SER IGREJA E ADORAÇÃO

Infelizmente em se tratando de música, existe em grande parte de nossos ministérios, uma "Liturgia" que associa a adoração congregacional exclusivamente com canções. Poucos líderes se preocupam com elementos de adoração a Deus que não seja a música. No livro de Atos, temos um exemplo de algumas dessas atitudes de adoração que, muitas vezes, são completamente distintas da música.

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." (Atos 2:42).

Aqui temos grandes elementos que precisamos incluir em nossa lista de necessidades de um ministério de Louvor & Adoração. Eles devem ser as prioridades absolutas em nossos grupos musicais, como também em nossa vida de adoração pessoal.

Vejamos o primeiro: a Verdade.

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, ..."

Precisamos compreender, antes de qualquer coisa, que verdade se distingue totalmente de leis e regras impostas por homens que buscam satisfazer sua necessidade de poder ou justiça.

Jesus sempre condenou a religião composta apenas de regras. Fez suas mais duras críticas, aos religiosos que baseavam sua adoração em leis injustas e rígidas. Conclamou o povo a uma única verdade simples, e a resumiu numa única frase: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." (Lucas 10:27). Pronto, está definido que a verdade bíblica se baseia em amor a Deus e ao próximo.

Vejamos o segundo: a Comunhão

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, ..."

Um dos ingredientes mais complexos da verdade de amar a Deus e ao próximo é a comunhão que ela exige de nós. Isso mesmo, a partir do momento que você coloca Deus no centro de sua vida, impreterivelmente o “próximo” virá junto com Ele. Passaremos então a usufruir a COMUNHÃO com os irmãos, fruto dessa centralidade e da verdade de Deus na nossa vida.

Vejamos o terceiro: o Serviço

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, ..."

O serviço traz propósito à adoração. Na verdade, adquirimos uma dupla responsabilidade quando assumimos a Verdade & Comunhão como peças fundamentais em nosso ministério. Além de louvar a Deus, a adoração nos impulsiona ao serviço ao próximo. A experiência de adoração que temos enche-nos de amor, e esse amor é levado aos que necessitam dele.

Por isso, adoração e serviço, estão intimamente ligados, um te leva ao outro, um não consegue viver sem o outro. Separá-los é como tentar distinguir o gás-carbônico do oxigênio enquanto respiramos, é algo impossível de se fazer apenas com o nariz.
"Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará." (João 12:26).
Jesus (Marcos 10:45) disse: "Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." É por isso que quando se via frente à multidão de pessoas que o acompanhava tinha "grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor." (Mateus 9:36). Seu ministério estava totalmente voltado às pessoas, era para elas (pessoas) que tinha vindo.

VIDA PLENA E MEIO AMBIENTE

Na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”. Romanos 8.21-22

O Tema que tem preocupado e vai ser alvo de estudos e palestras e até mensagens bíblicas dos Batistas Brasileiros neste ano de 2011, é o que diz respeito à VIDA PLENA E MEIO AMBIENTE. Se este tema e as discussões da sociedade em geral têm chamado a atenção de Governantes, de Juristas, de Educadores, e do próprio Ministério Público na preservação do meio ambiente, porque não preocupar também o Povo Batista Brasileiro, que é singularmente um Povo comprometido com os programas e anseios que visam o bem estar das pessoas? Toda a preocupação com este tema de importância tão destacada para a sociedade teve o seu nascedouro, podemos assim dizer, em uma das Conferências da FAO, que é um dos órgãos das Nações Unidas que objetiva cuidar de maneira muito especifica, dos problemas que dizem respeito a alimentação e também a agricultura, fatores fundamentais para o desenvolvimento dos povos.

Daí em diante, as Nações de modo geral começaram a voltar as suas atenções para as questões de criação dos animais, para as regiões onde se poderia cultivar de maneira próspera diversos plantios que viessem a promover meios de subsistência para amenizar a fome dos países, e, tudo isso deveria ser produzido nas zonas rurais das Cidades, Vilas e Povoados, todavia com um cuidado constante de se preservar os recursos naturais, sempre disponíveis no meio ambientes, tais como os mangues, a mata atlântica, as árvores de inúmeras espécies que estão situadas em determinados lugares das Cidades, e que se constituem em locais de absorção de carbono, de impurezas, locais que são verdadeiros pulmões ambientais e, como tais não podem deixar de ser preservados.

Hoje, umas das áreas do Direito, que tem sido muito debatida, e , tem requerido de muitos juristas e mestres, a realização de cursos e seminários, pois, é assunto do momento, é a especialidade do Direito Ambiental. Pois bem, o Povo de Deus, in especie, os BATISTAS, não poderia se calar, diante de tantos reclamos, verdadeiros gritos de preservação contra a destruição e o desmatamento que assola e destrói o nosso Brasil, e de maneira abrupta retira as defesas para o próprio organismo dos homens.

Precisamos ter como Povo Batista, a consciência de que o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis no ambiente em que nós vivemos, inseridos no contexto habitacional e de labor, têm de ser vislumbrados como a única forma de progresso possível, e todos esses fatores, nos demonstram a olhos claros , que os problemas advindos da exploração indiscriminada dos recursos naturais e das práticas predatórias em certas e determinadas culturas , em pouquíssimo tempo, inviabilizará o uso das terras e a extração desses recursos naturais e, lamentavelmente, se não houver preocupação e preservação, não poderá existir vida plena.

O texto do apóstolo soa como um grito profético, como um clamor asseverado há cerca de milênios atrás, e que nos dias atuais ecoa com força em todo o mundo, pois o que se pretende hoje é tentar redimir a sociedade e o povo de todos os lugares, do flagelo da corrupção, visto que a sede do homem é desmedida, de querer efetivar derrubadas de árvores, visando a qualquer preço o recebimento de lucro, do vil metal, sem pensar nas consequencias, mesmo à despeito da criação e da natureza estarem sofrendo, gemendo de dor, movida por uma angustia perturbadora, valendo dizer, que esses problemas tem atravessado os séculos, até os dias em que agora estamos vivendo. Que será de nossos netos e dos filhos de nossos netos, se este grito ecoado há tantos séculos, não tomar corpo e sejam coibidos todas as investidas cometidas contra a humanidade e o meio ambiente?
Nosso planeta tem sofrido a cada ano que passa, com a destruição insana pelo homem dos recursos naturais, de modo que não tem podido haver sustentabilidade, nem tão pouco vida plena, para o meio ambiente, vez que está sendo destruido, e todos sabemos que serão drásticas e imprevisíveis as consequencias que estão por vir. Temos de agir enquanto é tempo, com o fito de prover a sustentabilidade do meio ambiente , e esta não pode e nem deve ser apenas a meta buscada por qualquer indivíduo ou grupo que necessite de recursos naturais para sobreviver, mas , deve ser o objetivo e a meta dos batistas brasileiros para este ano de 2011.

Vamos nos esforçar para agir como povo batista com muito respeito à natureza e, tendo sempre o cuidado com o uso sustentável dos recursos naturais, precisamos envidar esforços para manter a biodiversidade local e evitar a erosão que destrói as áreas cultiváveis, pois, se assim fizermos, estaremos pondo em prática aquilo que é economicamente viável, e isto representa também manter, por muito mais tempo, a terra em condições de gerar riquezas e de prover o sustento das populações que dela dependem.

A vida plena só poderá ser obtida em termos ecológicos, se conseguirmos obter um resultado satisfatório para podermos garantir a sustentabilidade do meio ambiente, pois a observância deste aspecto, garantirá, antes de qualquer coisa, que a fome, a pobreza e a miséria sejam afastadas definitivamente e, com isso, estaremos coibindo e aniquilando a dura realidade que induz as pessoas a praticarem a exploração predatória dos recursos naturais disponíveis em determinadas áreas de nosso Brasil , da nossa Amazônia e do nosso Planeta.

É pois, com muita alegria que recebemos como Batistas Brasileiros, um tema tão sugestivo e desafiador, para que no decurso dos dias e dos meses de 2011, possamos desenvolver, discutir, debater e estudar, haja vista que esse era o desejo do apóstolo Paulo, quando escreveu : “Na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”. Romanos 8.21-22.

Temos de ter nobres propósitos para colocar em prática este tema tão desafiador neste ano de 2011, pois a esperança não podemos perder, neste ano a criação não será redimida mesmo do triste cativeiro da corrupção que grassa o nosso País e o Mundo, pois a sede de destruição dos homens é grande, até e principalmente com relação ao meio ambiente, mas, podemos nos esforçar para minorar tantas angústias e continuar gritando e clamando como Paulo o apóstolo. Sabemos também, que o meio ambiente por sua vez, ainda não produzirá vida plena, todavia, como batistas, vamos participar, vamos lutar, vamos reivindicar, agradecidos a Deus, porque temos algo maravilhoso, a vida plena, senão ambiental, mas, a vida plena nós já temos em Jesus.

