A VIDA, A CARREIRA E O MINISTÉRIO


Hoje minha tarefa aqui é muito difícil. Foi me dado o privilégio de trazer-lhes o sermão deste último culto com corpo presente do Pr. Belardin de Amorim Pimentel.

Não creio ser fácil para nenhum pregador cumprir tarefa tão grandiosa.

Creio que a grande maioria das pessoas que está aqui conhecia bem o Pr. Belardin. Um verdadeiro servo de Deus.

Recebi um depoimento sobre o Pr Belardin de alguém que o conheceu quando ainda estudante de Teologia: “Moramos juntos no STBSB de 1959 a 1962. Há mais de 50 anos, sou testemunha de seu caráter sem jaça e sua lealdade à vocação que abraçou até o fim”. José Roberto Britto.

Com um depoimento de alguém que conviveu com o Pr. Belardin pelo lado de dentro de sua vida, desejo iniciar minha reflexão tomando por base o texto bíblico que nosso querido pastor abraçou por sua divisa ministerial.

ATOS 20.

18. E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,
19. Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram;
20. Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas,
21. Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
22.E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer,
23. Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.
24. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
25. E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.
26. Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos.
27. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. 
(Atos 20.18-27).

Quando olhamos para a vida e história do apóstolo Paulo, percebemos um homem que se conduzia de maneira séria e honesta diante de Deus e dos homens. Quando ele fala a igreja de Éfeso, fala com autoridade dizendo que teve uma conduta verdadeira em todo o tempo. Em todo o tempo ele serviu ao Senhor com algumas posturas que destacamos:

1. Com humildade: Paulo abriu mão de todo conforto, de toda a sua intelectualidade por causa do Evangelho da graça de Deus. Ele deixou tudo e considerou o privilégio de ter estudado aos pés do grande sábio Gamaliel como insignificante comparado com o Evangelho. Ele passou a viver de maneira simples. Ele cultivou a humildade no coração.

2. Com lágrimas: como Paulo sofreu por causa do Evangelho de Jesus. De perseguidor passou a ser perseguido e na sua primeira pregação quiseram matá-lo. Então ele desceu a noite para Damasco escondido num cesto (cap. 9.25). Em Antioquia ele prega e é apedrejado até o ponto de pensarem que ele está morto (cap. 14.19).

3. Como provações e ciladas: Em Filipos juntamente com Silas é preso e os dois são açoitados com varas (cap.16.22 e 23). Em Jerusalém é preso e enfrenta o Sinédrio e depois é enviado como preso para a Itália (cap. 27.1). No processo de ida e vinda, alguns judeus intentam matar Paulo para eliminar o problema. Ele sofreu muito por causa do Evangelho de Cristo.

4. Com o testemunho em seu coração sobre a fé e o arrependimento em Cristo Jesus: Paulo não perdia as oportunidades de falar da bênção do Evangelho. Entrava numa casa e pregava, na praia pregava, na Sinagoga pregava, no Areópago para pagãos, ele pregava. Num encontro social, ele pregava. Na prisão em cadeias pregava a Palavra. Em nenhum momento da sua vida ele deixou de pregar o Evangelho da graça.

5. Com desprezo pelo terreno: Paulo diz que em nada tinha a sua vida por preciosa. Ele havia abandonado todos os prazeres da terra por amor a causa de Cristo. 

6. Com alegria na missão de pregar o Evangelho da graça: o desejo de Paulo na carreira cristã era pregar o Evangelho. Ele afirma esta realidade no vers. 24. Ele sonhava e respirava o Evangelho. A motivação dele era o Evangelho e ponto final. Ele disse que não estava pronto só para ser preso por causa de Jesus, mas a dar a sua vida por amor ao Evangelho de Cristo (cap. 21.13).

7. Com consciência tranquila da missão cumprida: ele disse que estava livre de qualquer coisa. E que nunca deixou de anunciar todo o conselho de Deus para os cristãos de Éfeso. 

Três frases despontam corajosamente neste testemunho da vida de Paulo: 

“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus”.

