MAIS UM DIA DOS PAIS

Hoje é mais um dia dos Pais. Mas, o que significa a palavra Pai?

Do latim pater, a palavra pai designava originalmente toda pessoa que dava origem a outro ser. O Direito Romano, base de nosso ordenamento civil, conferia ao pai o título de paterfamiliae, o cidadão romano chefe de família. Já definiam os romanos que “is est pater quem justae nuptiae demonstrant” (o pai legítimo é aquele que o matrimônio como tal indica). E nesta condição, todos os seus descendentes a ele se vinculavam sem poder de oposição, onde se incluía a própria esposa.

Em sentido jurídico, pai é o ascendente masculino de primeiro grau. Eis, portanto, a definição legal. Mas a palavra pai não se limita a letra da Lei e surge de formas variadas em nosso dia a dia. Pai significa amor, ternura e carinho. Neste último sentido a figura do pai se torna cheia de significado.

Sonora Luise
Por que um dia dos Pais? O Dia dos Pais foi criado para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Sonora Louise Smart Dodd, de Washington, foi quem primeiro propôs a idéia de comemorar a data, em 1909. Ela queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê.

O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas.

No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953.

Estamos exatamente no segundo domingo de agosto e celebrando mais um dia dos Pais. Esperamos que seja um dia cheio de significado para você e para toda a sua família.

A você Pai Cristão, lembramos que você realmente é o instrumento na mão de Deus na questão da paternidade. Assim como o cristianismo é a única religião verdadeira, e Deus em Cristo é o único Deus verdadeiro, a única forma possível de se promover uma educação proveitosa para os filhos é a disciplina e admoestação do Senhor. Isso só será possível através de um Pai (ou de pais) realmente Cristão (s). Todo o processo de instrução e disciplina deve ser aquele que Ele (Deus) prescreve e administra, para que Sua autoridade possa estar em contato constante e imediato com a mente, coração e consciência dos filhos.

Neste seu dia dos Pais, peço a Deus que este não seja apenas mais um dia. Peço a Deus que seja um dia especial para assumir de fato a consciência de sua tão grande missão.

Feliz dia dos Pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário