NAS PROVAÇÕES DESTE DIA

NAS “PROVAÇÕES” DESTE DIA FAÇA A OPÇÃO DE CRESCER!

Do coração do pastor para o seu coração.

Quer vencer as provas deste dia? ACRESCENTE SABEDORIA À INTELIGÊNCIA.

Em termos práticos, a inteligência nada mais é que suas emoções, idéias e estratégias. Enquanto que a sabedoria parte do principio básico das ações. Sabedoria é agir. É colocar em prática o que sua inteligência lhe mostrou através de sonhos, sentimentos, visões e intuições. É guiar-se confiante em busca de seus sonhos através da emanação de suas emoções que fluem em ritmo de constante adrenalina, revigorando-o, lhe dando forças para a batalha do dia seguinte. É ter a certeza que irá conseguir a vitória (sobre a provação) não importando como e quando, pois sua meta é simplesmente acompanhar esse pensamento e alcançar seu objetivo duplo: vencer os obstáculos e crescer durante as provações.

Ambas, SABEDORIA e INTELIGÊNCIA, assim como o medo e a coragem, não podem andar separadas. Pois como tudo na natureza de Deus é medido, pesado e equilibrado corretamente, assim será a existência dessas duas partes. Uma não poderá estar separada da outra. Viva 100% uma e 100% a outra.

Quer vencer as provas deste dia? ABANDONE A VAIDADE PELA HUMILDADE.

Humildade. Esta palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu Verdadeiro significado. O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente. Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente. A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria, e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice. A humildade é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ela predispõe o seu portador, à sabedoria real.

O contrário de humildade é a vaidade (evidentemente estão em lados opostos) porque o vaidoso nega tudo o que a humildade defende. O Vaidoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade. Alguns exemplos talvez tornem mais claras as nossas reflexões. Quando, por exemplo, uma pessoa humilde comete um erro, diz: "eu me equivoquei, eu errei", pois sua intenção é de aprender, de crescer. Mas quando uma pessoa vaidosa comete um erro, diz: "não foi minha culpa", porque se acha acima de qualquer suspeita.

Se você equivocadamente decidir acrescentar humildade a sua vaidade, desenvolverá um caráter doentio e acreditará “piamente” que alguém deve ter ORGULHO santo de não ser como os demais pecadores. Vejamos exemplo prático: “O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano”. (Lucas 18.11).

Esse é um exemplo de doença e não de saúde. Quem está sofrendo deste mal, deve procurar um médico e um tratamento para sua alma. Não vai adiantar ganhar o mundo se perder a sua alma. “Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?”.  (Marcos 8:36).

Da última vez que estive em meu médico, ele me disse que estava enfermo. A solução foi buscar tratamento. Jesus já nos ensinou: “os doentes precisam de médicos”.

ABANDONE A VAIDADE PELA HUMILDADE.  Ou você troca uma por outra, ou substitui uma pela outra, ou a falha e o desequilíbrio, ficarão cada dia mais evidentes. Será bem mais complicado combater tais falhas e crescer durante as provações.

“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz”. (Tiago 3.13-18).

Reflita: “Mas a sabedoria que do alto vem... é sem hipocrisia”. Aprenda a amar aquele que decidiu se relacionar com você sem hipocrisia. Certamente um relacionamento assim será sempre saudável, pois está à procura de sabedoria.

Deus abençoe você!

O LUGAR ERRADO PARA SE ESTAR

O LUGAR ERRADO PARA SE ESTAR.
Gênesis 19.9-20
9- "Saia da frente! "gritaram. E disseram: "Este homem chegou aqui como estrangeiro, e agora quer ser o juiz! Faremos a você pior do que a eles". Então empurraram Ló com violência e avançaram para arrombar a porta.
10 - Nisso, os dois visitantes agarraram Ló, puxaram-no para dentro e fecharam a porta.
11- Depois feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, dos mais jovens aos mais velhos, de maneira que não conseguiam encontrar a porta.
12- Os dois homens perguntaram a Ló: "Você tem mais alguém na cidade — genros, filhos ou filhas, ou qualquer outro parente? Tire-os daqui,
13- porque estamos para destruir este lugar. As acusações feitas ao Senhor contra este povo são tantas que ele nos enviou para destruir a cidade".
14- Então Ló foi falar com seus genros, os quais iam casar-se com suas filhas, e lhes disse: "Saiam imediatamente deste lugar, porque o Senhor está para destruir a cidade! " Mas eles pensaram que ele estava brincando.
15- Ao raiar do dia, os anjos insistiam com Ló, dizendo: "Depressa! Leve daqui sua mulher e suas duas filhas, ou vocês também serão mortos quando a cidade for castigada".
16- Tendo ele hesitado, os homens o agarraram pela mão, como também a mulher e as duas filhas, e os tiraram dali à força e os deixaram fora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles.
17- Assim que os tiraram da cidade, um deles disse a Ló: "Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será morto! "
18- Ló, porém, lhes disse: "Não, meu senhor!
19- Seu servo foi favorecido por sua benevolência, pois o Senhor foi bondoso comigo, poupando-me a vida. Não posso fugir para as montanhas, se não esta calamidade cairá sobre mim, e morrerei.
20- Aqui perto há uma cidade pequena. Está tão próxima que dá para correr até lá. Deixe-me ir para lá! Mesmo sendo tão pequena, lá estarei a salvo".
(Gênesis 19.9-20).

INTRODUÇÃO

Há lugares que definitivamente nós não deveríamos estar.


- Imagine você caindo de paraquedas num Rio cheio de crocodilos.


- Imagine você numa Rua de determinado bairro, falando ao celular, exatamente na rota do estouro de uma boiada.


Não são exatamente os lugares que eu definitivamente gostaria de estar.

Para o início de nossa conversa hoje faço uma citação de A. W. Tozer quando disse: Loucura é buscar continuamente o certo no caminho ERRADO!

O melhor lugar nesta terra, é o Centro da Vontade de Deus e quando decidimos, mediante as nossas razões pessoais, andar por outros caminhos que não foram preparados pelo Pai, as consequências são nefastas.

Vejamos algumas situações de crentes que estavam fora do lugar, ocupando espaço e lugar que não deveriam ocupar:

1. ABRAÃO DESCEU AO EGITO E NÃO FOI BEM SUCEDIDO.
“10 Havia fome naquela terra; desceu, pois, Abrão ao Egito, para aí ficar, porquanto era grande a fome na terra. 11 Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência; 12 os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. 13 Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida” (Gênesis 12.10-13).
Abrão desceu ao Egito sem direção porque não creu na provisão de Deus. Mentiu acerca de sua esposa por medo e ela foi entregue na mão de outro homem, o faraó e foi repreendido por ele por causa da mentira (vs.14-19).

Sua falta de confiança na provisão de Deus e na segurança que advém do Senhor, colocou Abrão num lugar onde ele não deveria estar.

2. LÓ MUDOU-SE PARA SODOMA E LÁ PERDEU TUDO O QUE PODERIA PERDER.

Quando aconteceu a separação entre Abrão e Ló, este escolheu aparentemente a melhor parte e acabou por ficar de fato com a pior.
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor”. (Isaías 55.8)
“Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. (Isaías 55.9).
- “11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. 12 Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor” (Gênesis 13.11-13).
Se você tiver acesso a um mapa de geografia Bíblica você poderá ter a idéia do que geograficamente isso implica.

A Palavra diz que Ló era um homem justo, porém ele se alinhou com o mundo e seus pecados, inclusive envolvendo toda a sua família nesta aventura mal sucedida perdendo inclusive a sua esposa que virou uma estátua de sal –

“E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal” (Gn 19.26).

3. ELIAS SE DEITOU DEBAIXO DO ARBUSTO FUGINDO DE JEZABEL EM VEZ DE ESTAR NO CARMELO.


“Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais”. (1 Reis 19.4).

Elias, após destruir os profetas de Baal no Monte Carmelo, recebeu ameaças por parte de Jezabel, teve medo, fugiu para o deserto e de tão abatido desejou a morte.

Quando estamos no centro da vontade de Deus somos fortalecidos por ele, mas quando vamos ao deserto por nossa conta e risco, somos assolados por angústias e morte.

4. JONAS ESTAVA NO VENTRE DO PEIXE E CLAMOU

“Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus, e disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz” (Jonas 2.1, 2).

O profeta fujão precisou ser lançado ao mar e ser tragado por um grande peixe, para decidir obedecer a Deus.



5. O PROFETA ENGANADO PISOU NUM CAMINHO ERRADO E MORREU.
“19 Então, voltou ele, e comeu pão em sua casa, e bebeu água. 20 Estando eles à mesa, veio a palavra do Senhor ao profeta que o tinha feito voltar; 21 e clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à palavra do Senhor e não guardaste o mandamento que o Senhor, teu Deus, te mandara, 22 antes, voltaste, e comeste pão, e bebeste água no lugar de que te dissera: Não comerás pão, nem beberás água, o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais. 23 Depois de o profeta a quem fizera voltar haver comido pão e bebido água, albardou para ele o jumento. 24 Foi-se, pois, e um leão o encontrou no caminho e o matou; o seu cadáver estava atirado no caminho, e o jumento e o leão, parados junto ao cadáver”(1 Reis 13.19-24).
A instrução de Deus para o profeta era que não comesse pão, nem bebesse água e voltasse pelo mesmo caminho após entregar a palavra profética, porém não obedeceu ao ouvir e ser enganado pelo profeta velho e perdeu a vida.

6. DAVI ESTAVA NO TERRAÇO EM VEZ DE ESTAR NO CAMPO DE BATALHA.

“1- Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. 2 Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa. 3 Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. 4 Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa. 5 A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida”(2 Samuel 11. 1 -5).
Estar no lugar errado na hora errada, o expôs a uma situação de adultério e assassinato que o acompanhou em toda a sua vida, trazendo dor e tristeza. A espada jamais se apartou de sua casa e ele teve uma filha estuprada e quatro filhos mortos.

7. PEDRO SE AQUECEU JUNTO AO FOGO AO INVÉS DE VIGIAR

“E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles” (Lucas 22.55).

Eram os momentos mais difíceis para Jesus e Pedro sentou-se junto com aqueles que eram os seus algozes, e por três vezes negou o Senhor e o galo cantou, cumprindo o que o Senhor dissera.

Conclusão:

Não confie na conversa dos tolos que afirmam que todo o lugar é o centro da vontade de Deus. Não creia naqueles que dizem que todos os caminhos levam até Deus. Não são verdadeiras tais afirmativas.

Deus mesmo em sua palavra assim nos orienta:

Salmo 25.12-14: “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra. A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”.

Aquele que busca ao Senhor e tem dentro de si o temor Dele, receberá sempre Dele a direção e o caminho a seguir.

Assim Tomé perguntou ao Senhor: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.  (João 14:5-6).


Se você já conhece o caminho, estar Nele, andar Nele, Permanecer Nele, já será suficiente.

DESCULPAS PARA NÃO SERVIR A CRISTO

DESCULPAS PARA NÃO SERVIR A CRISTO
Texto: Lucas 14.15-24
15 Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: "Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus".
16 Jesus respondeu: "Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas.
17 Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: ‘Venham, pois tudo já está pronto’.
18 "Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: ‘Acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me’.
19 "Outro disse: ‘Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me’.
20 "Ainda outro disse: ‘Acabo de me casar, por isso não posso ir’.
21 "O servo voltou e relatou isso ao seu senhor. Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: ‘Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos’.
22 "Disse o servo: ‘O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar’.
23 "Então o senhor disse ao servo: ‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia.
24 Eu lhes digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’ ".    Lucas 14:15-24

Introdução:

Pessoas há que sempre apresentam desculpas quando não querem fazer algo.

“Quem quer fazer algo sempre encontra uma maneira. Quem não quer fazer sempre arruma uma desculpa”.

No texto lido certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas, mas ao receberem o convite, eles começaram, um por um, a apresentar desculpas.

Gostaria de desafiar você: SEJA MAIS FORTE, do que sua melhor desculpa.

Para não fazer as coisas INVENTAMOS 1000 desculpas.

Colocamos a culpa em tudo e em todos: Foi a humanidade que me destes.

Lembre-se: Quando você elimina as desculpas, passa a exterminar as razões pelas quais inventa desculpas.

Vejamos algumas desculpas que muitas pessoas utilizam para não servir a Cristo:

I – SOU MUITO PECADOR.

“...Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador”. (Lucas 5.8).

– A pessoa que não reconhece que está doente, não chamará o médico. Há esperança para tais pessoas, ao passo que não pode haver para os que se julgam perfeitos. Às vezes pensamos que somos piores do que somos: Moisés matou um homem. Paulo, principal pecador, Pedro blasfemou. Maria, a meretriz. O ladrão da cruz. Ele pode salvar  você, pois Deus é um Deus perdoador.

1.    Cristo veio salvar o pecador. - I Timóteo 1:15.
“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

2.    Cristo morreu para perdoar os pecados. – Romanos 5.6 e 8.
“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios...Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.

3.    Cristo morreu para nos purificar da Injustiça. – Isaias 1:18.
“...ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”.

II – TENHO MEDO DE FRACASSAR.

Se esta tem sido a sua desculpa até o dia de hoje, faça esta oração:


“Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem”. (Salmos 17:5).


Creia: “Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará”. (Salmos 121:3)


Se você se utiliza do medo de fracassar como desculpa pense: Que diremos de uma criança começando a andar? Não vale a pena procurar andar?

1.    Deus tem prometido cuidar-nos e proteger-nos. – Isaías 41.10 - 13.
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão.
Quanto aos que pelejam contigo, buscá-los-ás, mas não os acharás; e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão.
Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei”.
(Isaías 41.10-13).
CHEGA! Tome hoje uma decisão: CHEGA de Desculpas.

BASTA! Decida hoje dar um basta nessas desculpas que atrapalham sua vida com Deus.

Não consegue? Talvez você ainda esteja refém de algumas outras desculpas. E quem sabe ainda precisa ser libertar delas para servir a Cristo.

Dentre as muitas desculpas que algumas pessoas se utilizam para não servir a Cristo encontramos uma muito desagradável:

III – OS CRISTÃOS SÃO TODOS HIPÓCRITAS.

Biblicamente o que sabemos é que somos responsáveis pela nossa situação, perante Cristo; quanto aos outros, não é de nossa alçada julgar.

“Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar”. (Romanos 14.4).

“Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”. (Romanos 14.12)

O que é que você tem com a vida dos outros.

“Ora, vendo Pedro a este, perguntou a Jesus: Senhor, e deste que será? Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu. (João 21:21-22).

Se você der conta da sua vida, já terá dado conta de muita coisa.

Chega de desculpas, peça Perdão. Já está na hora de você servir a Jesus.

Em último lugar e não menos indescupável:

IV – AINDA É CEDO, TENHO MUITO TEMPO PELA FRENTE.

Quando é que se deve buscar o Senhor?

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. (Isaías 55.6).

Quais as virgens que puderam tomar parte nas bodas? As que estavam prontas. E você está pronto? – Mateus 25.

A juventude é o melhor tempo para servir o Senhor.

“Lembra-te também do teu Criador nos dias da
tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento” (Eclesiastes 12:1).

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações”. (Hebreus 4.7).

Deixo aqui um desafio para você: Troque a justificativa pela iniciativa. Abandone suas desculpas.

COMO JOGAR FORA O FUTURO DA IGREJA


COMO JOGAR FORA O FUTURO DA IGREJA.

Enquanto orava, estudava e me preparava para o final de semana em nossa igreja me deparei com um texto bastante interessante: Como Jogar Fora o Futuro da Igreja.  Permita-me compartilhar parte dele com você.

1 - Não dê importância às crianças; desenvolva a crença de que elas crescerão e de um modo ou de outro farão tudo exatamente igual aos crentes da geração atual.

2 – Mantenha constantemente as crianças segregadas e discriminadas do culto principal. Alimente a desculpa de que elas são barulhentas e só atrapalham o silêncio no culto dos adultos.

3 – Não se preocupe em fazer apelos para que elas aceitem Jesus. Desenvolva a crença que filhos de crentes já são convertidos desde o berço.

4 – Quando voltar do culto para o seu lar, mantenha o costume de comentar todos os erros, falhas e defeitos que você observou. Assim, seus filhos entenderão que não há nada de valor nos cultos.

5 – Ao fazer um planejamento de longo prazo, esqueça completamente das crianças. Desenvolva a crença de que elas continuarão sempre do mesmo tamanho.

6 – Quanto à música, proíba qualquer mudança. Seja bem inflexível. Determine que se cantem apenas os hinos da sua geração e nunca os contemporâneos.

7 – Não se preocupe com a integração de crianças e juniores nas atividades da Igreja, e mantenha o costume de nunca trocar lideranças nem de dar oportunidades para os mais novos. (texto de João Cruzué. Direto do seu blog olhar Cristão).

Não gosto muito da ideia de cogitar tal possibilidade, mas, sé é isso que acontece na vida e no seio de nossa Igreja, é bom nos prepararmos para colheita. “...Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.( Gálatas 6.7).

Não nos esqueçamos, nossas crianças vão crescer e se tornarão adolescentes e os adolescentes se tornarão jovens.  Se os frutos não forem bons, qual será a nossa parcela de culpa?

Amada e querida igreja, os frutos serão diretamente proporcionais ao nosso investimento na vida de cada um deles. Os frutos serão o resultado de nossa  falta de prioridade, da falta de oportunidade, do engano de uma liderança sem visão. Se pensarmos que nossas crianças são na sua tenra infância,  “crentes” de segunda categoria, não-importantes, não-relevantes e almas desprovidas de inteligência, acabaremos por jogar fora o futuro da Igreja.

Se hoje não estamos preocupados em  incentivar, dar relevância e integrar crianças e juniores nos trabalhos da igreja, com toda certeza o futuro de nossa igreja estará comprometido.

Eu estou disposto a rever minha dedicação em relação às crianças e você?

Vamos juntos plantar e cultivar com mais compromisso o futuro da Igreja.

O QUE DEUS PODE ME ENSINAR COM AS PROVAÇÕES

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.  E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”.  (Tiago 1.2-4).

Você já se perguntou sobre o que Deus pretende quando decide provar sua fé? Como é interessante, quando procuramos compreender o que nosso Deus deseja tornar evidente para cada um de nós, através das provações.

É como estar diante do médico, passar por uma série de exames, receber o diagnóstico e com ele a chance de tratar a enfermidade. É como ver nascer ali, naquele momento, a possibilidade da cura para nossa enfermidade. É a possibilidade de livrar-se desta doença terrível.

Sabemos que nenhum homem consegue ver sua fraqueza até que as circunstancias se estabeleçam e ela seja manifesta.

São em momentos assim que entram em ação as provações, e com as provações, situações reveladoras, diagnósticos impressionantes.

A impaciência é revelada quando algo impede nosso progresso.

O orgulho é revelado quando somos forçados a fazer algo sem sentido.

A dureza é revelada quando somos forçados a fazer algo que não desejamos.

Nossa falta de fé é revelada quando somos requeridos a fazer mais do que somos capazes.

A idolatria é revelada quando somos requeridos a sacrificarmos aquelas coisas com que nos importamos.

A imaturidade se revela quando não podemos ter as coisas do jeito ou da forma que queremos.

O desejo próprio é revelado quando somos requeridos a fazer algo contra nossas ambições pessoais.

O egoísmo e revelado quando somos forçados a servir a outros.

E de onde vem tudo isso? “O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más”. (Mateus 12.35).

Revelador não é?

Fica então aqui a orientação: “...considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações”. Elas são reveladoras. O seu propósito final é abençoador: “...a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”.

Creiam nisso!