Pr. Isaias Andrade Lins Filho
Igreja Batista dos Mares
Salvador-Bahia
Originalmente publicado em: http://www.batista.org.br/csite/modules/smartsection/item.php?itemid=50

Veja um pequeno vídeo de Andrhey Ferreira sobre a importância do Desenvolvimento Sustentável para a manutenção da vida no planeta. (via vidaemeioambiente.wordpress.com)

A ARTE DO SILÊNCIO

Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso.

Algum tempo depois, descobriram que era inocente. O rapaz foi solto e, após muito sofrimento e humilhação, processou o vizinho.

No tribunal, o vizinho disse ao juiz:
- Comentários não causam tanto mal...
E o juiz respondeu:
- Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel.
Depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa. Amanhã, volte para ouvir sentença!
O vizinho obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:
- Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!
- Não posso fazer isso, meritíssimo!
- respondeu o homem.
O vento deve tê-los espalhado por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!
Ao que o juiz respondeu:
- Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se a ponto de não podermos mais consertar o mal causado.

Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada!
Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras.

Tiago 3:1-12

UM NOVO ANO INTEIRINHO DE PRESENTE PARA VOCÊ

... Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras" (Apocalipse 21:5).

O que você espera deste novo ano que está começando? Já fez os seus planos, colocou alvos a serem alcançados? Deseja que ele seja melhor do que foi o último ano? Aqui está a oportunidade de renovar a vida, os costumes, o jeito de ser, de viver, mas principalmente o ano novo lhe dá a oportunidade para você renovar sua submissão e obediência ao Senhor, porque Ele mesmo disse: "Eis que faço novas todas as coisas."

Pense neste novo ano, como sendo um grande presente de Deus para você. Pense no ano novo como sendo um livro que nós abriremos. Suas páginas estão em branco. Nós estamos começando a escrevê-lo. O livro certamente poderia se chamar Uma Nova Oportunidade.

Este pode ser para você um novo ano ou pode já começar sendo um ano velho. Nenhum ano será realmente novo se continuarmos a cometer os mesmos erros dos velhos anos.

Aproveite este novo ano para crescer e também para aprender mais. Uma das coisas que temos que aprender é a ver Deus sempre como a fonte da vida. O Senhor prometeu que, se buscássemos o Seu reino em primeiro lugar, Ele supriria nossas necessidades básicas e ainda nos acrescentaria bênçãos sem medida. Ele não falha.

Em Deuteronômio 28:2 está escrito: “Obedeçam ao Senhor teu Deus e todas as bênçãos virão sobre ti e te alcançarão”.

Deus prometeu que nos daria forças para adquirirmos o nosso sustento. Quando o Senhor se revelou a Abraão, no Monte Moriá, Ele se revelou com o nome de Jeová-Jiré, que significa: “o Senhor proverá”. Creia nisso ao longo deste novo ano.

A vitória vem do Senhor - Certamente o ano de 2010 nos trouxe alguma decepção. Levantemos nossa cabeça e sigamos em frente! Foi um ano em que experimentamos alguns fracassos? Que importa... Vamos começar de novo. Primeiramente agradeça a Deus pela graça da vida e de ter-lhe dado um novo ano, para que você faça coisas novas para ele. Lembrem-se que muitos não tiveram a oportunidade de iniciar este novo ano. Se Não alcançamos nossos sonhos e nem obtivemos sucesso em nossos projetos, agora pode ser diferente! Precisamos reconhecer que nos esforçamos, que nos dedicamos com grande afinco, que não nos detivemos diante das dificuldades. Mas que, na realidade, algumas vezes, confiamos muito em nós mesmos, sem buscar a força ou a orientação do Senhor que nos assegurou que seríamos mais do que vencedores por meio de Jesus Cristo.

Carlos Drummond de Andrade disse certa feita: “Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”. Pense seriamente sobre isso.

Que as realizações alcançadas durante o ano que passou, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso neste novo ano que se inicia. Permita que Deus transforme a sua luta em grandes oportunidades de aprendizado na presença d’Ele. A Bíblia Sagrada em Efésios 3:20 diz:

E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos”.

Deixe Deus renovar sua vida, seu coração, seu espírito, e com toda a certeza você terá um feliz e abençoado ano novo com a presença do Senhor Jesus na sua casa, família e em sua vida.

Hoje já é um novo ano, “inteirinho” de presente para você.

Deus o abençoe.