1)     a minha vida,
2)     a minha carreira,
3)     o meu ministério.

Atentemos para elas individualmente e procuremos descobrir alguns dos segredos da coragem e devoção de Paulo.

1)    A primeira frase é “a minha vida.” 
Paulo disse, “...em nada tenho a minha vida por preciosa ...” Ele aprendeu esta verdade do Senhor Jesus Cristo. Você lembrar-se-á que Ele disse aos Seus discípulos, “Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de Mim e do Evangelho, esse a salvará.” Ele também disse, “Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-Me.”

Paulo já foi crucificado e é Cristo quem vive nele. (Gl 2.20)

A sua vida Paulo não guardou para si. Ele a devolveu a Deus para ser usada para a glória de Jesus Cristo. Ele disse, “...em nada tenho a minha vida por preciosa ...” Há um princípio na vida espiritual que diz: o que quer que você guarde, você perde; o que quer que você dê, você possui para sempre.

As pessoas egoístas são sempre pessoas infelizes. Elas estão tão ocupadas a tentar conseguir obter mais que falham em desfrutar do que já têm. Quando você se dispõe a viver perguntando, “O que vou obter?” em vez de “O que posso dar?” perde todas as bênçãos emocionantes que Deus tem para aqueles que volvem as suas vidas para Ele. 

"A minha ardente expectativa e esperança é de em nada ser confundido, mas ter muita coragem para que agora e sempre, Cristo seja engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Pois para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro." Fl 1: 20,21.

Para que Paulo pudesse viver a vida que Deus planejou para ele seria necessário:

1. Fazer dos planos de Deus os seus planos
1.1 – era necessário que ele tivesse intimidade com Deus.
1.2 – era necessário que ele confiasse em Deus.

18. E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós, 19. Servindo ao Senhor com toda a humildade.

Podemos entender que o alimento de Paulo para uma vida de vitória em Cristo Jesus diante das mais terríveis tribulações e dificuldades, com toda certeza, era a maneira como Paulo encarava a vida que lhe tinha sido dada, para ser vivida, primeiramente não em seu beneficio próprio, mas para glorificar a Deus e torná-lo manifesto por meio de um viver santo e agradável a Deus.

Neste dia nos reunimos aqui para nos despedirmos do Pr. Belardin de Amorim Pimentel. E o que mais nos deve chamar a atenção no texto que foi escolhido para seu texto áureo é a expressão: “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa”.  A vida de um ministro não lhe pertence. A vida de um pastor é dedicada aos outros.

E como as pessoas percebem uma vida que não viveu para si mesmo.  Veja esse testemunho: “Louvamos a Deus pela vida do Pr. Belardin, um servo do Deus Altíssimo, que glorificou o nome do Senhor com a sua vida e muito nos marcou com seu ensino e testemunho firmados na Palavra de Deus”. Norma S. Rondon.

2)     Paulo usa ainda a segunda frase em Atos 20:24: “a minha carreira. Ele diz, “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira.

A palavra carreira sugere uma corrida em que Paulo é um dos corredores. Paulo usou muitas vezes ilustrações atléticas nas suas cartas, e esta é uma delas. Indubitavelmente ele tinha visto muitas vezes os jogos atléticos em várias cidades Gregas, e eles sugerem-lhe verdades sobre a vida Cristã.

 Uma das piores coisas que um corredor pode fazer é pôr-se a olhar para trás. Paulo escreve em Filipenses 3, “... esquecendo-me das coisas que atrás ficam ...” Mantenhamos os nossos olhos no alvo; certifiquemo-nos de que estamos a correr na raia que Deus nos atribuiu. Deixe o Senhor tomar cuidado dos outros corredores. Jesus diz-nos como procedeu com Pedro, “...que te importa a ti? Segue-Me tu.”

Paulo sabia disso: "Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra," 2ª Tm 2 : 4

Paulo queria acabar a sua carreira com alegria, e fê-lo. Lemos as suas palavras em 2 Tim. 4:7: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” Ele olhava para diante para ver o Senhor Jesus Cristo e partilhar a coroa da justiça. A corrida terminaria em breve, e o prêmio seria seu. Um dia a corrida findará para você e para mim. Você oderá dizer, “Tenho acabado com alegria a minha carreira?”

Para alcançar o êxito em sua carreira Paulo precisava:

2. Fazer do Espírito seu Guia.
2.1 – ter o Espírito como recurso em tempos de provações.
2.2 – ter o Espírito como recurso na tomada de decisões.

22.E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer,
23. Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.

No ministério de Cristo o pastor sempre dependerá da orientação do divino Espírito Santo de Deus.

Chamou-me a atenção nestas últimas homenagens prestadas ao Pr. Belardin, dois depoimentos escritos em sua memória:

“...Poucas palavras não descreveriam este homem de Deus”. Herizete Staneck.

“Palavras sempre serão inadequadas e insuficientes para descrever-lhe o caráter, a espiritualidade, a competência e a seriedade de sua liderança pastoral e denominacional”. Fausto Aguiar de Vasconcelos.

Homens guiados pelo Espírito Santo de Deus sempre deixarão marcas profundas em nossas vidas.

3)    A última das três frases que Deus usa em Atos 20:24 é “o meu ministério” – “o ministério, que recebi do Senhor.” A sua vida era uma dádiva de Deus. A sua carreira foi designada por Deus. Enquanto ele correu aquela carreira ele desejou, acima de tudo, cumprir o ministério que o Senhor lhe tinha dado.
“Dou graças aquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me considerou fiel, pondo-me no seu ministério, a mim que outrora fui blasfemo e perseguidor e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade; e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus." (1 Timóteo 1:12-14).

Cada um de nós tem um ministério a cumprir. Paulo escreveu ao jovem Timóteo, “cumpre o teu ministério.”  (2 Timóteo 4.5). Literalmente, isso significa, “realizar na tua obra as coisas que Deus te deu a fazer.” Cada um de nós tem um ministério especial do Senhor que ninguém pode fazer por nós. É o nosso ministério, que nos é designado pelo Senhor, e que somos responsáveis em terminar para Sua glória. Nós nunca devemos invejar ninguém por causa do seu ministério, porque a obra que Deus nos deu a realizar é igualmente muito importante.

Para dar Testemunho do evangelho da graça de Deus seria necessário a Paulo:

3. Fazer do evangelho seu estilo de vida.
“...o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (Atos 20.24).

3.1 – em todas as circunstancias (lugares, pessoas, momentos, etc).
3.2 – durante toda a vida (continuidade da proclamação).

20. Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas,
21. Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

24. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

Como será importante ao final de uma jornada ministerial encontrar bom testemunho dos que estão a nossa volta.

Nosso querido Pr. Belardin se mostrou assim.

Posso encontrar nas palavras desta irmã, a sua clara percepção sobre o testemunho de vida deste homem de Deus: “Feliz por termos tido a oportunidade de conviver e trabalhar com este Servo do Senhor que sempre deu seu testemunho lindo de vida e de fé”.  “Este foi o exemplo de pastor que tive em toda minha vida. Como ele queria ser como Jesus. Seu testemunho de vida e de trabalho na Obra do Senhor ficará eternamente marcado em nossos coracões”. Eneide Freitas Mullini.

Em outro depoimento pude ler: “Um servo de Deus exemplar, digno, consagrado, com uma longa folha de serviços ao nosso Deus”!!!  Edna Moraes.

Um servo que soube dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (Atos 20.24).


Conclusão 

A minha vida – a minha carreira – o meu ministério. Far-nos-ia bem repetir estas três frases no começo de cada dia, pois elas ajudam-nos a resumir a nossa experiência espiritual. 

Bom será querido ministro de Deus no final de sua jornada ministerial poder descobrir que SUA VIDA, SUA CARREIRA E O MINISTÉRIO, foram integralmente voltados a dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (Atos 20.24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário