCIMENTO?

Isto seria mais básico, porque muitas pessoas nascem mas muito poucas pessoas têm vida. Você não está vivo apenas por nascer. Você existe, certamente, mas a vida é muito mais do que a mera existência. Você nasce mas, a menos que renasça no seu ser, não vive, nunca vive. O nascimento é necessário, mas não é suficiente. Alguma coisa mais é necessária, do contrário simplesmente se vegeta, simplesmente se morre. É claro, é uma morte muito gradual - e você está tão inconsciente que nunca sabe, nunca se torna ciente disto. Do nascimento à morte, é uma longa progressão da morte. É muito raro encontrar alguma pessoa viva.

FOI ESSA A AFIRMAÇÃO QUE JESUS FEZ A NICODEMOS:

- Você precisa nascer de Novo.  (João 3.7).

E este é o milagre: aqueles que estão vivos nunca fazem a pergunta: "Existe vida após a morte?" Eles a conhecem. Eles nasceram de novo.

Eles sabem o que a vida é, e neste conhecer, a morte desapareceu. Uma vez que você saiba o que é a vida, a morte não existe. A morte existe apenas porque você não sabe o que a vida é. A morte somente existe porque você não sabe o que a vida é, porque você ainda está inconsciente da vida, da sua ausência de morte. Você não tocou a vida, portanto o medo da morte existe.

Quem um dia nasceu de novo, sabe que A MORTE VAI MORRER.

Quem nasceu de novo sabe que: “Tragada foi a morte na Vitória”.

Para ilustrar: A MORTE VAI MORRER.

Graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo, que venceu a morte, triunfando totalmente sobre ela.

Não há mais que ter medo da morte. Há que confiar no sacrifício vicário de Jesus, viver com Ele e para Ele e esperar o momento da glorificação.

RUÍNAS DO VELHO ANFITEATRO ROMANO

Li que na cidade de Pula, na antiga Yugoslávia, atualmente trata-se do apaixonante país da Europa Central denominado CROÁCIA.

Ainda hoje em PULA, existem AS RUÍNAS DO VELHO ANFITEATRO ROMANO, onde, um dia, mais de 20.000 pessoas gritaram, enlouquecidas: - "Aos leões todos os cristãos!"

Veja FOTO.

Devia ser um grito ensurdecedor das multidões manipuladas, que exigiam o fim dos cristãos.

A grande verdade é que os cristãos encararam aqueles e outros momentos semelhantes com grande fé e confiança em Jesus e, no final, não foram eles que acabaram, mas, sim, o Império Romano, os seus deuses, costumes e bacanais. Hoje, nas velhas ruínas de Pula reina um silêncio sepulcral, mas, não muito longe, ergue-se um majestoso e lindo templo de louvor ao Deus vivo dos cristãos.

Tragada foi a morte na vitória de Jesus, pela Sua ressurreição, e isto quer dizer que a morte não tem mais vitória, quando se tem fé em Jesus Cristo, o Filho do Deus Eterno.

DANIEL VAI A COVA DOS LEÕES.

SADRAQUE, MESAQUE E ABDENEGO, SÃO JOGADOS NUMA FORNALHA DE FOGO ARDENTE.

Segundo a tradição Cristã, todos os apóstolos morreram de forma violenta*.

-Mateus sofreu martírio pela espada na Etópia;

-Marcos Morreu em Alexandria, no Egito depois de ser arrastado pelas ruas da cidade.

-Lucas foi enforcado numa oliveira, na Grécia.

-Tiago foi decapitado em Jerusalém;

-Tiago, o Menor, foi lançado de um pináculo em Jerusalém e depois espancado até morrer;

-Filipe foi enforcado numa coluna na Frígia, a oeste da Anatólia (Atual Turquia);

-Bartolomeu foi esfolado vivo em Albanópolis (Atual Derbent na província russa de Daguestão).

- André foi preso a uma Cruz, e dali pregou aos seus perseguidores até morrer, na cidade da Pátras, na Grécia.

- Matias foi apedrejado e depois decapitado em Jerusalém.

-Barnabé foi apedrejado até a morte pelos Judeus, em Salônica, na Grécia

- Paulo foi Decapitado

- Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, na capital do Império em Roma, por ordem do imperador Nero.

-João foi posto em um caldeirão de óleo fervente, mas escapou da morte, foi deportado para a ilha grega de Patmos, no tempo do Imperador Domiciano.

