O ANO ESTÁ ACABANDO E AGORA?

“...porque tudo passa rapidamente, e nós voamos” (Salmo 90:10b).

Estamos exatamente no começo do fim. Isso mesmo, no começo do fim do ano. Significa dizer que o ano está acabando. E agora o que fazer?

Para muitos não muda nada, pois o que estamos dizendo aqui não significa nada. Isso mesmo, para muitos não faz qualquer diferença se um ano está começando ou terminando. A vida há muito caminha sem essas preocupações com o início e o fim do ano.

Muitos estão tão ocupados com o seu trabalho que não tem tempo de pensar nessas coisas. A propósito não entendo a razão desta falta de tempo. Pense comigo. Considere uma pessoa que trabalha oito horas por dia em média. Faça a contas e veja a razão de sua falta de tempo. Quantas horas têm o dia? 24h, Vinte e quatro horas, é lógico.  Muito bem! O ano tem 365 dias de 24 horas. Se você trabalha um terço do dia, então 1/3 de 365 dias é 121. É o que você trabalha. São 52 domingos. Se você não trabalha domingo, diminua 121 menos 52 (domingos) restam apenas 69 dias. Assim, você só trabalha 69 dias no ano.

- É! É isso mesmo! Se tudo está indo bem com seu contrato de trabalho, você tem férias, certo?  Quantos dias de férias você tem? Por lei 30 dias. Diminua 69 menos 30, restam apenas 39 dias de trabalho árduo e que justificam sua falta de tempo. Portanto, você trabalha 39 dias por ano! Alto lá. Estamos no final de ano, contando o Natal, Ano-Novo, Sexta-Feira da paixão, Aniversário da Cidade e outros feriados mais, nós temos 12 dias de festas onde não se trabalha. Agora faça as contas, são os restantes 39 dias, menos 12, ficando apenas 27 dias de trabalho árduo. Fique feliz, você só trabalha 27 dias por ano!  Não, calma! Você precisa se lembrar do sábado. Sábado você trabalha meio-expediente só, certo? Meio dia em um ano, dão exatos 26 dias certo? Claro que estou certo, é matemática simples. Só sobraram 27 dias de trabalho, menos 26 dias é igual a um. Você só trabalha um dia por ano! É isso mesmo: 01 (um) dia somente.  Espero que esse dia não seja o Primeiro de Maio, o famoso dia do trabalho que não apareceu nas minhas contas, pois no DIA DO TRABALHO, e ninguém trabalha. E se esse era o seu único dia de trabalho, acho que você terá tempo sobrando esse ano.

Para você que não se escondeu atrás das desculpas da falta de tempo ou mesmo do seu trabalho árduo, pra você essa é uma data marcante. Certamente esse é o período de concluir um curso, terminar o ano letivo ou mesmo concluir um projeto que a um ano atrás se iniciou. Para aqueles que traçaram metas ao longo deste ano e que projetaram objetivos claros a serem alcançados, essa é uma data muito importante.

Ao chegar ao final do ano, é sempre bom pensar no que ficou para trás, fazer um balanço de nossa vida, um Check–Up da alma. É bom lembrar que um ano passa muito rápido e corremos o risco de nos perdermos em meio as nossas coisas. Acredito que o grande problema, ou seja, o maior pecado que um crente pode cometer é de estar consciente de sua missão e função no mundo e não realizá-la.

A vida é muito curta. Moisés, ao escrever o Salmo 90.8 disse; “Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento”. Um breve pensamento é na verdade um curto espaço de tempo, chamado vida. O que temos feito deste breve pensamento? Por quem temos lutado? Quais são os nossos sonhos?

Acredito que podemos fazer mais, na verdade, precisamos fazer sempre mais e o melhor para o nosso Deus.

O ano está acabando! Essa é a frase que mais ouviremos ao longo do nosso último mês do ano de 2011. Portanto, mais uma vez aqui segue o nosso apelo ao seu coração: Faça a sua parte! Pare de “assistir” e comece agora mesmo a participar. Seja você um vaso de bênçãos nas mãos do Senhor. Pare de se acomodar e comece a se moldar na forma de Cristo. Ao invés de reclamar comece a clamar por mudanças.

O ano está acabando mais ainda há tempo para muitas coisas. Creio que dá tempo para visitar alguém que espera por sua visita, ainda há tempo de orar por uma pessoa, de discipular e deixar o legado de Cristo para uma vida que tanto precisa e necessita do amor de Deus. Ao invés de fugir, você pode agir.

“Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo se
iria partir aos pedaços, eu ainda plantaria
a minha macieira.”
~Martin Luther King Jr.
Deixo ao seu coração a Palavra de Deus em Jeremias 48.10 que nos diz: “Maldito aquele que faz a obra do Senhor relaxadamente” e fazer a obra de Deus relaxadamente significa fazê-la “de qualquer jeito”, “da maneira que eu puder”, “quando sobrar tempo”, “quando eu quiser”, “quando me der vontade”. Acredito que o Deus que eu conheço quer ter alegrias com a sua vida e com a minha vida. Portanto, eis aí a oportunidade. Faça, aja, não fique esperando, vá, corra atrás, não cometa o pecado de ser um crente frio, infrutífero e indiferente, um observador ao invés de um investidor no reino de Deus. Para a honra e a glória do nome de Jesus, a sua vida pode ser uma bênção! Sê tu uma bênção! (Gn 12.2b).

O ano está acabando, contudo ainda há tempo para ser uma benção!.

Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário