O CASAMENTO É UMA OBRA DIVINA

O CASAMENTO É UMA OBRA DIVINA.

Já ouviram a expressão: Isso é uma obra de arte?

Pois é! É assim que ouço meu coração falar quando penso no casamento.

O Casamento é uma Obra Divina!

Foi Deus quem instituiu o casamento e estabeleceu princípios para regê-lo. O casamento é um mistério. Nem mesmo as mentes mais brilhantes conseguem compreendê-lo plenamente.

A felicidade no casamento só é alcançada através de muito esforço e constante renúncia, muito investimento e pouca cobrança, muito elogio e cautelosas críticas.

Muitos casamentos adoecem e morrem, porque em vez dos cônjuges serem governados pela verdade, acabam sendo enganados por mentiras. Pr Hernandes Lopes em um de seus estudos aplica de forma brilhante algumas dessas mentiras que acreditamos sobre o casamento.

Vejamos algumas delas:

1)    Eu encontrei a pessoa perfeita para me casar.

Essa pessoa não existe. Não viemos de uma família perfeita, não somos uma pessoa perfeita e nem encontraremos uma pessoa perfeita. Além disso, essa ideia já parte de um pressuposto errado, pois é uma afirmação tácita de que já somos uma pessoa perfeita e que o nosso cônjuge é quem precisa se adequar a nós. Esse narcisismo é erro gritante. Produz uma auto-avaliação falsa e inevitavelmente deságua numa relação conjugal doentia.

2)    Meu cônjuge me ama nunca sentir-se-á atraído(a) por outra pessoa.



Há muitas pessoas que depois do casamento descuidam-se de sua performance. Abandonam sua aparência, seus elogios, carinhos e etc... Esquecem-se de que o amor precisa ser constantemente regado e o relacionamento constantemente cultivado.

É sabido que os homens são atraídos por aquilo que veem e as mulheres por aquilo que ouvem. Sendo assim, as mulheres precisam ser mais cuidadosas com sua aparência física e os homens mais atentos às suas palavras.

A mulher precisa cativar constantemente seu marido e o marido precisa conquistar continuamente sua mulher.

Qualquer descuido nessa área pode ser fatal para a felicidade e estabilidade do casamento.

3)    Se meu cônjuge casou-se comigo não deve esperar que eu mude.



A indisposição para mudança é um perigo enorme para a felicidade conjugal. Não somos um produto acabado. Estamos em constante transformação. Somos desafiados todos os dias a despojar-nos de coisas inconvenientes e a agregarmos valores importantes à nossa vida.


A acomodação no casamento é um retrocesso, pois num mundo em movimento, ficar parado é dar marcha ré. A vida cristã é uma corrida rumo ao alvo. Nosso modelo é Cristo e todos os dias precisamos ser mais parecidos com Jesus. Para isso, precisamos abandonar atitudes pecaminosas e adotar posturas piedosas.

4)    Se meu cônjuge me ama, não vai ficar aborrecido com meu jeito possessivo.


Ninguém é feliz no casamento perdendo sua individualidade. Ninguém sente-se confortável sendo sufocado. Ninguém tem prazer em viver no cabresto, sendo vigiado a todo tempo.

O ciúme é uma doença.

Uma doença que se diagnostica por três sintomas:

- uma pessoa ciumenta vê o que não existe,
- aumenta o que existe e
- procura o que não quer achar.

Embora marido e mulher devam respeito e fidelidade um ao outro, não podem viver sendo monitorados o tempo todo. Casamento pressupõe confiança.

A insegurança produz a possessividade e a mesma gera o controle e este por sua vez estrangula a relação.

5)    Se meu cônjuge me ama, nunca vai discordar de mim.


O casamento não é a união de dois iguais. Homem e mulher são dois universos distintos. A ideia de almas gêmeas é absolutamente equivocada. O impressionante do casamento é que, sendo tão diferentes, homem e mulher são unidos numa aliança indissolúvel, para se tornarem uma só carne. As diferenças existem, entretanto, não para destruir o relacionamento, mas para enriquecê-lo; não para separar o casal, mas para complementar a relação conjugal.

Conclusão.

O que faz do Casamento uma Obra Divina?

A parte divina do casamento surge, quando o que é divino tem parte no casamento:

1)    TENHAM TEMOR DE DEUS.

Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. (Efésios 5:21).

2)    EXERCITEM SUA SUBMISSÃO A CRISTO.


“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo”. (Efésios 5.22-23)

3)    EXERÇAM SEU AMOR EM CRISTO

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”.  (Efésios 5.25).

“Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”. (Efésios 5.28).

Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. (Efésios 5.33).

O Casamento será uma obra divina, quando o casal permitir que seu relacionamento seja moldado pelas mãos do criador.

"não ouviram, que Aquele que os fez no começo os fez homem e mulher e disse, por isto deixará o homem o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher: e eles não serão mais dois, mas uma só carne. Aquilo que Deus uniu não o separe o homem".

Percebeu a frase "Deus uniu"?

O Casamento é uma Obra Divina!

A VIRTUDE TEM SEU VALOR

 A VIRTUDE TEM SEU VALOR.

“Mulher VIRTUOSA quem a achará? O seu VALOR muito excede ao de rubis”. (Provérbios 31:10).

Uma coisa especial na vida é encontrar alguém que tem virtudes.

A virtude é uma qualidade moral particular. É uma disposição a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.

Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.
A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito.

Para algumas pessoas ser virtuoso é uma coisa habitual. Ser virtuoso é ser também astucioso. Ser virtuoso pode significar ser ético. Acreditamos que ter ética e ser virtuoso é buscar se aperfeiçoar através do conhecimento. As ações do homem que tem conhecimento se tornam virtuosas.

Quando há ausência de virtudes os valores podem se inverter. Atualmente, admiram-se as pessoas que ganham muito dinheiro, as grandes estrelas da televisão ou da música, os grandes esportistas. As habilidades físicas, desportivas ou intelectuais, certamente, são dons que tem que ser desenvolvidos com esforço, mas que por si mesmos, não nos convertem em pessoas melhores, mas apenas em melhores pianistas, esportistas ou matemáticos. Tornam melhor o que fazemos e não necessariamente quem somos.

Os VALORES são bens que a inteligência do homem conhece e aceita como algo bom para ele como pessoa.

As VIRTUDES são ações, que nascem do coração e estão orientadas diretamente a um bem espiritual. Estas fazem crescer a pessoa humana, levando-a para mais perto da imagem de Deus.

Se deseja alcançar algo realmente de valor, procure por virtudes.

A Bíblia nos conta a parábola de uma mulher que perdeu algo de valor.

“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?  E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.  Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. (Lucas 15:8-10).

Essa mulher nos mostra com clareza que conhecia bem os valores que possuía. Eram dez no total. Ela sentiu falta de um valor. Como resgatar esse valor perdido?

Nossa tese é que será preciso virtude. “Mulher VIRTUOSA quem a achará?”.

Há muitas virtudes nessa mulher, que a fizeram resgatar o seu valor perdido: Dissipar as trevas com o uso da luz, varrer a sujeira, ser diligente na procura e determinada até encontrar.

Para quem se dizia ter perdido um valor, essa mulher tornou evidente ter ainda muitos outros.

No caso dessa história o seu valor foi encontrado, quando quem procurava se utilizou das virtudes de grande valor.

Quem sabe é esse o grande recado para cada um de nós no dia de hoje: O seu VALOR talvez muito exceda ao de rubis, ele somente precisa ser procurado e encontrado por você.

Quer encontrar seu valor perdido? Deixe fluir as virtudes que Deus planejou para você.

Do coração do pastor, para o seu coração.

TUDO QUANTO TEM FÔLEGO LOUVE AO SENHOR

1 “Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.2  Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
3  Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
4  Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
5 Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
6  Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor”. (Salmos 150.1-6). ACF

1)    LOUVAI AO SENHOR.

A primeira parte do Salmo começa com a expressão: Louvai ao Senhor.

Nada parece ser mais disputado dentro da Religião do que o Louvor.

Queremos mais o louvor do que realmente Louvar.

O primeiro e grande desafio de Cristo na sua Tentação foi:
- Tudo isso te darei se prostrado me ADORARES.

Aceite hoje o desafio do Salmista de LOUVAR AO SENHOR.


a)    LOUVAI AO SENHOR PORQUE ELE É BOM.
“Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre”. (Salmos 136.1).

O louvor é uma oferta espiritual. A Bíblia diz em

Hebreus 13.15 “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.”

Louvar significa agradecer a Deus pelas suas muitas dádivas. A Bíblia diz em

Salmos 103.2 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.”

Há tanto sobre louvor a Deus no Antigo Testamento que é difícil decidir por onde começar. A primeira ocorrência da palavra “louvor”está em Gênesis 29:35, no nascimento de Judá, da tribo onde o Senhor veio. Ali podemos ler:

    Gênesis 29.35
“E concebeu[Lia] outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao SENHOR. Por isso chamou-o Judá”.

Daí em diante, há mais 260 ocorrências da palavra “louvor”.

É possível perceber pela Bíblia que toda a criação louva o seu criador. Toda a criação é como uma sinfonia louvando a Deus pelo que Ele faz por nós.

A Bíblia diz em Salmos 148

“Louvai ao Senhor! Louvai ao Senhor desde o céu, louvai-o nas alturas! Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes! Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes! Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus! Louvem eles o nome do Senhor; pois ele deu ordem, e logo foram criados. Também ele os estabeleceu para todo sempre; e lhes fixou um limite que nenhum deles ultrapassará. Louvai ao Senhor desde a terra, vós, monstros marinhos e todos os abismos; fogo e saraiva, neve e vapor; vento tempestuoso que excuta a sua palavra; montes e todos os outeiros; árvores frutíferas e todos os cedros; feras e todo o gado; répteis e aves voadoras; reis da terra e todos os povos; príncipes e todos os juízes da terra; mancebos e donzelas; velhos e crianças! Louvem eles o nome do Senhor, pois só o seu nome é excelso; a sua glória é acima da terra e do céu. Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor!”

O homem e os anjos, o sol e a lua, a terra e as estrelas, toda a criação, louva ao Senhor. “Pois Ele ordenou e eles foram criados”. Nenhum de nós estaria aqui hoje se Deus não tivesse ordenado isso. Vemos a criação, o sol e a lua, as estrelas e a natureza, porque Deus ordenou e eles foram criados. Sim, iremos declarar o Seu louvor! Sim, vamos louvar ao nosso Criador!

Somente a Deus devemos dar louvor e adoração.

“Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” (Mateus 04:10)

Não adore nada do que foi criado, Adore a Deus o Criador.

“Que não levantes os teus olhos ao céus e vejas o Sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus e sejas impelido a que te inclines perante eles...” Deuteronômio 4.19.

DEUS É DIGNO DE TODO O LOUVOR.

Somente Deus é digno de louvor e adoração

“E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” (Apocalipse 22.08-09).

2)    LOUVAI CONFORME A EXCELÊNCIA DE SUA GRANDEZA.

“Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza”. (Sl 150.2).

Já parou para pensar na GRANDEZA E NA EXCELÊNCIA DE DEUS?

EU SOU PEQUENO PORÉM MEU DEUS É GRANDE.

Deus em sua infinita Grandeza e em seus atos de poder estabeleceu uma relação com os seus filhos, que está para além da individualidade de cada um.

O que estou dizendo é melhor percebido na Coletividade (ajuntamento) e na diversidade da Igreja.

“Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos”. (1 Coríntios 12:14).

“Se o pé dissesse: Eu não sou a mão; por isso, não sou do corpo, acaso deixaria ele de ser do corpo? (1 Coríntios 12:15).

Seja parte integrante deste Corpo que é a igreja e Louve ao Senhor com o seu corpo.

Louve ao Senhor com a sua Boca (lábios e voz): Através dos Cânticos.

Ou você acha que a Boca não é parte do Corpo? Claro que é! Ou você acha que o pé fala, ou a mão fala, ou mesmo o olho fala. Se esses desejarem falar, deverão usar a sua boca. E se quiserem ouvir, o farão através dos seus ouvidos. Assim é um corpo em harmonia.

A boca não deve falar mal do pé. Ou mesmo, como boca que pertence ao corpo não deve falar mal do ouvido. Vai soar muito mal para o corpo.

Explico!

Este Salmo é um texto que nos dá base para aceitarmos o uso de muitos instrumentos que, por vezes, são marginalizados no culto ao Senhor.

Entre os mais criticados estão a bateria, as percussões, o berimbau e outros.

Veja que os instrumentos estão sendo convidados a louvar: “Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa”. “Louvai-o com o tamborim (adufe) e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos”.

Traduzindo os termos do versículo – adufe é o mesmo que pandeiro, ou também pode ser tímpano. E címbalos são pratos – é fácil concluir que Deus não é contra os pratos utilizados em abundância na bateria. Noutras passagens bíblicas observa-se o uso dos tambores (Gn 31:27; I Sm 10:5; 18:6; Is 5:12; 24:8).

O tamborim é outro marginalizado. Miriã, irmã de Arão, o sumo sacerdote, em Êxodo 15:20, toca tamborim e dança, juntamente com outras mulheres, louvando ao Senhor. Foi um escanda-lo para os homens, contudo ela celebrou para o Senhor. Que Deus use de misericórdia para com ela.

Conclui-se, portanto, que o fato de se proibir o uso desses instrumentos no culto ao Senhor não é porque a Bíblia condena, mas porque o homem condena.

É engraçado como reconhecemos o fato de que o paletó não prega sermões, mas não diferenciamos a questão, no sentido de perceber que instrumentos não adoram. Adora sim, o adorador.

Explico.

Se alguém critica o instrumento, por exemplo cito a bateria, e o faz somente como um instrumento amoral e sem vida. Pouco ou nada fez de produtivo, pois o instrumento inerte e parado nenhum mal faz ou mesmo pode causar na relação do adorador com o adorado.

Agora! Se minha crítica é dirigida a um instrumento que está sendo executado, em sua expressão de culto e de adoração ao Senhor, aqui vamos encontrar um grave problema.

Se falo da bateria, na verdade falo das mãos e dos pés do adorador (O baterista). É como se a BOCA dissesse as suas mãos (que executam o instrumento): Você não é parte deste corpo.

“Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim”. (Tiago 3:10).

É preciso tratar essa questão com seriedade. É preciso trata-la com profundidade.

Imagine alguém que se levanta para com sua Boca amaldiçoar os pés das irmãs ou mesmo dos irmãos que celebram sua coreografia em adoração.

É o mesmo que dizer com a Boca (pois é com a boca que se fala e se faz confissão): - Vocês são pés em movimento, vocês não são do corpo. Só a minha BOCA louva, o MEU (egoísmo) corpo só tem boca e não tem pés. Com sua própria boca torna o corpo “DEFICIENTE” e depois se questiona porque as coisas não andam (literalmente).

Meu querido não se esqueça: “Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! (Isaías 52.7).

Atente sempre para o formosura dos pés.

Quando você se deparar com o tema: A presença de instrumentos no culto ao Senhor. Lembre-se: O uso ou não desses instrumentos é questão cultural.

Deus quer receber o louvor em espírito e em verdade, independente do instrumento que se está usando. Em muitas etnias, quando as pessoas se convertem, elas continuam a utilizar os seus próprios instrumentos para louvar a Deus. A Bíblia é clara: louvai ao Senhor com todos os instrumentos.

Como disse Agostinho de Hipona sobre estes versículos: «Não se omite aqui nenhuma classe de faculdade. Todas estão alistadas na adoração a Deus».

- O sopro é empregado para soprar a trombeta;
- os dedos são usados nos instrumentos de cordas como o saltério e a harpa;
- e a mão inteira é empregada para golpear o adufe;
- os pés para se moverem na dança;

Dançar com o pés? Que é isso PASTOR?

Eu explico!

O uso ou não dessa modalidade de expressão e louvor é questão cultural.

Hoje em nossa prática religiosa mais tradicional, não é comumente aceita. Contudo, em outras esferas religiosas e até mesmo em outras expressões culturais é uma prática comum.

Tão comum a prática que neste salmo a ela surge com naturalidade, sem que se esteja preocupado aqui com o impacto disso nas culturas ou nos meios onde tal prática não é aceita.

Veja no comparativo das versões da Bíblia:

4 Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta!
(Salmos 150:1-6).  (Revisada IBB).

4 Louvai-o com adufe e com dança, Louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
(Salmos 150:4). (Sociedade Bíblica Britânica).

4 “Louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o com a harpa e a flauta”. (Salmos 150:4). (Católica)

4 “louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas”
(Salmos 150.4). (NVI)

Praise him with the timbrel and dance: praise him with stringed instruments and organs. (Salmos 150:4). King James. (timbrel and dance)

“Αινειτε αυτον εν τυμπανω και χοροστασια· αινειτε αυτον εν χορδαις και οργανω.” (Salmos 150:4). Grego (Tambor (tímpano) e dança).

ד  הללוהו בתף ומחול    הללוהו במנים  ועגב. (Salmos 150.4) Hebraico (Tambor e dança).

Por décadas, a igreja acabou por ficar limitada a apenas louvar a Deus com músicas, quando vemos claramente nesse salmo, e em inúmeros textos bíblicos, a ordem de louvá-lo com tudo o que somos e o que temos.

Repito: Com tudo o que somos, muito além do que somente tudo o que temos.

A dança somente entra neste texto para expressar uma forma de louvor através daquilo que você é.

Veja por exemplo a história de Mikhail Nikolaévich Baryshnikov. Se uma pessoa como ele se converte, será preciso perguntar a religião que passará a frequentar, por que é que a BOCA pode louvar na Igreja e os pés do corpo, louvar não podem não? Insisto, é como dizer com a BOCA, se você é pé não é do corpo. (Sei que a carta é para corinto, mas deve servir também pra nós).

Sei que muitos, por causa do efeito cultural e de nossa religião pautada no reducionismo de nossa tradição, chegarão a ler esse texto somente com olhos de sua já pronta e já fechada interpretação.

Mas, é estranho que pessoas tenham dúvidas quanto a essa tradução. O que eu tenho ouvido – e recebido em forma de crítica – é a presença da palavra “danças”, no Salmo 150.4, na Almeida Revista e Atualizada. Acontece que a Almeida Revista e Corrigida, por uma razão que ignoro, traz “flautas” naquele lugar. E há uma diferença entre dança e flauta! Mas o termo hebraico é, claramente, “dança”, por mais que isto incomode algumas pessoas. E as traduções tendem a seguir na linha da Revista e Atualizada.

Queridos irmãos, permitam que a igreja louve com a BOCA.

“Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos”. (1 Coríntios 12:14).

“Se o pé dissesse: Eu não sou a mão; por isso, não sou do corpo, acaso deixaria ele de ser do corpo? (1 Coríntios 12.15).

LOUVE COM SUA BOCA ATRAVÉS DA ORAÇÃO:

Tiago 5.13

“Está alguém entre vós aflito? Ore.

LOUVE COM SEUS LÁBIOS ATRAVÉS DAS CANÇÕES:

Tiago 5.13

Está alguém contente? Cante louvores.”

A vida tem momentos de felicidade e momentos de aflição (veja também Eclesiastes 3:1-4. Em tempos de aflição a Palavra diz para orar, enquanto que em momentos de felicidade ela diz para cantar louvores ao Senhor. Fiquei surpreso recentemente, quando eu descobri o quanto há na Bíblia sobre o louvor (falar bem de Deus, O exaltando) e o canto para Deus.

LOUVE COM ENTENDIMENTO:

1 Coríntios 14:14-17

“Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora também, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. De outra maneira, se tu bendizeres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.”

3)    TUDO QUE TEM FÔLEGO LOUVE AO SENHOR.

6  Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor”. (Salmos 150.1-6). ACF

Deixem Os Céus Louvarem:

Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19:1

Deixem as aves dos céus louvarem:

Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Mateus 6:26

Deixem os Lírios Louvarem:

Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; Mateus 6:28

Não perca o privilégio de também louvar: Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor”
Sabe de onde vem esse seu fôlego?

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente”. Gênesis 2:7

Graças ao fôlego da vida o pó da terra tornou-se alma vivente.  Isso mesmo: Alma Vivente.

Respeito muito a igreja que ganha almas. Ela é uma parte importante na missão de ser igreja. Contudo, não é nossa única missão. Talvez seja para alguns a mais relevante, a mais importante ou coisa do gênero. Contudo, não é a nossa única vocação como igreja.

Alguns decidem ganhar o mundo inteiro e acabam por perder a sua própria alma.

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida?”. Marcos 8:36

“Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?”. Mateus 16:26

Respeito muito a Igreja que Louva enquanto Adora. É o exato momento em que “tudo quanto tem fôlego” louva ao Senhor. É Deus penetrando no pó da terra e fazendo Dele alma vivente. Isso é fôlego de vida.

É como encontrar Paulo e Silas na Prisão, tomando um “fôlego” para continuar cumprindo a sua missão.

“Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam”. (Atos 16:25).

É essa combinação que dá Vida a Igreja: Orar e cantar hinos a Deus, e permitir que os “presos” escutem o que falamos através da nossa vida de adoração.

A VIDA DE UM RESSUSCITADO

A VIDA DE UM RESSUSCITADO

Texto: João 20. 1 – 18.
1-    E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.
2-    Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.
3-    Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro.
4-    E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro.
5-    E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia não entrou.
6-    Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis,
7-    E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte.
8-    Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.
9-    Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos.
10-    Tornaram, pois, os discípulos para casa.
11-    E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro.
12-    E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13-    E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
14-    E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.
15-    Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16-    Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre.
17-    Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
18-    Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.  (João 20. 1-18).
A Ressurreição é mais um ato poderoso de Deus após a crucificação de seu filho Jesus Cristo.

Sabemos que a Cruz foi providenciada por Deus para a Remissão dos nossos pecados.

Na cruz não há VÍTIMAS, só há culpados. Não fará sentido nenhum, crer num Cristo INJUSTIÇADO. Deus não cometeria tamanha Injustiça. Na Cruz estão os crucificados, uns pelos seus pecados, e Cristo pelos MEUS.

A sua morte só se Justifica, porque sua morte NOS JUSTIFICA.

Nada melhor para dar sentido ao sacrifício de Cristo do que o poder contido em sua RESSURREIÇÃO.

Ele ressuscitou para nos deixar o exemplo do que significa a vida e o ministério de um ressuscitado. É A SAGA DO RESSUSCITADO.

INCOMPREENSÕES EVIDENTES NA RESSURREIÇÃO:
1)    Nossa interpretação humana e falha do ato da ressurreição.
Disse Maria Madalena: (João 20. 2). “Levaram o Senhor do Sepulcro e não sabemos onde o puseram”.

2)    As manifestações religiosas e de difícil compreensão ainda assim não são suficientes para transformar vidas.
João 20. 3,4,5. “Todavia não entrou”.
A vida de um  ressuscitado ganhará sentido se o mesmo decidir cumprir com fidelidade a sua missão.

Para nós os cristãos, um ressuscitado, será aquele que por Cristo foi VIVIFICADO.

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados”, (Efésios 2:1).

“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas”, (Colossenses 2.13).

Abrace comigo a idéia de que você precisa ser semelhante a Cristo:

“Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;” (Romanos 6:5)

Seja semelhante a Cristo vivendo o poder de sua ressurreição.

Qual é a missão de um ressuscitado?

1-    TRABALHAR PELO FORTALECIMENTO DOS DISCÍPULOS – JOÃO 20.19.
“Cerradas as portas estavam com Medo”.

a)    Ajude os seguidores de Jesus a vencerem o medo.

“Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus,...” (João 20.19)

b)    Promova o ÂNIMO E O ENCORAJAMENTO.

“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. (Josué 1.9).
CORAGEM: É a resistência ao medo. Domínio do medo. “E não a ausência dele”.  (Mark Twain).
CORAJOSOS: “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor.”   (1 Coríntios 16.13-14).
c)    Espalhe e promova a PAZ!

“...chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco”. (João 20.19)

“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo”. João 14.27

FAÇA PAZ E NÃO A GUERRA!

Qual é a missão de um ressuscitado?

2-    TRABALHAR NO COMBATE DA INCREDULIDADE  (João 20:27)

“E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". (João 20.27)

Meu irmão e seguidor de Jesus. PARE DE DUVIDAR E CREIA.

Esse é mais um sermão pregado por Jesus após a sua ressurreição.

Quem sofre de INCREDULIDADE precisa muito de ajuda para vencê-la?

Lembra-se do Pai que levou seu filho doente até Jesus? Que bela oração ele fez: “Imediatamente o pai do menino exclamou: "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade! " (Marcos 9.24).

Permita que Jesus Cristo o ressuscitado, lhe mostre as provas infalíveis de sua vida e existência, e de seu amor demonstrado na cruz por você.

Aprenda uma lição: É muito mais feliz o que crê do que o incrédulo.

Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram". (João 20:29).

Não mais sejas incrédulo, mas crente.  (João 20.27).

Qual é a missão de um ressuscitado?
3-    TRABALHAR E DAR INCENTIVO PARA QUE TODOS CUMPRAM A SUA MISSÃO.
“Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe: Nós também vamos contigo”.  (João 21.3)
É fácil perder o rumo. Mais fácil ainda errar a direção. Na vida cristã não é diferente.

Por um simples ou mesmo por um grave descuido, logo um bom crente perde a sua direção.

Volta às velhas práticas. Sente vontade de retornar ao lugar de onde saiu.

Pedro fala sobre esse assunto, pois o conhece de carteirinha e tudo:

“Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal”.  (2 Pedro 2.22).

Graças a DEUS, o Cristo Ressuscitado não perdeu a direção, teve sempre consciência de sua NOBRE missão.

Ele foi até o Pedro: Desencantado, Desanimado, Desiludido e até mesmo Desesperado: pois, “ Trabalhou a noite toda e nada pescou”.

“...e naquela noite nada apanharam”.  (João 21:3).

Depois dizem por aí, que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.

É assim que Jesus, após sua ressurreição, vai ao encontro de Pedro.

Realiza Jesus o GRANDE MILAGRE: (SOCIAL E COLETIVO)

“Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, não tendes nada que comer? Responderam-lhe: Não. Disse-lhes ele: Lançai a rede à direita do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam puxar por causa da grande quantidade de peixes”.  (João 21:5-6).

E após este milagre, caminha para o segundo milagre Individual.

“Foi esta a terceira vez que Jesus se manifestou aos seus discípulos, depois de ter ressurgido dentre os mortos”. (João 21.14).

“Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos”. (João 21.15).

Que gloriosa RESSURREIÇÃO. Não me refiro aqui a de Jesus. Estou falando da PEDRO.

“Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;” (Romanos 6:5)

Pedro aceitar o desafio de se levantar diante de seu quadro: Desencantado, Desanimado, Desiludido e até mesmo Desesperado. Só mesmo um grande milagre. Só mesmo pelo poder da RESSURREIÇÃO.

Conclusão:

Esse é o ministério de Jesus, e será também o ministério de cada um de nós, que TOMOU A DESCISÃO de ser com Ele um ressuscitado: “na semelhança de sua ressurreição”.

Quer se identificar com Jesus, “na semelhança de sua ressurreição”?  Decida-se hoje por:

- TRABALHAR PELO FORTALECIMENTO DOS DISCÍPULOS – JOÃO 20.19.

-  TRABALHAR NO COMBATE DA INCREDULIDADE - João 20:27

- TRABALHAR E DAR INCENTIVO PARA QUE TODOS CUMPRAM A SUA MISSÃO.  (João 21.15).

Que o Senhor abençoe você!


LAÇOS DE AMOR


Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento”. (Oséias 11.4)

Tese: Atraídos com laços de amor.

A atração é o primeiro expediente no caminho de um grande AMOR.

Para que você sinta o DESPERTAR DO AMOR, a primeira coisa que você precisa experimentar é a atração.

Quando utilizamos a expressão LAÇOS, queremos dizer muita coisa com isso:

- Fulano foi laçado pela fulana. Caiu no laço de sicrana e coisa e tal.

- Fulano tá amarradão. (São as cordas humanas do amor).

No caminho de ser ATRAÍDOS, estamos expostos a muitos riscos.

Podemos cair em mais de um TIPO de Laço.

O primeiro dos laços.

1)    LAÇO DO PASSARINHEIRO.

“Porque ele te livrará do laço do passarinheiro...”.  (Salmos 91.3)

Ninguém melhor do que a Bíblia, para explicar a Bíblia.

“Efraim era o vigia com o meu Deus, mas o profeta é como um laço de caçador de aves em todos os seus caminhos, e ódio na casa do seu Deus”. (Oséias 9.8).

“Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? Levantar-se-á da terra o laço, sem que tenha apanhado alguma coisa? (Amós 3.5).

A EXPRESSÃO “LAÇO” NESTES TEXTOS FOI UTILIZADA COMO UM SINÔNIMO DE ARMADILHA.

Ore ao Senhor e peça o seu livramento diante dessas armadilhas.

a)    NÃO CAIA NO LAÇO DA MULHER ADÚLTERA.
“Diga à sabedoria: "Você é minha irmã", e chame ao entendimento seu parente; eles o manterão afastado da mulher imoral, da mulher leviana e suas palavras sedutoras”.  (Provérbios 7:4-5).

b)    NÃO CAIA NO LAÇO DO JUGO DESIGUAL.
“Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?”. ( 2 Coríntios 6.14).

Vamos ao segundo dos laços.
2)    LAÇOS DE AMOR.
“Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor...” (Oséias 11.4)

Quando eu estava às vésperas do meu casamento, meus amigos diziam: “vai se enforcar!”.  Naquela época não entendia muita coisa. Hoje eu creio que o sentido desta expressão, esteja nessas cordas humanas que nos atraem ao amor.

Como se deixar envolver pelos laços do amor?

a)    VOCÊS PRECISARÃO SER DOIS.

“Melhor é serem DOIS do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se DOIS dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?”.  (Eclesiastes 4:9-11).

b)    VOCÊS PRECISARÃO SER UM
“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão UMa SÓ carne”. (Gênesis 2.24).

c)    VOCÊS PRECISARÃO SER TRÊS EM UM.
“E, se alguém quiser prevalecer contra UM, os DOIS lhe resistirão; e o cordão de TRÊS dobras não se quebra tão depressa”. (Eclesiastes 4.12).

Assim como Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Assim também o casal precisará compreender o quão importante é a relação HARMONIOSA dos 3 em 1.

Refiro-me aqui a vida de intimidade do casal com o seu Deus. “...sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”. (Efésios 5:21).

“Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido”. (Efésios 5.32-33).

QUE DEUS NOS LIVRE DESSES LAÇOS AMADILHAS. (Solta que é laço!). Ele nos prometeu livrar: “Porque ele te livrará do laço do passarinheiro...”.  (Salmos 91.3)

Ele cumprirá sua promessa: “A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos”. (Salmos 124.7)

Glórias ao Deus que nos deu livramento. Durante os 10, 25 ou 50 anos de casamento.

QUE DEUS NOS ENVOLVA EM SEUS LAÇOS DE AMOR.

“De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que COM AMOR eterno te amei, também com benignidade te ATRAÍ”. (Jeremias 31.3).

Não resista e se permita ainda hoje ser atraído pelos laços do amor.

E SE EU NÃO TIVESSE AMOR

E SE EU NÃO TIVESSE AMOR.

MINHA ORAÇÃO DESTE DIA: “Senhor peço humildemente que me ensines com amor, faça deste teu servo um homem mais amoroso que reflita o seu amor”.

Sabemos que aquele que não AMA não conhece a Deus porque Deus é amor. (1 João 4.8)
Como seria então viver a vida ou mesmo fazer as coisas sem a inspiração do amor?

Assim nos ensina a Palavra de Deus.

1)      E SE EU NÃO TIVESSE AMOR: (1 Coríntios 13).

SE não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
Se não tivesse amor, NADA seria. (Não deve existir coisa pior na vida do que não ser NADA).
Se não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. (Para quem deseja somente aproveitar a vida essa é uma péssima notícia, apesar de ainda continuar sendo uma boa nova = Evangelho).

2)      O QUE O AMOR É:

O amor é sofredor, é benigno. Maduro (já, já, você entenderá! Ele está implícito no texto)

3)      O QUE O AMOR NÃO É:

O amor não é invejoso. O amor não é INGÊNUO. (Sujeito totalmente presente, contudo oculto no texto). Na língua portuguesa, o sujeito ainda que  oculto no texto, tem parte direta na interpretação e no sentido do mesmo.

4)      O QUE O AMOR NÃO FAZ:

O amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha.

O PROBLEMA NA QUESTÃO DE INTERPRETAR E COMPREENDER O AMOR, É QUE QUASE SEMPRE DECIDIMOS NOS ATER SOMENTE NESTAS PARTES QUE OFERECEM APENAS UMA “PARTE” (PARTÍCULA) DO SENTIDO DA INTERPRETAÇÃO DO QUE O AMOR É.

Paulo mostra-nos com clareza o seu diagnóstico sobre nossa míope visão do amor: “Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos”. Partículas pequenas do sentido ainda maior.

MINHA ORAÇÃO NESTE MOMENTO DO TEXTO: “BUSQUEMOS CULTIVAR O AMOR PERFEITO”:

“Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”. Precisamos aniquilar a visão partida e buscar a visão completa.

BUSQUE CONHECER  E EXPERIMENTAR O AMOR MADURO: (Sentido ainda mais completo no texto).

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei (aniquilei) com as coisas de menino”. (Maturidade de forma prática).

O amor MADURO é o exato momento, quando, o que é em parte está sendo aniquilado.

O DIFÍCIL NA TAREFA DE AMAR, É CHEGAR A SER HOMEM (Quer seja macho ou fêmea). A FASE MADURA E PRONTA PRA SE AMAR DE VERDADE.

“Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido”.

O QUE PAULO COMBATE É EXATAMENTE O AMOR INGÊNUO (Sujeito oculto no texto). É o acabar de fato com as coisas de menino.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”.

QUE AMOR É ESTE? É O AMOR QUE NOS LEVARÁ PARA O CÉU OU MESMO NOS PODERÁ TIRAR DE LÁ. “...aquele que não AMA não conhece a Deus...”

Não ser ingênuo, é reconhecer que não existe amor, sem que ao mesmo tempo exista a ira. Não existe amor sem ao mesmo tempo existir o mandamento que nos ordena a amar. O mandamento é uma ORDEM. Se o amor é um mandamento, então ele não é um vazio SENTIMENTO.

O amor de Deus e a Sua ira frequentemente andam juntos (Num 14:18; Rom 11:22; Heb 12:5) e verdadeiramente a ira de Deus é uma expressão do Seu amor (Sal 136:14-21). Repito: uma expressão do seu amor.

Se Deus não tivesse ira os Seus atributos seriam falhos. Se não houvesse a ira de Deus, Ele seria indiferente ao pecado, mostraria uma ausência de morais e aceitaria tolices e corrupção. Por Deus ser puro, necessariamente, Ele precisa odiar o que é impuro (A. W. Pink). Repito: Ele precisa odiar que é impuro.

Se você adentra um ambiente, ou mesmo um lugar e descobre que seu coração está irado. Não significa que você não ame os que ali estão ou que é incapaz de amar e de sentir compaixão por cada um deles. Sua Ira (bíblica e totalmente espiritual) é o legítimo fruto de seu amor por eles. Sei que é difícil entender, por isso não é uma palavra para ingênuos e sim para gente madura.

VEJA O AMOR REVELADO NA CRUZ. Na cruz o amor e a ira estão lado a lado. Veja o amor nos braços abertos, na entrega E NA DOAÇÃO DA VIDA DE JESUS. Veja a ira nos cravos perfurando suas mãos, na coroa de espinhos rasgando o seu semblante. Amor direcionado aos homens, ira direta e clara contra o pecado.

ISSO É AMOR MADURO E NÃO INGÊNUO. O amor de verdade de quem está aprendendo a amar.

O que o amor não é, e nunca poderá ser?: INGÊNUO. Isso nunca!
O que então esse amor precisa ser?: MADURO.
Como alcançar isso?: AMADURECER. (Acabar com as coisas de menino).

Por isso um capítulo tão extenso e tão poderoso como este. Não dá pra falar dele em partes, isso é ver a questão em parte. Será como tentar e nunca descobrir o ENIGMA. Paulo disse: precisamos vê-lo por inteiro. FACE A FACE. Ficar frente a frente, para ver olho no olho. Isso é uma forma linda de amar. Isso é o amor de Deus se revelando a nós.

Do coração do pastor, para o coração das suas ovelhas.

DECIDA ERGUER BEM ALTO A CRUZ

DECIDA ERGUER BEM ALTO A CRUZ.

“E crucificaram com ele dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda”. (Marcos 15.27).

Gostaria de falar um pouco hoje, sobre os dois diferentes lados que se erguem na crucificação. Os dois mundos que existem ao lado da cruz. “...um à sua direita, e outro à esquerda”. (Marcos 15.27).

Muita gente parece não querer se lembrar, e muitas vezes deseja até mesmo ignorar, o fato de que os dois salteadores também foram crucificados. Esse é o outro lado da saga. A Saga dos Salteadores. A Cruz é assim, envolvente, nela ninguém fica de fora.

Na cruz não há VÍTIMAS, só há culpados. Não fará sentido nenhum, crer num Cristo INJUSTIÇADO. Deus não cometeria tamanha Injustiça. Na Cruz estão os crucificados, uns pelos seus pecados, e Cristo pelos MEUS.

Permita-se “imaginar” o que aconteceu do lado esquerdo da Cruz: “E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós”. (Lucas 23. 39).

BLASFÊMIA. Você sabe o que é isso? Imagine uma pessoa que escolhe falar de forma injuriosa, conscientemente e deliberadamente contra a divindade ou sua religião, ou mesmo contra uma pessoa. Isso é blasfêmia.

Permita-se “imaginar” o que aconteceu do lado direito da Cruz: “Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”. (Lucas 23.40-43).

O que você consegue ver deste lado da Cruz? Se abrir os seus olhos com cuidado talvez a cena consiga enxergar:

- Um coração que teme ao Senhor: “Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação”. Esse não é marginal (em essência), ele está temporariamente marginal. Quer sair desse caminho a qualquer custo.

- Uma mente esclarecida e consciente de seus pecados. Uma pessoa lúcida sobre suas falhas e erros: “E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez”. Ele sabe bem o que seus feios merecem. Um conceito coerente e equilibrado sobre Justiça. Esse será um alvo fácil para a justificação proposta por Cristo. Ele já sabe exatamente quem é o Cristo que nenhum mal cometeu.

- Desejo ardente de abandonar o “inferno” em que está vivendo, para experimentar um pedacinho do céu. “E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino”.

TODOS OS LADOS. O amor de Jesus se ergueu e seguiu para todos os lados. Conquanto, foi para este lado que Jesus Cristo dirigiu e direcionou a sua compaixão. “Jesus disse: Em verdade te digo que hoje estarás comigo”. Não há nada que se possa comparar a esse acolhimento de Jesus. Nada como ser convidado para estar com Cristo.

Por que estar com um e com outro não? Porque um dos pendurados ao lado da Cruz “blasfemava”, não demonstrava arrependimento e nem o temor de Deus mesmo estando debaixo de grave e merecida condenação.

A Cruz absolve e Condena. “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”. (João 3.18).

O pecado só condena: “Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado”. (Tito 3.11)

Alguém assim não precisa de quem o condene. Uma pessoa assim se condena por si só. “...estando já em si mesmo condenado”. (Tito 3.11).

Hoje não será diferente. O mundo é atual e contemporâneo, mas o pecado que “tão de perto nos rodeia” é antigo.

Disse Jesus: “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim”. (João 12.32).

Fomos chamados hoje para erguer a Cruz. Colocá-la em evidência em nossas vidas. Isso chamará a atenção das pessoas.

Ao erguermos a Cruz, os mesmos “ecos” ao lado dela se ouvirão. Os “salteadores” ao lado dela sempre estarão: “...um à sua direita, e outro à esquerda”. Essa é a saga dos dois salteadores.

Diante dos julgamentos (análise e reflexão) o mais comum será o desejo de soltar o “marginal” que ainda vive dentre de nós. É como ouvir hoje a voz do coração que grita: “solta-nos Barrabás”. (Lucas 23.18).

Outros estão lutando e sofrendo para ver se conseguem soltar Jesus: “Falou, pois, outra vez Pilatos, querendo soltar a Jesus”.  (Lucas 23.20). Pessoas assim, seja por status, ou por cederem às pressões sociais, acabam por não cumprir ou mesmo concluir esse seu desejo.

É o “militar” o guerrear da carne contra o Espírito. “Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro...” (Gálatas 5.17). Não há guerra sem oposição.

Não deixe de lutar e de fortalecer o lado que você deseja tornar vencedor. Não se pode é alimentar os dois lados e achar que no final você sairá ganhando. Alimentar os dois lados é sair perdendo. Sempre perdendo.

Cristo ergueu a sua Cruz para que nós pudéssemos nos posicionar. Tal qual na crucificação, “...um à sua direita, e outro à esquerda”.

Quando nos colocamos diante de Cristo, e fazemos dele o nosso Pastor. Como o bom pastor ele aparta as ovelhas dos bodes.

“E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; (Mateus 25.32-34).

Ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.

Aos que estiverem à sua direita, um gostoso e retumbante:  “Vinde, benditos de meu Pai”.

E aos que estiverem a sua esquerda?

“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. (Mateus 25.41).

Aos que estiverem à sua esquerda, não restará mais nada, senão serem apartados para a maldição.

Jesus foi erguido naquela Cruz para que nós pudéssemos nos posicionar a respeito dela. Ele se entregou para ATRAIR A TODOS: “...todos atrairei a mim”. (João 12.32).

Atraídos pela cruz, nos posicionemos sempre a favor dela. Sempre ao lado da Cruz.

DECIDA ERGUER BEM ALTO A CRUZ.

Do coração do pastor, para o coração de suas ovelhas.

Carlos Elias de Souza Santos.