* FRANKLIN FERREIRA. A Igreja Cristã na História. Das origens aos dias atuais. (Pgs. 35-37)

Imagino um crente que nasceu de novo. Vivinho, vivinho, cantando e confiando sua vida no Senhor.

Vivo feliz, pois sou de Jesus,

E já desfruto o gozo da luz!

Sou por Jesus herdeiros de Deus,

Ele me leva à glória dos céus.


Canta, minha alma! (bis)

Canta ao Senhor!

Rende-lhe sempre ardente louvor!


O que acontece então quando morremos?

Enquanto eu lia João 11, fiquei impressionado com o fato de que Jesus, quando ouviu que Lázaro estava doente, deliberadamente atrasou sua viagem até que ele estivesse morto. Na verdade, Jesus ficou onde estava por mais dois dias. Quando ele chegou a Betânia, Lázaro estava no túmulo por quatro dias.

Quando Marta viu a Jesus, ela lhe disse: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido” (v. 21). Há uma estranha combinação de tristeza e enorme fé nessas palavras.

“Se você estivesse aqui”. Todos nós pensamos, de tempos em tempos, que se Jesus tivesse estado aqui, meu casamento teria sido salvo. Senhor, se tu estivesses aqui, eu não teria perdido a paciência. Se Jesus estivesse aqui, quando precisávamos dele, nossa família ainda estaria unida.

Mas agora Jesus está aqui! E, o que ele pode fazer? Observe o que Marta lhe diz, no verso 22 de João 11: “Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires”. Então Jesus lhe responde: “O seu irmão vai ressuscitar” (v. 23). Mas, na mente de Marta, seu irmão Lázaro estava morto há tanto tempo que qualquer pensamento de uma ressurreição imediata estava fora de questão. Ela acreditava que Jesus poderia curar Lázaro e também acreditava que ele haveria de “ressuscitar na ressurreição do último dia” (v. 24). Mas nunca lhe ocorreu que Jesus poderia ressuscitar Lázaro naquele mesmo dia!

É neste contexto que Jesus disse a Marta as famosas palavras que, desde então, já foram citadas em mais de um milhão de túmulos: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (vv. 25-26 – NVI)

Estas palavras têm sido uma luz e uma esperança para o povo de Deus por 2000 anos. Nós as citamos porque elas expressam nossa fé mais profunda em Jesus Cristo.

Eu sempre pensei que estes versos são um pouco misteriosos, porque Jesus parece contradizer a si mesmo. Em um lugar ele diz que um homem viverá mesmo que ele morra. Em seguida, ele imediatamente diz que se um homem acredita nele, nunca irá morrer (ARC).

Como é que se pode morrer e não morrer, ao mesmo tempo? Há uma espécie de morte que não é realmente uma morte? É isso que Jesus quer dizer?

Vamos considerar cada frase cuidadosamente, a fim de compreender o que Jesus está dizendo para nós.

PRIMEIRO, ELE É O SENHOR DA MORTE EM TODAS AS SUAS FORMAS. Observem o começo do verso 25:

Declarou-lhe Jesus: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; (João 11.25).

“Eu sou a ressurreição e a vida”.

Observem como isso é pessoal. Ele não diz: “eu trago a ressurreição e a vida”; mas “Eu sou a ressurreição e a vida”. Na presença de Jesus a morte não é mais a morte. É algo completamente diferente.

Paulo, pergunta assim: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Tragada foi a morte na vitória” (I Co 15:55,56). A morte foi vencida, a morte foi tragada pela vitória. A Bíblia diz que Jesus Cristo arrancou aguilhão da morte. Este veneno da morte foi tirado, foi arrancado. E Cristo venceu a morte com a sua morte, ressuscitando dentre os mortos. Agora a morte não tem mais a última palavra, porque a morte foi vencida e foi derrotada, porque Jesus venceu a morte, erguendo-se dentre os mortos como primícias de todos os que dormem.

Gostaria de lembrar, ainda, que nosso Senhor, muitas vezes usou a palavra “dormir” para descrever a morte. Quando viu a filha de Jairo, ele disse: “Ela está dormindo”. Ele disse aos discípulos que Lázaro estava dormindo e que estava indo até lá para acordá-lo (v. 11). O sono é natural é normal e é por isso ninguém chama os paramédicos quando você se deita para tirar uma soneca. Morte, para o crente, é como se deitar para um cochilo, por um bom tempo. Quando Jesus ressuscitou Lázaro, aquilo era apenas um espécime, uma amostra do que ele irá fazer para o seu povo quando ele retornar à Terra.

A resposta para a morte não é uma ressurreição. É o próprio Jesus. “Eu sou a ressurreição e a vida”. Ninguém pode ter a esperança de escapar da morte, a menos que esteja relacionado com Jesus por meio de uma fé pessoal.

Homens e mulheres querem desesperadamente saber o que há do outro lado da vida, na morte. A resposta é muito simples.

Se você conhece Jesus, o que está do outro lado é a ressurreição e a vida. Se você não O conhece, você não tem esperança. Quando a hora da morte chegar, é melhor você conhecer Jesus ou estará sozinho!

SEGUNDO, ELE É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA A MORTE.

Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA, VIVERÁ;   (João 11:25).

“Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá”. Pense sobre essas palavras por um momento. Você pode viver mesmo que morra. Este é desejo mais profundo dentro do coração humano. Saber que a morte não é o fim de todas as coisas.

Alguns afirmam que a morte é uma passagem, uma travessia, uma viagem. Já outros, como o aclamado físico Stephen Hawking, rejeitam a idéia de uma vida após a morte e, por isso, enfatizam a necessidade de viver todo nosso potencial aqui na Terra. Para eles, precisamos fazer bom uso de nossa vida agora, pois não há mais nada depois.

Que triste deve ser chegar ao fim da vida e acreditar que não há mais nada após a morte! Talvez, apenas uma fuga para o cosmos, uma passagem para a noite escura, marchando para fora do palco para o nada eterno…

Mas, sem Jesus Cristo, que outra esperança temos? No momento da morte, a verdade sobre os indivíduos aparece. Você pode fingir que vive uma vida piedosa durante toda a sua vida, mas você não poderá fingir quando olhar a morte fria cara a cara. Naquele momento, Jesus faz toda a diferença no mundo.

Em momentos mais tristes, eu já vi a luz de Deus no rosto de todos aqueles que perderam seus entes queridos. Com lágrimas nos olhos, eles ainda sorriem, porque sabem que Jesus fez toda a diferença na vida e morte do ente querido. Ele é realmente a resposta à morte para todos nós.

Quando D.L. Moody, o grande evangelista americano, que durante sua vida anunciou a gloriosa esperança em Cristo, estava morrendo, ele exclamou: “O mundo está recuando. Os céus estão se abrindo. Deus está me chamando e eu devo ir. Este é o meu triunfo, é o dia da minha coroação”.

Um dos maio­res pastores do século 20, o médico galês e Reverendo David Martyn Lloyd-Jones, depois de uma batalha contra o câncer, disse a sua família e a seus paroquianos, poucos dias antes de morrer: “Não orem mais por minha cura, não procurem me deter de ir para a glória”. Para ele, a morte não era uma viagem rumo ao desconhecido, mas a entrada no céu, no paraíso, na casa do Pai, na pátria celestial.

PAULO, O GRANDE APÓSTOLO aos gentios, na ante-sala do martírio, afirmou com inefável alegria: “Eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia” (2Tm 1:12). A esperança da glória manteve esse bandeirante do Cristianismo de pé nas lutas mais renhidas. Ele tombou na terra, pelo martírio, mas erguer-se-á no céu para receber a sua recompensa.

Muitos já se sentiram dessa forma quando chegaram ao fim da vida. Mas e você? Como você acha que se sentirá ao ficar diante da morte?

TERCEIRO, ELE É O VENCEDOR DA MORTE EM TODOS OS TEMPOS. Observem o que diz o verso 26:

E todo aquele que vive, e crê em mim, NUNCA MORRERÁ. Crês tu isto?  (João 11:26)

De certa forma esta é a declaração mais surpreendente que Jesus fez, porque ELE ESTÁ DIZENDO CLARAMENTE QUE A MORTE PARA O CRENTE DEIXARÁ DE EXISTIR. Será apenas a continuação da vida na presença de Deus.

Isso é o que Paulo queria dizer quando disse que morrer, para ele, “é lucro”.

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. (Filipenses 1:21).

Morrer para um cristão é, segundo Paulo,

“Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor”. (Filipenses 1:23).

Morrer, para um cristão, é bem-aventurança. É descansar das suas fadigas.

Lembremo-nos das palavras do apóstolo Paulo, em I Coríntios 15:51-54

51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados,

52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.

53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

54 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: TRAGADA FOI A MORTE NA VITÓRIA. (1 Coríntios 15.51-54).



Nenhum comentário:

Postar um comentário