RESGATANDO MINHA IDENTIDADE

RESGATANDO MINHA IDENTIDADE

“Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”. (Ex 3.14).

Estamos diante de um Deus de autoridade. Um Deus que nunca escondeu quem Ele é!

Um Deus que se revelou a seu povo, ao invés de ficar escondido em uma moita, fugindo ou brincando de esconde e esconde com o povo!

Deus criou a terra e tudo o que nela existe, e depois de ter feito tudo criou o homem. Mas o homem em determinado momento decidiu fazer aquilo que desagradou o coração de Deus. A partir deste momento ele perdeu sua identidade. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, sem pecado com planos e propósitos para viver, mas por meio da sua decisão, escolheu o que Deus havia proibido.

O PECADO FAZ COM QUE EU PERCA MINHA IDENTIDADE


Adão sabia quem ele era em Deus, mais a partir do pecado, começou a se esconder e fugir.

É isso que acontece conosco. Quando pecamos começamos a tentar esconder quem somos.

•Sorriso falso;

•Alegria falsa;

•Felicidade de banco de imagens.

Quero que com essa introdução, que você compreenda quem você é em Deus, que você tem uma identidade firmada em Deus, que enviou seu Filho Jesus Cristo para resgatar toda identidade que havia se perdido com o pecado de Adão e Eva.

Vamos dividir essa mensagem em duas partes:


1º PARTE:   Quando eu perco minha identidade?

1 – NAS CONVERSAS COM SATANÁS.  Gn 3.1-4

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: “Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim”? Respondeu a mulher à serpente: Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: “Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão“. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrerão!

Se você ficar conversando com satanás, vai acabar se complicando!

Eva até tenta argumentar com os seus princípios, mais em pouco tempo os princípios vão embora e ela prefere a sugestão da serpente!

QUANDO DOU OUVIDOS A SATANÁS, EU TROCO OS MEUS PRINCÍPIOS PELOS DELE

A sugestão dele é sempre uma furada! A sugestão dele vai fazer você se perder por completo!

COLOQUE UM FILTRO NO SEU OUVIDO

Lembre-se: AS ROUPAS DE SATANÁS NÃO TÊM O SEU NÚMERO!

Quando eu perco minha identidade?


2 – EM CONVERSAS QUE ME INDUZEM AO PECADO. Gn 3.17

“E ao homem declarou: Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse...”

Muitas vezes por causa das pessoas, nós esquecemos quem nós verdadeiramente somos!

A lista de pessoas que nos influenciam:

•Pais;

•Amigos;

•Parentes;

•Vizinhos;

•Conhecidos;

•Namora (o)/Esposo(a)

Quem você está escutando?

A PESSOA QUE SEGUE A TRILHA DE OUTRAS, NUNCA DEIXA SUAS PRÓPRIAS PEGADAS

Alguns exemplos:

•Meus amigos vão para balada;

•Meus amigos usam drogas;

•Namorada(o) quer transar;

•Meus amigos não respeitam os pais;

•Meus pais se separaram, eu também posso separar;

•O comportamento das pessoas no trabalho com falta de honra com o chefe;

•As más influências de amizades.

E ai... Você vai esquecer seus princípios por conta da influência das pessoas? Que legado você está deixando? O de alguém que diz sim para tudo?

NÃO É PORQUE É MODA, TODO MUNDO USA, QUE VOCÊ TEM QUE USAR! TENHA O SEU ESTILO PRÓPRIO!

Quando eu perco minha identidade?


3 – QUANDO EU OUÇO MEU ENGANOSO CORAÇÃO. Gn 3.6

“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o...”

Aquela velha conversa: Ah! Eu acho que é bom!

Acha nada...  Vai acabar como Eva acabou!

Existem algumas coisas que não servem para você mais!

NÃO SEJA ESCRAVO DAS SUAS EMOÇÕES

Muitas vezes estamos lutando por uma causa que é o grito do nosso coração.

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Jeremias 17.9

A palavra original para enganoso neste texto é a palavra hebraica: aqob: traiçoeiro, astucioso, atacar o calcanhar, burlar.

E aí, quer contar com a ajuda do seu coração?

NEM TUDO QUE É BONITO AOS SEUS OLHOS, É BONITO AOS OLHOS DE DEUS!


2º PARTE:   Como resgatar a minha identidade em Deus?

1 – TIRE AS SUAS MÁSCARAS

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”  Jeremias 29.11

Deus diz que conhece os planos que tem para você. Os planos de Deus para nós são os melhores, maiores, não há nada semelhante ao que Deus tem para nós. Para que ficar andando com máscaras, fingindo ser alguém que eu não sou?

A VIDA NÃO É UMA FESTA A FANTASIA.

As pessoas precisam saber de verdade quem você é. Elas querem reconhecer você e sua identidade em todos os momentos de sua vida.

Conta-se que uma mulher certo dia perguntou para a morte:

- Morte, quantos anos eu ainda vou viver, quando tempo você levará para me buscar?
E a morte disse:
- Você ainda vai viver uns 20 anos, pois esse é o tempo previsto para que eu venha te buscar.
Ela então decidiu fazer inúmeras cirurgias, dos pés a cabeça ela foi transformada. Depois que passou por todo o processo de reformulação cirúrgica e plástica, andando em uma rua foi atropelada e morreu.

Quando ainda estava sendo posicionada na fila pela morte ela perguntou:
- Morte, você não me disse que eu ainda viveria uns 20 anos, mas por que então eu já morri?
E Morte disse:
- Você estava tão diferente que eu nem te reconheci!

Brincadeiras à parte, Deus te conhece como você é perfeitamente! Com os seus erros, defeitos, suas virtudes e qualidades, seus sonhos, planos, enfim... FOI ELE QUEM TE CRIOU!

A partir de hoje aceite quem você é! Reconheça sua identidade em Deus.

Não fique vivendo segundo o padrão de satanás, do mundo e muito menos o das pessoas.

O padrão de Deus é muito mais elevado em relação a esses padrões.

Aonde você vai chegar?

“QUANDO VOCÊ TENTA SER PARECIDO COM ALGUMA OUTRA PESSOA, A MELHOR POSIÇÃO QUE ALCANÇA É O SEGUNDO LUGAR”. (John Mason).

"O Evangelho nos torna pessoas mais humanas, menos religiosas e cada vez mais autênticas"             Harry Érick

Infelizmente existem pessoas que não são Nada Originais, são os Verdadeiros Xerox sem autenticação!!!!

Lembre-se que igual a você não tem ninguém! As pessoas tentam ser igual os outros.

“A COISA MAIS DIFÍCIL É TENTAR SER QUEM VOCÊ NÃO É, A MAIS FÁCIL É SER VOCÊ!”.  John Mason

Livre-se do peso que é tentar carregar e conviver com uma imagem que você não é.

Para resgatar a minha identidade em Deus:


2 – LEMBRE-SE QUEM VOCÊ É NELE.

O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.     (Romanos 8.16).

Uma das piores coisas que Adão e Eva fizeram foi esquecer tudo o que eles eram em Deus!

QUANDO SABEMOS QUEM SOMOS EM DEUS, NÃO ABRIMOS MÃO DISSO POR NADA.

SE EU NÃO SOU O QUE DEUS PENSA A MEU RESPEITO, EU NÃO VIVO O QUE ELE TEM A MEU RESPEITO.

Você pode entender hoje de uma vez por todas quem você é em Cristo. Quero lhe mostrar uma pequena lista daquilo que Deus diz que você é:

•Eu sou filho de Deus (Rm 8.16)

•Nova criatura (1 Pe 1.23)

•Crucificado com Cristo (Rom 6.6-8)

•Reconciliado (Rm 5.10)

•Sou livre de condenação (Rm 8.1)

•Sou amado (Jo 3.16)

•Perfeito em Deus (Cl 2.10)

•Perdoado (Cl 1.13-14)

•Salvo para sempre (Ef 2.8)

•Vencedor (Rm 8.37)

•Morto para o pecado (Rm 6.11)

•Escolhido (Jo 15.16)

•Livre (Gl 4.7)

•Filho de Deus (Rm 8.14)

Essas são as qualidades daqueles que se entregaram a Jesus Cristo e confessaram com a sua boca que ele é o seu único e suficiente Salvador!

Além de tudo isso que você é, existe a lista do que você tem em Cristo:

•Vida Eterna

•O Espírito Santo

•Esperança

•A mente de Cristo

•As promessas de Deus

•O nome escrito no livro da vida

•Uma morada nos céus

•Uma vida perfeita em Jesus

Todos os dias quando você acorda, Deus te vê assim! E aí, quer dormir hoje também enxergando isso em você?

Para resgatar a minha identidade em Deus:


3 – ACEITE TODOS OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA A SUA VIDA.

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. 2 Timóteo 4.7-8

Qual será a frase final da sua vida?

Como lembrarão de você?

Alguém sem identidade? Que viveu para si? Que não fez nada relevante?

NÃO! O meu desejo é que você seja alguém que fará muitas coisas para Deus!

PARA UMA NOTA FALSA SER FEITA, PRECISA DA REFERÊNCIA DA VERDADEIRA.

Hoje acredito que você entendeu o que Deus deseja sobre sua identidade em Deus.

Se você está entendendo um pouco mais a respeito da sua identidade em Deus, ainda falta algo. VOCÊ TEM DONS E TALENTOS PARA CUMPRIR UM PROPÓSITO!

Hoje é a hora do arrependimento em tentar fugir do seu chamado, ou até mesmo de tentar ser quem Deus não quer que você seja!

Deus lhe criou:

•Para você adorá-lo;

•Para você ter comunhão com as pessoas;

•Para você servi-lo com os seus dons e talentos;

•Para você crescer no relacionamento com Ele;

•Para você contagiar pessoas com o Seu amor.

Conclusão

Deus está resgatando a sua identidade. Você é alguém muito especial, maior do que imagina. Pode fazer coisas muito grandes, mas para isso precisa daquele que é o MAIOR dentro de você. E o nome dele é Jesus Cristo!

Com Jesus nossa visão muda, nossa perspectiva muda, nosso foco muda, tudo muda!

“Nunca ninguém se tornou grande por imitar: imitar é limitar! Não seja a cópia de outra coisa. Deixe a sua própria marca. Ouse ser quem você é!”. (John Mason).

JÁ NÃO SOU EU QUEM VIVE! É CRISTO QUE VIVE EM MIM!

2 comentários: