A NOTÍCIA MAIS PODEROSA DO MUNDO

A NOTÍCIA MAIS PODEROSA DO MUNDO.

Há momentos em que ... somos chamados a amar, sem esperar nada em troca. Às vezes, somos chamados para dar dinheiro às pessoas que nunca nos dirão obrigado, a perdoar aqueles que não vão nos perdoar, a chegar cedo e sair tarde quando ninguém percebe.

Serviço motivado pela responsabilidade. Este é o chamado do discipulado.

Maria Madalena e Maria sabiam qual tarefa deveria ser feita: o corpo de Jesus precisava ser preparado na sua sepultura. Pedro não se ofereceu para fazer isso. André também não foi voluntário. ... Então, as duas Marias decidem fazê-lo.

Maria Madalena e Maria pensavam que estavam sozinhas. Porém não estavam. Achavam que sua jornada era secreta. Mas estavam erradas. Deus sabia. Ele estava vendo as duas mulheres subindo a montanha. Estava medindo seus passos. Estava sorrindo diante do desejo de seus corações e feliz por sua devoção. Ele tinha uma surpresa esperando por elas.  (Max Lucado - "Ele Ainda Remove Pedras", Editora CPAD, 2003).

Texto Bíblico:

“1. E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
 2. E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.
 3. E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve.
 4. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos.
 5. Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.
 6. ELE NÃO ESTÁ AQUI, PORQUE JÁ RESSUSCITOU, COMO HAVIA DITO. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia”.  (Mateus 28.1-6).

INTRODUÇÃO

As melhores notícias do mundo vieram de um túmulo vazio.

A túmulo vazio de Cristo é o berço da igreja.

Se a morte tivesse triunfado sobre Jesus, estaríamos desprovidos de esperança.

A ressurreição de Cristo é a pedra de esquina da nossa fé, o alicerce da nossa esperança, a garantia absoluta de que caminhamos para um glorioso amanhecer e não para um ocaso tenebroso.

A morte não tem mais a última palavra. Seu aguilhão foi arrancado e porque Cristo vive, podemos crer no amanhã. 

“54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. “ 55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?  56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.  57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Coríntios 15. 54-57).

Destacaremos três realidades benditas sobre a ressurreição de Cristo.

1. A RESSURREIÇÃO DE CRISTO É UM FATO CONSUMADO.

“Ele não está aqui, porque já ressuscitou” (Mt. 28.6)

Cristo ressuscitou e apareceu a Pedro, aos doze apóstolos, a mais de quinhentas pessoas de uma só vez, a Tiago e a Paulo. Várias testemunhas oculares presenciaram Jesus com um corpo de glória.

Sua ressurreição não foi uma surpresa, mas uma profecia.

“ELE NÃO ESTÁ AQUI, PORQUE JÁ RESSUSCITOU, COMO HAVIA DITO”.

Tanto o Antigo como o Novo Testamento anunciaram sua bendita realidade.

Daniel 12:1-2 ARA – “Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro. 2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno”.

Isaías 26.19- “Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos”.

Jesus proclamou sua ressurreição com clareza antes de ser entregue nas mãos dos pecadores. A ressurreição de Cristo abalou o inferno, fez estremecer os inimigos e perturba ainda hoje os céticos.
Muitas foram as tentativas para negar esse fato.

-Há aqueles que negam que Jesus tenha de fato morrido.

-Outros dizem que os discípulos roubaram o seu corpo.

-Outros afirmam que as mulheres foram ao túmulo errado no primeiro dia da semana.

Mas, a ressurreição não é um embuste, mas uma verdade absoluta e incontestável. Se Cristo não ressuscitou, ele seria um lunático e não o Filho de Deus. Se Cristo não ressuscitou, um engano salvou o mundo. Se Cristo não ressuscitou, os mártires que verteram seu sangue morreram por uma causa tola. Se Cristo não ressuscitou, então, nós somos os mais infelizes de todos os homens.

O Senhor Jesus sempre procurou mostrar através de seu ministério, o seu poder sobre a vida e a morte. As pessoas que Jesus Cristo ressuscitou, eram na verdade o prenúncio de sua própria ressurreição e uma demonstração clara do amor de Deus pela humanidade. 

Quando Jesus foi a uma cidade chamada Naim, com ele também foram os seus discípulos e uma grande multidão. Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva; e uma grande multidão da cidade estava com ela.

Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: “Não chore”. Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: “Jovem, eu lhe digo, levante-se!”

O Jovem (o morto) sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. “Um grande profeta se levantou entre nós”, diziam eles. “Deus interveio em favor do seu povo.” Essas notícias sobre Jesus espalharam-se por toda a Judéia e regiões circunvizinhas. (Lucas 7:11-17).

Os pranteadores não o fizeram parar. Nem a grande multidão, ou sequer o corpo do homem morto numa padiola. Foi a mulher — o olhar no rosto dela e a vermelhidão dos olhos. Ele soube imediatamente o que estava acontecendo. O filho dela é que estava sendo levado, seu único filho. E se há alguém que conhece a dor que vem da perda de um filho único, esse alguém é Deus.

Ele então agiu. "Não chores" disse à mãe. "Levanta-te" ordenou ao jovem. O morto falou, o diabo fugiu, e o povo foi lembrado desta verdade: “Para os que conhecem o Autor da Vida, a morte não é mais que uma ilusão de Satanás”.  (Max Lucado, do livro "Deus Chegou Mais Perto).

2. A RESSURREIÇÃO DE CRISTO É UMA VERDADE QUE TRANSFORMA.

“Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia”.  (Mateus 28.1-6).

Aquele túmulo vazio, tem hoje o poder de preencher o vazio existente na vida de milhares de pessoas. A ressurreição de Cristo produziu um profundo impacto na vida dos discípulos. Eles estavam trancados de medo por causa da fúria dos judeus, mas quando a porta o túmulo foi aberta, eles foram LIBERTOS do seu medo. Então, eles se dispuseram a ser presos, açoitados e mortos por causa dessa convicção. O poder da ressurreição inundou o coração deles de santa convicção e eles saíram a pregar, no poder do Espírito, a mensagem do Cristo ressurreto.

Essa mensagem como rastilho de pólvora espalhou-se por todo o mundo. Corações endurecidos foram quebrados. Barreiras de incredulidade foram derrubadas. O império das trevas foi saqueado e uma multidão de pessoas foram salvas e, transportadas para o Reino da luz. Ainda hoje, a mensagem da ressurreição transforma vidas, restaura famílias e nos dá razão para cantar mesmo em face da morte.

Bem que tentaram colocar uma “pedra” sobre esse assunto, contudo não conseguiram.

“E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela”. (Mt 28.2)

Por que o anjo removeu a pedra (Mt 28:2-4)? Para quem ele tirou aquela pedra do lugar?

Para Jesus? Foi isso que eu sempre pensei. Sempre achei que o anjo tinha removido a pedra para que Jesus pudesse sair. Mas pense um pouquinho sobre isso. Será que a pedra realmente precisava ser removida para que Jesus saísse? Deus precisava de alguma ajuda naquele momento? Seria o Conquistador da morte tão fraco que não fosse capaz de empurrar uma pedra? ("Ei, alguém aí fora poderia empurrar a pedra para eu sair?")

Acho que não. O texto nos dá a impressão de que Jesus já estava fora do túmulo quando a pedra foi removida! Em nenhum lugar dos evangelhos lemos que o anjo removeu a pedra para Jesus. Para quem, então, a pedra foi removida?

Ouça o que o anjo diz: "Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia" (v. 6).

A pedra foi removida, não para Jesus, mas para as duas mulheres; não para que Jesus pudesse sair, mas para que as mulheres pudessem olhar para dentro!

Maria Madalena olha para Maria, e esta tinha no rosto o mesmo sorriso que esboçou quando o pão e o peixe estavam saindo do cesto. A antiga paixão estava de volta. De repente, não havia nenhum problema em sonhar de novo.

"Ide, pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dos mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis" (Mt. 28. v. 7).

“Maria Madalena e Maria não precisaram ouvir aquilo outra vez. Elas se viraram e começaram a correr para Jerusalém. A escuridão se fora. O sol estava brilhando”.   (Max Lucado - "Ele Ainda Remove Pedras", Editora CPAD, 2003).

O vale da sombra e da morte estava perdendo o seu poder. A escuridão se foi e o sol voltava a brilhar na vida dos que se dispuseram a crer em Cristo.

Conheço uma história interessante sobre a vida de Donald Grey Barnhouse. Era um dia de funeral, e ele estava dirigindo com seus filhos até o velório da mãe deles. Num cruzamento da estrada um enorme caminhão passou pela frente deles, temporariamente projetando uma grande sombra sobre o carro em que estavam. Donald perguntou aos filhos, "Vocês preferiam que a sombra do caminhão ou o próprio caminhão passasse por cima de vocês?"

 "É claro que a sombra," eles responderam.

 "É isso que aconteceu conosco," falou Donald Barnhouse. "O falecimento de mamãe é apenas a sombra da morte. O pecador perdido é atropelado pelo próprio caminhão."

3. A RESSURREIÇÃO DE CRISTO É A NOSSA ESPERANÇA GLORIOSA.

“1. E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana...”

Dou graças a Deus quando chega o domingo. De forma muito especial o domingo da ressurreição. A ressurreição de Cristo é a garantia da nossa ressurreição. Ele levantou-se dos mortos como primícias de todos aqueles que um dia ouvirão de seus túmulos a voz de Deus e sairão.

Paulo afirma que se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação e vã a nossa fé. Se Cristo não ressuscitou ainda permanecemos nos nossos pecados e os que dormiram em Cristo pereceram.

Se Cristo não ressuscitou somos falsas testemunhas de Deus e nossa esperança está fadada ao fracasso total. Mas, de fato Cristo ressuscitou como o primeiro da fila. A ele seguiremos.

No último dia, quando a trombeta de Deus ressoar e quando se ouvir a voz do arcanjo, o Senhor Jesus descerá dos céus e os mortos sairão de seus túmulos. Teremos, então, um corpo incorruptível, poderoso, glorioso, espiritual e celestial, semelhante ao corpo da sua glória.

Essa esperança não é algo vago, mas uma convicção gloriosa. Nosso corpo surrado pela doença, debilitado pelo peso dos anos, timbrado por fraquezas e deficiências se revestirá de uma beleza indescritível, de uma perfeição indizível e de uma glória inefável.

Um fator interessante sobre a ressurreição de Jesus Cristo, e que após sua ressurreição, os discípulos puderam identificar a Cristo através de suas marcas na Cruz. Porque as marcas permaneceram?

Se Deus ressuscitou Jesus da morte, por que Ele não restaurou seu corpo? Por que se manteve as feridas? Por que a marca dos pregos que dava para sentir com as mãos? Será que a palavra do Evangelho está dizendo a nós na nossa espera: "Você não verá a Jesus até enxergar suas feridas"? De alguma forma ou outra, precisamos entender que o Cristo ressuscitado é sempre o Cristo ferido.

Livre da morte, mas, marcado para eternidade. Os surdos tem um sinal para Jesus. O dedo do meio
de cada mão é colocado no centro da palma da outra mão. Jesus, eles sinalizam, é aquele com as mãos feridas. E quando eles tocam aquele lugar, eles lembram. Eles escutam o nome dEle na sua própria pele.  (Por John Vannorsdall). (Copyright© Illustration Research Services 1931 W. Wilson Street, Suite 233 - Batavia, IL.60510).

CONCLUSÃO

Se um domingo de Páscoa pode dizer alguma coisa para cada um de nós, é que Jesus estará sempre conosco.

“...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:20).

As pirâmides do Egito são famosas porque abrigaram os corpos mumificados dos antigos faraós do Egito.

A Catedral de Westminster em Londres é reverenciada porque lá jazem os corpos da nobreza e de Britânicos famosos.

O mausoléu de Maomé é notável pelo caixão de pedra e os ossos que contém.

O cemitério de Arlington em Washington nos EUA é venerado como o lugar de descanso de muitos Americanos famosos.

Mas, o sepulcro de Jesus é famoso, justamente porque está vazio:

“ELE NÃO ESTÁ AQUI, PORQUE JÁ RESSUSCITOU, COMO HAVIA DITO. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia”.  (Mateus 28.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário