QUEM VAI GANHAR?

QUEM VAI GANHAR?
1 Coríntios 9.24-27

Introdução

-Não sabemos ao certo, mas quem sabe a competição do dia a dia tenha inspirado essa idéia das pessoas competirem entre si por resultados.

-Quase sempre competidores estão buscando um lugar no pódio.

Quando assistimos a um jogo, aquilo que mais queremos saber é quem vai ganhar. E queremos que seja o nosso time! Ou então, quando não é um confronto direto, torcemos contra o nosso time adversário.

VAMOS ABRIR A BÍBLIA - Leia o texto de 1 Co 9.24-27.

24 Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.

25 Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.

26 Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.

27 Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.

A cidade de Corinto era um lugar que só perdia para Grécia em sua importância nos esportes.

A arquitetura e arte destas cidades tornam evidentes a paixão desses povos pelo Esporte.

É por esta razão que Paulo usa isso para falar da vida cristã. Paulo era um apreciador dos esportes, porque não foram poucas as vezes que ele fez referência a eles para falar da vida em Cristo. Então, a partir deste texto, descobrimos quem é que vai ganhar:

1. Ganha quem corre com um alvo

Paulo diz: “não corro como quem corre sem alvo”. Ele sabia que quem corresse nas competições sem um objetivo, poderia até chegar a algum lugar. Mas não seria um vitorioso.

Ditado Popular: Se você não sabe aonde vai, qualquer caminho serve.

É por isso que na vida cristã deve haver um foco, um alvo. Paulo também diz em outro lugar: 

“"...prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus..."  Fp 3.14. 

O nosso alvo é o prêmio que está em Cristo Jesus. O nosso alvo é agradar a Deus, fazendo dele o nosso salvador e Senhor. O nosso alvo é ser iguais a Cristo.

 2. Ganha quem luta contra o inimigo

Paulo diz: “não luto como quem esmurra o ar”.  Os lutadores também lutavam nos estádios. Os seus socos tinham que atingir o oponente. Não podiam lutar como que esmurrando o ar. Esmurrar o ar era só no treinamento. Na hora da luta o inimigo tinha que ser conhecido e definido, senão a luta estava perdida. Na vida cristã é a mesma coisa. Não estamos em treinamento. Agora é pra valer! 

E contra quem lutamos?

- Muitas vezes contra nós mesmos. Precisamos lutar conosco mesmo para uma mudança de atitude. A atitude diante da adversidade é muito importante.

“As Coisas são para nós não apenas o que elas são – elas são o que achamos que elas são. Isso quer dizer que a nossa atitude para com as coisas é provavelmente mais importante, afinal de contas, do que as próprias coisas em si mesmas” (TOZER. A. W. Este mundo: Lugar de Lazer ou campo de batalha? Pg. 7).

- Batalha espiritual - “...pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais" (Ef 6.12).

“As Pessoas não mais pensam no mundo como sendo um campo de batalha, mas como um lugar de lazer. Não estaríamos aqui para lutar; estaríamos aqui para brincar”. (TOZER. A. W. Este mundo: Lugar de Lazer ou campo de batalha? Pg. 9).

- Batalhar pela Fé - “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo”. (Judas 1:3-4).

3. Ganha aquele cujo o Espírito domina sobre a carne.

O que será que Paulo quis dizer com “esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo”?

Ele é masoquista? Ele se autoflagelava? Obviamente que não. Ele está falando sobre a disciplina do espírito sobre a carne.

O Espírito X Carne – Há uma luta sendo travada, e não alcançaremos a paz tão almejada enquanto não travarmos com êxito essa batalha.
   
Em seu Clássico devocional Imitação de Cristo, Thomás de Kempis diz o seguinte:

“Não devemos buscar uma paz livre de tentações nem uma vida sem adversidades.  Não é fugindo das tentações que encontraremos paz, mas sendo provados por elas. Encontraremos a paz depois que tivermos sido tentados e passarmos pela prova”. (pg. 185).

Veja o que o apóstolo Paulo diz em outra carta.

"Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja".  (Rm 8.5).

É assim que você vencerá.

4. Ganha quem alcançar o prêmio conquistado por Jesus na cruz.

“...nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre”. (1 Cor 9.25).

É importante lembrar que nada do que fizermos nos fará merecedores do prêmio.

Paulo compara o prêmio que os atletas da sua época levavam para casa. Era uma coroa vegetal, de louros, que murchava e se desfazia.

Mas a cora que alguém alcança é Cristo é incorruptível! (v.25).  O autor de Hebreus, também faz menção de um estádio lotado de testemunhas de uma corrida. Ele diz:

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.” (Hb 12.1-3).

Os corredores tinham que se livrar de todo peso para correr em direção à meta. No caso do cristão, Jesus já alcançou a meta e já ganhou esse prêmio por nós, de forma que nós não o merecemos, mas apenas o recebemos pela graça de Deus.

-Bem aventurado o homem que suporta provação, porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1,12.

“...guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. (Apocalipse 3:11).

Conclusão

Quem vai ganhar?

No cinema, quando alguém ganha o prêmio, o apresentador diz: O Oscar vai para....
Na Bíblia – O Livro da Vida.

“E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”. (Apocalipse 21:27).

Aquele que colocar os olhos em Cristo.

Aquele que não corre segundo suas próprias forças.

Aquele que não depende da carne, mas do Espírito.

Aquele que imita o seu Senhor, Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Que você seja “mais que vencedor”. 

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm 8.37).

Somos mais que vencedores em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário