UM CRENTE FOI AO ROCK IN RIO. EU SOU CRISTÃO E NÃO FUI. E DAI?

É engraçado como alguns para justificar suas práticas evangélicas se valem de conceitos realmente estranhos.

Para justificar sua presença no templo do rock in rio alguém disse:  

"O que autentifica nossa fé não são os ambientes que frequentamos, mas o amor que revelamos em qualquer lugar."

Certas coisas que dizemos parecem significar muito, mas se prestarmos atenção, não significam coisa nenhuma. Por outro lado, e para alguns (muitos), podem significar TUDO, menos o que achamos que ela deveria significar.

Essa frase acima é algo do tipo assim: procuro dizer tudo, quando na verdade não quero mesmo é dizer nada. E tão pouco vou levar em conta o que disserem sobre mim.

Não trata a questão pela ótica que deveria ou mesmo poderia ser tratada: Licitude e conveniência. “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. 
(1 Coríntios 10.23). “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. (1 Coríntios 6:12).
O ilícito será sempre ilícito, nada poderá mudar isso. O mais difícil na caminhada cristã é saber quando algo que até é lícito não nos convêm.

Quantos autenticam (literalmente) sua fé todos os dias nas filas de lojas lotéricas, porque “acreditam” que é seu momento de ficar rico. Fazem daquele ambiente sua religião (cujo deus é MAMOM- riqueza) e sua melhor forma de expressar sua fé. E nem por isso exercem uma fé que pode ser autenticada por Deus ou por suas manifestações divinas.

Os ambientes não autenticam a fé de ninguém é verdade. O que pode autenticar a fé é somente o doador da vida, aquele que sonda e conhece os corações.  Contudo não se pode ignorar que a sua fé legítima, sempre tornará legítimo o ambiente onde se procura expressar sua fé. É tolo pensar que a fé não se expressa em obras. Disse Tiago: a Fé sem obras é morta. Ou seja, se é morta, já não é mais fé. Morreu!

Ao entrar no templo, Jesus Cristo procura expressar sua fé, e o faz procurando um ambiente que seja condizente com sua fé e com o centro de sua adoração (Deus Altíssimo).  “Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores”.

Não se pode  estar num covil de lobos e salteadores e achar que o ambiente que frequentamos não tem qualquer conexão com nossa expressão de fé. Ele (O AMBIENTE) não autentica a nossa fé, mas diz muito a respeito dela. Pense num lugar onde ninguém é de ninguém. Onde se pode beijar na boca o marido de alguém ou mesmo cobiçar e concretizar em apertos e “amassos” extravagantes a mulher do próximo. Não vou me deter nessas listas, elas são espúrias demais para este espaço cujo tema é sexo, drogas e...(Deus sabe o que)

E Sobre o amor que revelamos em qualquer lugar. O que se TENTOU dizer aqui.

Cremos que nossa forma de demonstrar amor, especialmente em qualquer lugar e em toda e qualquer circunstância, pode autenticar e legitimar nossa fé.

A questão aqui é, por que utilizamos essa frase para legitimar nossa presença num lugar como o Santuário do Rock, a casa da veneração de Satanás e de suas hostes espirituais?

Usamos o amor quase sempre como um sentimento, e sendo assim manobramos com ele de acordo com nossos próprios interesses.  Isso não é bom! Chega a ser egoísta. Amor na Bíblia não é sentimento é um mandamento que procede do Coração de Deus.

Lembre-se que existem formas estranhas de amar, e coisas estranhas que amamos, expressões e formas de amor que quase sempre não autenticam a nossa fé (legítima). Quase sempre pecadores amam seus pecados. E nem por isso, esse “amor verdadeiro” os torna dignos diante de Deus.

Paulo escrevendo ao jovem pastor Timóteo (1 Tim. 6.10, 11) disse: – "Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão”. Nesse texto há dois amores, que tratam do assunto de uma forma absolutamente diferente uma da outra

Veja o que o texto afirma:  é amor.  Ao mesmo tempo em que é cobiça. O amor que expressamos em qualquer lugar, precisa ser suficiente para modificar o lugar em que estamos, ou o que estamos fazendo ali, é ver nascer em nós um amor pelo lugar, pelas coisas que estamos fazendo ali, e não um amor que autentica a nossa fé, que sem obras é morta.

Todos pecaram
Pecado = A ira de Deus
Jesus tomou sobre si a ira de Deus
para que você possa VIVER!
Não existe amor, sem que ao mesmo tempo exista a ira. Não existe amor sem ao mesmo tempo existir o mandamento que nos ordena a amar.

O amor de Deus e a Sua ira frequentemente andam juntos (Num 14:18; Rom 11:22; Heb 12:5) e verdadeiramente a ira de Deus é uma expressão do Seu amor (Sal 136:14-21). Repito: uma expressão do seu amor.

Se Deus não tivesse ira os Seus atributos seriam falhos. Se não houvesse a ira de Deus, Ele seria indiferente ao pecado, mostraria uma ausência de morais e aceitaria tolices e corrupção. Por Deus ser puro, necessariamente, Ele precisa odiar o que é impuro (A. W. Pink). Repito: Ele precisa odiar que é impuro.

Se você adentra um ambiente, ou mesmo um lugar e descobre que seu coração está irado. Não significa que você não ame os que ali estão ou que é incapaz de amar e de sentir compaixão por cada um deles. Sua Ira (bíblica) é o legítimo fruto de seu amor por eles. Sei que é difícil entender, por isso não é uma palavra para ingênuos e sim para gente madura.

Não é apenas Deus quem se ira em consequência do Seu amor, mas o homem também faz dessa maneira (Prov 13.24).

Uma definição da ira de Deus é a Sua santidade contra o pecado (Num 14:18). A própria ira de Deus testifica a Sua santidade (Sal 89:35) – por Ele jurar na Sua santidade, os inimigos de Davi foram castigados; Sal 95:11 – por Deus ser santo, os desobedientes à Sua Palavra foram mortos no deserto). O amor de Cristo é descrito sendo além de todo o entendimento (Efés 3:19), mas a Sua ira é derramada na tribulação (Apoc 6.16).

Quantos Benefícios se podem encontrar na Ira de Deus.  Ela Revela a imundícia do pecado. Devido a hediondez do próprio pecado o eterno Deus crucificou o Seu unigênito e amado Jesus Cristo (Rom 5:8).

Na cruz o amor e ira estão lado a lado. Veja o amor nos braços abertos, veja a ira nos cravos em suas mãos.

Ela Provoca o crescimento no temor a Deus (Luc 12:5; Heb 12:28,29). Ela Incita louvor a justiça de Deus (I Tess 1:10; Apoc 19:11). Estimula a evangelização aos que estão sem Cristo (II Cor 5:11).  Confirma a fé dos justos (Sal 58:10,11). Traz glória a Deus por intermédio de Jesus Cristo (Fil. 2:0,11).

Deus opera todas as coisas com a finalidade de receber toda a glória (Rom 11:36). A redenção traz glória a Deus através de Jesus Cristo. Só precisaria redenção se houvesse um preço a ser pago pelo pecado. Em Jesus Cristo a justiça e a paz se beijaram (Sal 85:10) com Deus derramando toda a Sua justa ira sobre Quem amava mais.

Se o amor não é assim. Então não é amor. Pode ser paixão, erotismo, cobiça, egoísmo ou qualquer outra idiotice que alguém chame amor. Quem pensa e age assim, faz isso para poder encobrir seus erros, acobertar seus pecados e acariciar suas imoralidades, isso nunca será amor, segundo a Palavra de Deus.

No mais é preciso dizer que:

"Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15.33).

Cuidado com o que ouves ou mesmo lê. Não seja um ignorante, que não ouve ou mesmo lê. Mas saiba se valer do filtro do Espírito Santo, para reter somente o que é bom. Existem pessoas que com seus modos sutis aprendem a arte de misturar o erro com a verdade. Oferecem veneno em uma taça de ouro.

Se é em Deus que você crê, lembre-se dos seus ensinos: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. (Salmos 1.1)

Condenando a nossa piedade e nossa forma de expressar fé dizem: “religiosidade não salva ninguém”. É engraçado como alguém pode dizer que religiosidade não salva ninguém, sem a consciência de que, é essa mesma religiosidade que o está CONDENANDO. 

Posso explicar.

Não pense que alguém que VAI AO TEMPLO do Rock, o faz sem que seu coração, se tenha rendido a deuses que não o SENHOR.

Primeiro, considere o ÍDOLO que o motivou a estar lá.  Sua franca e transparente idolatria, já o tornam um religioso. A religiosidade é nada mais do que o processo de conexão entre o Idólatra e seu ídolo. Não sei como não conseguem enxergar isso. Ou melhor, creio que sei: “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos”  (2 Coríntios 4.4).

Seguem o deus deste século, possuídos pela cega e absurda idéia de que não são “religiosos”. Assusta-me tanta ignorância, mas é compreensível.

Criticam os que estão procurando desenvolver na igreja sua forma de expressão e espiritualidade, sem levar em conta que na verdade estão, por outro lado, na outra ponta do reino espiritual, “adorando” seus ídolos, desenvolvendo sua forma de idolatria e religiosidade.

Deixe-me dizer o que Deus manda dizer:
“Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?” (Tiago 3:11). “Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce”. (Tiago 3:12).
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! (Isaías 5:20).

Imagino que se Kurt Donald Cobain, vocalista do Nirvana, estivesse a procura de algo mais do que sua vida vazia, onde nós diríamos que Ele deveria procurar? Nos templos e nas arenas do Rock? Lá ele esteve por toda sua vida, e vida por lá não encontrou. Em 8 de abril de 1994, Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle. Gostaria muito que uma geração diferente o tivesse “assediado”, ou mesmo confrontado, para que ele encontrasse outro caminho, mas isso não aconteceu.

O vocalista da banda Charlie Brown Jr., Alexandre Magno Abrão, o Chorão, foi encontrado morto em seu apartamento na madrugada do dia 6 de março. Chorão tinha apenas 42 anos. O que faltou? Lembram-se: Morreu numa noite de domingo (8/9) o baixista do Charlie Brown Jr., Champignon. O músico foi encontrado morto no início da madrugada de uma segunda-feira (9/9), em seu apartamento, na zona oeste de São Paulo.

Na verdade eu creio que faltava vida. Não faltaram ídolos, templos e tudo mais que a religiosidade devotada ao deus deste século lhes pode oferecer.

O que Deus espera de um Cristão diante disso?
“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação”. (1 Tessalonicenses 4.3).

“Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação”. (1 Tessalonicenses 4:7).

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. (Hebreus 12:14).
Não se iluda: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. (Mateus 7:21). Entre o DIZER e o FAZER há um abismo imenso.

Dizer que é um crente ou coisa do gênero, não quer dizer nada. Alguém pode até dizer que é pastor, e isso não significar nada. Pode ser este o meu caso, dizem que eu sou pastor, e isso apenas dito, pode não significar nada. São necessários aqui mais do que palavras.

“Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”. (Tiago 2.18).

Considere: “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”. (2 Pedro 2.1-3).

É preciso falar de amor e considerar o juízo:
“Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente”. (2 Pedro 2.4-6).
Tenham juízo minha gente! Exercitem o temor do Senhor.

Digo isso porque amo a todos que precisam ler e buscar discernimento sobre as exortações Bíblicas contidas neste texto. Se não amasse a todos, não investiria meu tempo com vocês.

Não espero que esse amor seja recíproco, só me reservo o direito de lhes expressar o meu verdadeiro amor.
“Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez conscienciosa.”  (Martin Luther King).
É assim que vejo e sinto: “Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida”. (1 Timóteo 1.5)

Que Deus nos mostre a cada dia o seu Reino de Luz!

A GRANDE CORRIDA CRISTÃ






A GRANDE CORRIDA CRISTÃ - Hebreus 12.1-3
1 - Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,
2- fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.
3- Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas. (Hebreus 12:1-3).
Preparar-se para uma grande corrida requer muito esforço, empenho e dedicação. Muito mais do que isso, para correr a grande corrida da Vida Cristã será preciso:

I – INSPIRAÇÃO (v.1)
“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande  nuvem de testemunhas....

1)    É certo que autor se refere aos grandes homens do passado:

a)    Hb 11 (Enoque – v.5)
“E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou”. Gênesis 5.24

b)    Hb 11 (Noé – v. 7)
c)    Hb 11 ( Abraão – v.8),
d)    Hb 11 (José – v. 22,
e)    Hb11 (Moisés – v. 24)

      2) Corredores Contemporâneos Seus. Quem é sua inspiração nessa atualidade?

É tempo de compreender que a melhor maneira de construir o presente é valorizando o passado (ex. corrida de bastão)

Você se lembra? - Depois de conseguir a quebra do recorde sul-americano na semifinal, com a marca de 42s29, a equipe brasileira do revezamento 4x100 m rasos decepcionou na final do Mundial de Atletismo, em Moscou. Brigando pela medalha de prata, o time verde e amarelo deixou o bastão cair na passagem da terceira para a quarta atleta. Nos últimos cem metros da corrida a vitória do Brasil caiu por terra, porque deixaram cair o bastão.

E Você vai deixar cair ou vai levar adiante este “bastão”?

Não removas os antigos limites que teus pais fizeram (AC). Provérbios 22.28.

Não mude de lugar os antigos marcos que limitam as propriedades e que foram colocados por seus antepassados. (NVI).  Provérbios 22.28

II – QUALIFICAÇÃO (v. 1)


                           “... Desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia...”

São muitos os embaraços pelo caminho:

1)    Lícitos = “Peso” – lícito mas não convém (1 Co 10.23)

“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”.  (1 Coríntios 10.23).

2) Ilícitos =“Pecado”

A corrida cristã é uma corrida contra o pecado:

largada (livre da condenação do pecado),

percurso (livre do poder do pecado),

chegada (livre da presença do pecado)

É tempo de chorar pelos pecados que nos embaraçam – superficialidade devocional, a morte da paixão evangelística, descaso com o discipulado, a frouxidão ética...

III – INTEGRAÇÃO    (v. 1)


                            “...corramos....”

1)    Não é uma corrida solitária, é solidária – Fp 1.27

“Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. ( Filipenses 1:27).

2)    Não é uma corrida independente, é interdependente – 1 Co 12.21

“E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós”. (1 Coríntios 12.21).

É tempo de reafirmar que nós somos um time formado por Jesus que só experimentará a vitória se fizer da unidade um valor diário inegociável....

IV – DETERMINAÇÃO (v. 1)

                                “... com perseverança...”

A interessante frase de Ronaldo Luís Nazário, o fenômeno. Quando muitos duvidaram que o craque voltasse a jogar futebol. Em uma entrevista ao apresentador Galvão Bueno, ele respondeu às críticas declarando: "Diga às pessoas que o guerreiro está ferido, mas não está morto".

Não estamos no mundo como turistas, mas como atletas da melhor e maior de todas as seleções, verdadeiros guerreiros na qual a palavra de ordem é determinação, disciplina, garra, foco, objetivo, sonho = perseverança!

É tempo de ligar o sinal de alerta para perguntar – “o rol dos desistentes não tem crescido mais do que o rol dos permanentes”?

V – ESPECIFICAÇÃO (v. 1)

                           “... a carreira que nos está proposta...”

1.    Plano pessoal: Individualmente cada crente precisará servir no dom que do Senhor recebeu: “pessoas certas, nos lugares certos, pelas razões certas” .

Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
1 Pedro 4.10

2.    Plano comunitário: Cada igreja precisará cumprir os propósitos de Deus para a vida da Igreja com identidade local e própria.

O que temos visto nos últimos anos, é que sempre houve uma igreja evangélica da onda e sempre houve um número enorme de igrejas imitando ou copiando está igreja da onda; só que a onda passa e as igrejas que a seguiam acabam entrando num caminho de crise pela falta de uma identidade local e particular.

É tempo de discernir, afirmar, aperfeiçoar a identidade conferida por Deus (“o jeito “particular” de ser Cristão” ).

“Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis”. (1 Pedro 4.18).

VI – CENTRALIZAÇÃO (v. 2-3)

“Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas”.

1) A carreira cristã é a corrida da fé em JESUS:

ELE é o autor e consumador da fé: ELE nos colocou na igreja, nos mantém na igreja, nos aperfeiçoa na igreja, nos usa na igreja e, por fim, nos levará para onde está = para perto do seu trono = sairemos, assim, da sua igreja militante para a sua igreja triunfante.

CONCLUSÃO (v. 3)

“Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas”.

Sobre a Igreja Institucional, alguém disse certa vez:

“Esta é uma grande e velha nave. Ela range, balança, rola, e às vezes faz com que a gente queira vomitar. Mas ela chega ao destino. Sempre chegou, sempre chegará, até o fim dos tempos. Com ou sem você*”.

* James Farl Powers (J. F. Powers), Wheat That Springeth Green – citado por Philip Yancey – IGREJA por que me importar?

Você deseja correr bem a Carreira da Vida Cristã?

1) Valorize sempre quem já correu e concluiu a sua prova com êxito (inspiração)
2) Honre a corrida, empenhando-se em ser o melhor corredor que você pode ser (qualificação)
3) Participe do esforço de todos para manter a unidade do time (integração)
4) Mantenha-se firme no percurso mesmo quando a prova aparentemente se mostra perdida (determinação)
5) Assuma sua posição com alegria (especificação)
6) Mantenha seus olhos fixos em Jesus. (Centralização).


TUDO ISSO é “para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas”.

TESOUROS NOS CÉUS

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.  (Mateus 6.19-21).

2- DEUS ACIMA DE TUDO

Que devemos buscar a Deus acima de todas as coisas (Deuteronômio 6:5) é claro para todo cristão, pelo menos em tese. Que devemos entregar nossas vidas nas mãos de Deus (Salmos 37:5) também é claro.

Que o coração é parte da nossa vida a ser entregue ninguém duvida.

Por que então temos tanta dificuldade de realmente viver isto?

O que mais te atrai?

3- ONDE ESTÁ SEU CORAÇÃO?

O que chama a sua atenção, onde está seu coração? O que tem atraído você? O que é o tesouro?

A resposta pode até parecer difícil, mas é muito simples:

4- “... Onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.  (Mateus 6.19-21).


Nosso tesouro está onde estão nossas expectativas, onde está depositada a nossa confiança. Está onde construímos nosso futuro. Nosso tesouro se torna aquilo pelo qual somos capazes de dar nossa vida e investir o melhor que temos e possuímos. É aquilo que nos custa tão caro, que não seríamos capazes de viver sem ele. Por isso, quando abandonamos o Senhor e deixamos de viver nossa aliança ao lado dele, estamos na verdade mostrando onde de fato está nosso coração.

5- O QUE ATRAI SEU CORAÇÃO?

O que você mais dá atenção?

6- PRIORIDADES: Onde estão as suas prioridades?

O que você constantemente está falando?

7- ATENÇÃO MULHERES!

8- ATENÇÃO HOMENS!

“Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Mateus 12.34b

Observando um pouco mais atentamente a nossa
sociedade moderna, percebe-se claramente a influência que o dinheiro exerce sobre as pessoas, e como a ganância e a cobiça imperam.

9- A SOCIEDADE PARECE SER REGULADA PELA CARTILHA DINHEIRO.

A sociedade impõe às pessoas, implicitamente (ou seria explicitamente?), um estilo de vida em que acumular bens e correr atrás da prosperidade material é o que conta.

Os que seguem essa filosofia logo se deparam com as consequências dessa escolha. Os relacionamentos com as pessoas, a família, a ética e a moral, o bom senso e, muitas vezes, os princípios e valores fundamentais são sacrificados porque a ganância por riquezas foi colocada em primeiro lugar.

É assim que tem surgido no mundo um tipo de gente que assusta.

10- GENTE TÃO POBRE,  QUE NÃO TEM MAIS NADA ALÉM DE DINHEIRO.

11- "Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos". (Eclesiastes 5.10).

Mais cedo ou mais tarde, sendo ou não bem-sucedidos no propósito de acumular dinheiro e bens, percebem que estão correndo em vão, atrás de um objetivo vazio.

12- CORRER ATRÁS DO VENTO CANSA E O QUE É PIOR, ENTOPE SUAS VEIAS DE VAZIO.

13- “Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento...”.   Eclesiastes 2.11

Pessoas assim, quase sempre descobrem que realmente estavam à procura de uma vida significativa, relevante, uma vida de contentamento, ou seja, algo que o dinheiro não pode oferecer.

14- "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". ( Lucas 12.15).

O Senhor Jesus ensinou a seus discípulos que onde estiver às riquezas do homem ali também estará o seu coração. Muitas pessoas hoje afirmam amar a Cristo. Alguns dizem ser capazes de dar suas vidas em favor do testemunho que prestam a Deus a respeito de Jesus Cristo. Não quero de forma alguma lançar dúvida em você sobre seu amor pronunciado por Cristo. Mais uma pergunta preciso fazer: Onde está o teu coração? Será que realmente ele está em Deus e em sua obra. Pois muitos casais dizem se amar mesmo estando em traição um com o outro.

O homem adultera e diz amar sua esposa mesmo quando existe outra pessoa em sua vida.

UM HOMEM ASSIM PRECISA ARREPENDER-SE PELA DUREZA DO SEU CORAÇÃO.

PRECISARÁ ORAR AO SENHOR COM FÉ E DIZER:

15- SENHOR REMOVA A DUREZA DO MEU CORAÇÃO.

Jeremias o profeta escreveu:

16- O CORAÇÃO É MAIS ENGANOSO QUE QUALQUER OUTRA COISA.  JEREMIAS 17:9

A pergunta que o Senhor faz através do profeta é preocupante: Quem o conhecerá?

Não é fácil saber o que se passa no coração de um homem. Creio que você já deve ter se assustado com alguma coisa que viu alguém fazendo.

17- SE QUISER POR A PROVA O CARÁTER DE UM HOMEM DE-LHE PODER.  Abraham Lincoln.

18- Caráter – Você sabe o que significa?

"O caráter determina como uma pessoa usa a sua inteligência". Um homem vai agir nas oportunidades que se apresentam e reagir às circunstâncias de acordo com seu caráter, que é moldado por seus valores. Por isso, é muito importante que uma pessoa defina conscientemente seus princípios, valores e convicções, pois disso depende a sua vida.

19- "Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida". Pv 4:23

20- GUARDE SEU CORAÇÃO DA AVAREZA.

Avareza é a incapacidade de dividir, de compartilhar algum bem ou algum dom. É quando se retém algo que serviria para o bem de outrem.

A avareza foi chamada de idolatria também por causa daquilo que os bens produzem em nós em termos de consolo e conforto em relação ao futuro.

21- Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a GANÂNCIA (avareza), que é idolatria. Colossenses 3.5

22- SOU CRISTÃO IDOLATRIA NÃO!

23- A ganância escraviza e aprisiona. É um enorme cativeiro.

É fato que o homem naturalmente tem seu caráter corrompido. A ganância é definida na Bíblia como pecado (Ef 5:5). Ela já está lá no coração do homem.

É para despertar os santos que o Próprio Senhor Jesus Cristo disse:

24- VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO. Mateus 6.24

Observando a História da humanidade, em qualquer época, em qualquer lugar, percebe-se como a ganância está presente, e o estrago que causa. Quantos homens foram consumidos pela ganância. Veja um exemplo do que o homem é capaz de fazer, movido pela ganância:

25 - GENOCÍDIO DA TRIBO SHASTA

Corria o ANO DE 1851. Fazia apenas um ano que a CALIFÓRNIA se tornara um estado dos Estados Unidos. Mas nos inexplorados rios da região havia sido descoberta uma substância amarelada e reluzente, um metal que domina os homens e os transtorna completamente: o ouro.

O órgão do governo que cuidava dos interesses indígenas enviou ao lugar três expedições. Uma delas era chefiada por um homem chamado:

26- CORONEL REDDICK MCKEE. Esse grupo chegou ao norte da Califórnia, subindo pelo rio Klamath, e se fixou no Vale Scott, habitado pela tribo shasta. Os índios, que já haviam tratado amistosamente os poucos garimpeiros que haviam aparecido por lá, deram uma calorosa acolhida à expedição. Ao contrário de outras tribos, que eram mais hostis, o povo shasta era amável e manso, simples e confiante.

O Coronel McKee promoveu um encontro com eles a fim de elaborarem um tratado em que se estabelecessem os direitos deles, já que, como o governo previa, outros garimpeiros viriam - em número cada vez maior - devido à descoberta do ouro.

Três mil guerreiros da tribo atenderam à convocação, e acamparam-se nas proximidades do Forte Jones.

Afinal, eles encerraram as negociações e firmaram um acordo que foi assinado por treze líderes da comunidade indígena, mais o Coronel McKee e outras testemunhas.

- Agora quero convidá-los para participarem de um banquete conosco! - falou o coronel aos índios, por meio de um intérprete. Teremos aqui o que chamamos de "churrasco". Queremos servir-lhes um farto almoço para selar nossa amizade.

Alguns índios não compareceram ao churrasco. Não confiavam no homem branco, e muito menos no Coronel McKee. Mas a maioria da tribo foi. E aqueles milhares de índios se enfileiraram junto às longas mesas onde cada um recebia seu prato com pedaços de carne e pãezinhos. Depois, sob um sol de outono, sentavam-se ao chão para comer, formando pequenos grupos. Foram poucos os que notaram que seus anfitriões, os homens brancos, bem como algumas mulheres índias que eram casadas com garimpeiros, não estavam comendo nada.

No dia seguinte, um médico que viajava numa diligência que passou pela região viu, ao lado da estrada, umas figuras de forma estranha. O cocheiro parou o veículo, e o doutor desceu apressado. Imediatamente constatou, horrorizado, que aqueles "montinhos" que avistara eram pessoas mortas. Mas o que viu em seguida, quando levantou os olhos para a estrada, deixou-o horrorizado: centenas e centenas de índios mortos caídos ao longo do caminho, os corpos ainda contorcidos pela agonia sofrida.

Inicialmente, ele achou que as mortes tivessem sido causadas por algum tipo de peste.

Mas, na verdade, eles haviam morrido quando regressavam para casa, após o "churrasco", onde haviam comido carne e pão envenenados com estriquinina.  (A estricnina é um alcalóide cristalino muito tóxico. Foi muito usado como pesticida, principalmente para matar ratos).

Antes do anoitecer, o médico e outros viajantes encontraram mais três mil corpos. Tyee Jim, um dos poucos índios que haviam escapado, ajudou a sepultá-los.

27-  O fato foi noticiado no Jornal Alta News, da cidade de Alta, Califórnia, no dia 5 de novembro de 1851. Não foi realizado nenhum inquérito sobre o caso. Os mansos índios da tribo shasta tinham sido massacrados. Afinal, na época da chamada "corrida do ouro", na Califórnia, era mais simples destruí-los do que se preocupar com tratados e com os direitos territoriais deles.

O massacre da tribo shasta foi um crime hediondo, mas é apenas uma pequenina parcela do mal que Satanás tem semeado no mundo desde os primórdios dos tempos. E muitos desses males acham-se relacionados com a ganância por riquezas. Quem não estiver atento a essas coisas, pode até ignorar um versículo bíblico: "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males".

O Senhor Jesus nos deixou um alerta:

28- "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância..." Lc 12:15ª

Paulo em seu ensino doutrinário e consistente disse:

29- “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.  (1 Timóteo 6:9-10).

Mesmo nos dias do Senhor Jesus, Ele precisou orientar os seus discípulos sobre “os Ladrões que Minam e Roubam”.

30- "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam..." [Mateus 6.19-21].

Podemos ter o mundo inteiro dentro da nossa carteira, mas esta não nos garante a felicidade, não nos permite comprar a paz, a amizade, não nos livra de sofrimento, de angústia, não nos resguarda da escuridão, não nos protege da solidão nem da morte. Obviamente que viver dignamente implica bens materiais, mas sem extremismos. A ganância faz-nos mal, obscurece o essencial. Em função de números, de novo, sacrificamos a dignidade humana ao capital, acumulação desmedida, além das necessidades básicas, centrados na riqueza como um fim em si mesmo e não como meio facilitador.

 Na nossa carteira cabem notas, fotos, documentos e até memória, mas não cabem pessoas, sentimentos, o olhar de um rosto, de uma presença amiga, não cabe o toque, o sorriso, um aperto de mão, a força de um abraço, um beijo, o carinho de um afago,

31- EM QUE CONSISTE A VIDA?

Mas, se a vida não consiste na quantidade dos seus bens, então, em que consiste?

Muita gente tem muita coisa a dizer sobre a vida:

32- A ARTE DA VIDA CONSISTE EM FAZER DA VIDA UMA OBRA DE ARTE. Mahatma Gandhi.

33- O sentido da vida consiste em que não tem sentido nenhum dizer que a vida não tem sentido.  - Niels Bohr.  (Niels Bohr (1855-1962) foi um físico dinamarquês).

Com simplicidade e com muita verdade o Senhor Jesus nos disse que a vida só ganha sentido em Deus.

34- Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.  Mateus 6.33

Se eu cumprir o propósito de Deus em minha vida, é certo que ela será bem sucedida.

Estamos cercados de todos os lados de arrogância, orgulho e egoísmo, esses são os resultados do pecado.

Dos céus chega a voz falando com um mundo atormentado, destruído: 

35- “Aconselho-te que de mim compres ouro puro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha de tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas… (…) Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” – (Apocalipse 3.18 a 20).

36- Onde está seu tesouro? 

37- No banco?

38- Na garagem?

39- No espelho? 

40- Ou você está guardando seu tesouro no céu?

O problema não é ter o desejo de vencer e galgar uma vida melhor, o problema é quando colocamos nosso coração em coisas passageiras, esquecemo-nos de buscar as eternas.

O profeta disse:

41- A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Lm 3.24

O que todos precisamos aprender é que existe uma tremenda diferença entre nossas vontades e nossas necessidades! Temos a promessa de Deus que Ele atenderá estas, mas em parte alguma do Novo Testamento há a promessa que Ele garantirá aquelas.

Ele nos assegura suprir todas as nossas necessidades:

42- "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." [Filipenses 4:19].

Em seu ensino complementar aos seus discípulos, mostrou-lhes como viver debaixo dessa graça que supre:

43- “Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabem, aonde não chega ladrão e a traça não rói”. (Lucas 12.33).

Errado está quem interpreta as palavras de Jesus como renúncia aos bens materiais e como defesa da indigência das pessoas. Pelo contrário, o desafio a fazer bolsas que não envelheçam, é forte apelo à partilha solidária, a tratar o próximo com delicadeza, e sobretudo os mais pobres. Aquilo que fizerdes aos meus irmãos mais pequeninos é a Mim que o fazeis.

Dai-lhes vós de comer.

Como Eu fiz fazei vós também.

O primeiro mandamento: amar a Deus. O segundo decorre do primeiro: amar o próximo como a si mesmo.

“Onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração”.

Dentre tantas coisas que devemos fazer aqui, na Terra, para a nossa felicidade eterna, uma delas é desconhecida pela maioria das pessoas: fazer tesouro nos céus que nunca acabe. Há indivíduos que têm mais de um emprego; outros se esforçam para conseguir juntar um pouco mais; há gente preocupada com a velhice e, por isso, começa a adquirir bens para conseguir manter-se. Tudo isso é certo, mas Jesus falou sobre fazer tesouro nos céus.

44- “E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.    (Lucas 14:12-14).

Se fores recompensado somente na ressureição dos justos, então terás certamente JUNTADO para você Tesouros no Céu!

45- Como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve de menos.   2 Coríntios 8.15

 É preciso que o nosso tesouro seja Deus e que o nosso coração esteja em Deus. Esta é a garantia que a nossa vida não será em vão.

QUEM ESPERA ALCANÇA A VITÓRIA


INTRODUÇÃO:

1) QUEM ESPERA ALCANÇA A VITÓRIA

2)    Todos nós, no dia-a-dia vivemos em uma constante espera.

3)    Quando criança, esperamos crescer,

Depois que crescemos e nos tornamos adultos, aprendemos que esperar será parte das responsabilidades que um adulto deve desempenhar.

4)    Esperar terminar os estudos e graduar-se, pós graduar-se ou não,

5)    Esperar um emprego,

6)    Esperar encontrar a pessoa ideal para casar,

7)    Esperar na fila de um banco

8)    Esperar no ponto de ônibus.

9)    Esperar até mesmo para nascer, esperamos nove meses.

Enfim, vivemos em uma interminável espera e, quando somos cristãos, esperamos alcançar o mundo com o evangelho de Cristo e esperamos a volta de Jesus.

Esperar, não é cruzar os braços e se conformar com o que se tem, mas agir, estar em ação!

10) Esperar no Senhor é mais do que trabalhar sob um ponto de vista físico, porque na corrida entre essas esperas, comumente nos cansamos.

Portanto, esperar no Senhor é buscá-Lo como prioridade, é voar, correr e andar, sem se cansar!

TEXTO BASE: Isaías 40.29 – 31.


29 - Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
30 - Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
31- Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.   (Isaías 40.29-31).


I – O VIGOR DA VIDA

A) No princípio parece que o homem tem um pouco de esperança na sua força física, isto por que:

1. Na juventude, o ser humano dispõe de maior energia possível;

12) a) Energia para o esporte – seleções de futebol, de vôlei contratam atletas jovens;

b) Para o trabalho, que requer maior agilidade, etc.

2. As enfermidades não são tão frequentes;

13) É o período da Águia e 

14) Não do Condor.

3. Os jovens são a materialização desde fato. O sábio Salomão já dizia em

15)  “A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos nos seus cabelos brancos”.   Provérbios 20.29

B) Em detrimento de tudo isso, os jovens fracassam.

1. Podem até tropeçar e cair.

a) Toda força humana é severamente limitada.

b) Apesar de possuírem todo o gás da juventude, muitos se tornam vítimas do desânimo, das drogas e caem – viram trapos humanos.

c) No princípio alguns podem até mesmo confiar em seu caráter puro e imaculado.

1. O jovem por desconhecer muita coisa pode se achar um gigante espiritual;

a) À medida que o tempo passa, ele também passa a ver que isso tudo é ilusão, é refugo.

2. Muitas coisas são perdidas nesta fase, por causa da debilidade do corpo e do espírito.

II - A MERA FORÇA FÍSICA NÃO PODE NOS LEVAR AS ALTURAS ESPIRITUAIS. 

A) A simples disposição física, o poder humano pode levar o homem:

1. Ao orgulho;

2. Ao egoísmo;

3. A desconfiança em Deus.

B) Isaías apresenta os jovens como sinônimos de força, de sucesso, mas logo em seguida, mostra a queda e o fracasso do homem sem Deus.

A fase da juventude é a mais linda da vida, os que a vivem quase não lhe dão atenção, depois que a perdem passam o resto da vida se lembrando dela. É a época em que os jovens fazem as mais importantes decisões e também as piores.

C) Diante da grandeza de Deus (ver Isaías 40.15, 28) a força das nações não é nada.

17) Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima. (Isaías 40.15).

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.  (Isaías 40.28).

D) Paulo já dizia que tudo sem Deus, o conhecimento, a força é lixo (Filipenses. 3.8).

18)  “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo”. (Filipenses 3.8).


III – A ESPERA NO SENHOR – EM QUE CONSISTE? 

20) ‘Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.   (Isaías 40.31)

A) Esperar no Senhor é uma forma de exercer fé.

1. Este texto está relacionado com a espera dos exilados em Deus. Eles estavam definhando no exílio e Isaías clama que os que esperam no Senhor com fé, verão o cumprimento da promessa.

B) Esperar no Senhor é buscá-lo com sinceridade e com isso obter:

1. Sabedoria e força;

2. Aguardar com paciência a direção divina.

C) Esperar no Senhor é o contraste com as queixas e petulâncias – é descansar nEle.

IV - RECEBER NOVAS FORÇAS (Isaías 40.31). 

22) ‘Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.   (Isaías 40.31)

A) A vida cristã é um processo constante de receber da parte de Deus e de dar a Deus.

1. Se gastam forças no serviço do Mestre, sempre há uma provisão de graça e vitalidade daquele que não conhece cansaço;

2. Os que não recebem forças cairão num estado de fraqueza tamanha que não lhes permitirá servir ao Senhor.

B) como podemos receber força do Senhor (?):

1. Culto matutino e vespertino, culto de oração.

2. Leitura e meditação da Bíblia.

a) Estes subirão e galgarão as alturas da vida espiritual.

C) Isaías compara esta força como a da águia que se remonta vez após vez sem aparentar dificuldades. A mesma coisa acontece com o cristão.

23) - Ilustração: “Alguma vez você já pensou aonde vão as águias quando a tormenta vem? Aonde é que elas se escondem? Elas não se escondem. Abrem suas asas, que podem voar a uma velocidade de até 90 km por hora, e enfrentam a tormenta. Elas sabem que as nuvens negras, a tempestade, e os choques elétricos podem ter uma extensão de 30 a 50 m, mas lá em cima brilha o sol. Nessa luta terrível podem perder suas penas, podem se ferir, mas não temem e seguem em frente. Depois, enquanto todo mundo fica ás escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima”.

1. Voar alto sempre a descoberta de novos horizontes;

24) -  Ultrapassar, como a águia, as tempestades da vida, as nuvens escuras da incerteza;

3. Quando o homem não está em Cristo ele pode até voar alto como o urubu, mas estará olhando sempre para baixo – as desgraças humanas.

E) Os cristãos têm o privilégio de progredirem continuamente de graça em graça e de vitória em vitória (I Coríntios 15: 57; II Coríntios 2:14).

1. Se buscarem força sobre força, o progresso será constante. Surgem metas sempre mais elevadas e finalmente o cristão chega ao prêmio do supremo chamado de Deus em Cristo Jesus

25) - “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3.14).

2. E, finalmente o verso de I João 2.14 será uma realidade na vida de cada jovem:

26) -  “...jovens eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno.”

CONCLUSÃO:

A) A força do jovem, o vigor da vida – É esperar no Senhor!

B) Apesar deste acúmulo de vigor e energia os jovens se cansam;

C) A mera força física não pode levar as alturas espirituais;

D) Esperar no Senhor é:

1. Exercer fé;

2. Buscar o Senhor com sinceridade;

3. É descansar nEle.

E) Como receber novas forças?

1. Leitura diária da Bíblia e oração pessoal;

27) - Assim se manifestam os JOVENS FORTES.