DESCULPAS PARA NÃO SERVIR A CRISTO

DESCULPAS PARA NÃO SERVIR A CRISTO
Texto: Lucas 14.15-24
15 Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: "Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus".
16 Jesus respondeu: "Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas.
17 Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: ‘Venham, pois tudo já está pronto’.
18 "Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: ‘Acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me’.
19 "Outro disse: ‘Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me’.
20 "Ainda outro disse: ‘Acabo de me casar, por isso não posso ir’.
21 "O servo voltou e relatou isso ao seu senhor. Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: ‘Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos’.
22 "Disse o servo: ‘O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar’.
23 "Então o senhor disse ao servo: ‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia.
24 Eu lhes digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’ ".    Lucas 14:15-24

Introdução:

Pessoas há que sempre apresentam desculpas quando não querem fazer algo.

“Quem quer fazer algo sempre encontra uma maneira. Quem não quer fazer sempre arruma uma desculpa”.

No texto lido certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas, mas ao receberem o convite, eles começaram, um por um, a apresentar desculpas.

Gostaria de desafiar você: SEJA MAIS FORTE, do que sua melhor desculpa.

Para não fazer as coisas INVENTAMOS 1000 desculpas.

Colocamos a culpa em tudo e em todos: Foi a humanidade que me destes.

Lembre-se: Quando você elimina as desculpas, passa a exterminar as razões pelas quais inventa desculpas.

Vejamos algumas desculpas que muitas pessoas utilizam para não servir a Cristo:

I – SOU MUITO PECADOR.

“...Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador”. (Lucas 5.8).

– A pessoa que não reconhece que está doente, não chamará o médico. Há esperança para tais pessoas, ao passo que não pode haver para os que se julgam perfeitos. Às vezes pensamos que somos piores do que somos: Moisés matou um homem. Paulo, principal pecador, Pedro blasfemou. Maria, a meretriz. O ladrão da cruz. Ele pode salvar  você, pois Deus é um Deus perdoador.

1.    Cristo veio salvar o pecador. - I Timóteo 1:15.
“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

2.    Cristo morreu para perdoar os pecados. – Romanos 5.6 e 8.
“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios...Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.

3.    Cristo morreu para nos purificar da Injustiça. – Isaias 1:18.
“...ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”.

II – TENHO MEDO DE FRACASSAR.

Se esta tem sido a sua desculpa até o dia de hoje, faça esta oração:


“Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem”. (Salmos 17:5).


Creia: “Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará”. (Salmos 121:3)


Se você se utiliza do medo de fracassar como desculpa pense: Que diremos de uma criança começando a andar? Não vale a pena procurar andar?

1.    Deus tem prometido cuidar-nos e proteger-nos. – Isaías 41.10 - 13.
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão.
Quanto aos que pelejam contigo, buscá-los-ás, mas não os acharás; e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão.
Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei”.
(Isaías 41.10-13).
CHEGA! Tome hoje uma decisão: CHEGA de Desculpas.

BASTA! Decida hoje dar um basta nessas desculpas que atrapalham sua vida com Deus.

Não consegue? Talvez você ainda esteja refém de algumas outras desculpas. E quem sabe ainda precisa ser libertar delas para servir a Cristo.

Dentre as muitas desculpas que algumas pessoas se utilizam para não servir a Cristo encontramos uma muito desagradável:

III – OS CRISTÃOS SÃO TODOS HIPÓCRITAS.

Biblicamente o que sabemos é que somos responsáveis pela nossa situação, perante Cristo; quanto aos outros, não é de nossa alçada julgar.

“Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar”. (Romanos 14.4).

“Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”. (Romanos 14.12)

O que é que você tem com a vida dos outros.

“Ora, vendo Pedro a este, perguntou a Jesus: Senhor, e deste que será? Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu. (João 21:21-22).

Se você der conta da sua vida, já terá dado conta de muita coisa.

Chega de desculpas, peça Perdão. Já está na hora de você servir a Jesus.

Em último lugar e não menos indescupável:

IV – AINDA É CEDO, TENHO MUITO TEMPO PELA FRENTE.

Quando é que se deve buscar o Senhor?

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. (Isaías 55.6).

Quais as virgens que puderam tomar parte nas bodas? As que estavam prontas. E você está pronto? – Mateus 25.

A juventude é o melhor tempo para servir o Senhor.

“Lembra-te também do teu Criador nos dias da
tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento” (Eclesiastes 12:1).

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações”. (Hebreus 4.7).

Deixo aqui um desafio para você: Troque a justificativa pela iniciativa. Abandone suas desculpas.

Um comentário: