METANÓIA - MUDANÇA DE MENTE

Você deve estar se perguntando: o que é metanóia? Isso morde? "Metanóia é uma nova maneira de enxergar a realidade. É a transformação.

Metanóia (Μετάνοια) é uma palavra grega que significa "arrependimento", "conversão". Quando Falamos de arrependimento e de conversão devemos pensar sempre em pessoas.

Pessoas são interessantes, mesmo em suas limitações e falhas. Eu aprendo muito observando e convivendo com pessoas todas os dias. Cada vida é uma história rica em experiências para aprendizado. Cada pessoa é um livro, mas nem sempre um "livro aberto". Há pessoas que são como "porco espinho", quando ameaçadas em suas emoções atacam impulsivamente, outras são simples como as pombinhas brancas, pacíficas e dóceis. Cada pessoa tem seu momento. E como diz a Bíblia: "Sempre que for possível e depender de você, tende paz com todas as pessoas" (Romanos 12:18).

Pessoas foram criadas a imagem e semelhança de Deus, mas a distorção do pecado original transformou radicalmente a vida e a história das pessoas. Hoje o mundo é um mar de gente...pessoas feridas, oprimidas, infelizes... gente que tenta fugir da vida, gente que finge que sua vida é bela quando na sua dura realidade não é. Pessoas que são atores da vida real, pois a vida é como um “reality show”, onde pessoas jogam para conquistar fama, aplausos, aceitação, aprovação da opinião pública, boa reputação, ignorando, não se preocupando em polir o caráter... onde o que mais vale não é o que você é de verdade, mas o que as pessoas pensam e falam de você. É a terrível crise entre o ser e o ter.

Quando determinada pessoa não sofre uma metanóia, ela na verdade não muda em nada o seu caráter, vive sendo sempre a mesma pessoa. Seu caráter será sempre o mesmo.  É a geração CARÁTER KIDS. Seu caráter não desenvolve, não cresce, não amadurece.

Pessoas e a vida são como uma orquestra sinfônica. Será preciso uma perfeita harmonia e ser conduzida por um bom maestro. Jesus é o Senhor da vida, a verdade e o caminho, mas também é o bom pastor que com seu cajado conduz (como um maestro faz) em harmonia suas ovelhas, pessoas que o buscam. Pessoas sem um bom pastor são como ovelhas morrendo no deserto ou sendo devoradas por lobos. Pessoas que desconhecem os propósitos de suas vidas, são como cegos perdidos em meio a um tiroteio ou numa via expressa tomada de carros em alta velocidade... correm risco de morte.

Pessoas são mesmo interessantes, mesmo em suas complexidades, que nem sempre Freud consegue explicar, com suas alterações de humor, seus transtornos emocionais e psicológicos... mas valiosíssimas para Deus que nos fez a excelência da criação. Pessoas precisam de cura, de consolo, pessoas precisam de amor, mas a vida para muitos parece um teatro de terror. E o que fazer da vida? Muitas pessoas não reconhecem o valor da vida. Isso é muito triste.

As Pessoas não são a cor de sua pele, tipo sanguíneo e afins (apesar disso ser um diferencial no traço de cada pessoa); pessoas tocam o coração de Deus, e esse poder é fascinante. Mas é triste ver pessoas vítimas de preconceitos por causa da cor da pele ou dos olhos, tipo de cabelo, nível sócio-econômico, pois a vida vale muito mais do que isso. Pessoas são alvos perfeitos do amor de Deus.

Pessoas... como você as vê? Números, multidão, em muitos casos, rostos desconhecidos?! E como está o seu relacionamento com as pessoas que o cercam?! Bom?! Como está seu convívio com sua família?! Há alegria e prazer ou mero contato por causa do fator sanguíneo?? O que você tem feito de extraordinário para as pessoas que você chama de amigos? Ou você tem oferecido um mero relacionamento trivial, superficial?! Pessoas são cheias de falhas, mas tem seu valor e possuem também virtudes. Pessoas não foram feitas para serem avaliadas como objetos, mas para serem amadas como imagem e semelhança do Rei do amor.

Se para você pessoas são complexas demais, saiba você precisa se tornar uma pessoa melhor, para entender melhor outras pessoas. Pessoas precisam de amor.

"O meu mandamento é este, que vos amei uns aos outros, assim como eu vos amei". (João 15:12)

Tudo perfeitamente viável e possível através da Metanóia.

Ou você permite que Deus mude sua mente, ou nada muda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário