CAMINHANDO NOS ACRESCIMOS DE DEUS

"..... E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos". (Atos 2.47)

EXISTEM várias maneiras de ser útil e de servir no Reino de Deus.

Cada membro precisa entender sua função no corpo (dom espiritual) e, sobre tudo, porque recebeu o dom (função).

Hoje trago um tema que é de suma importância: Quando Deus nos acrescenta os que são Salvos.

O texto básico é:

Atos 2.47
“..... E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.

Para exemplificar de forma bem didática o que é receber um salvo, ou seja, um novo convertido na igreja, utilizaremos o exemplo da conversão de Saulo.

Atos 9.1-19
1 Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
2 pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém.
3 Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.
4 Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”
5 Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?”Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.
6 Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”.
7 Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém.
8 Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E os homens o levaram pela mão até Damasco.
9 Por três dias ele esteve cego, não comeu nem bebeu.
10 Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” “Eis-me aqui, Senhor”, respondeu ele.
11 O Senhor lhe disse: “Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando;
12 numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver”.
13 Respondeu Ananias: “Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém.
14 Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”.
15 Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.
16 Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”.
17 Então Ananias foi, entrou na casa, pôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo”.
18 Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado
19 e, depois de comer, recuperou as forças.

Este texto narra o momento da conversão de Paulo. Começa com sua formação judaica... suas experiências de vida – perseguição aos cristãos, principalmente a morte de Estevão e o testemunho destes cristãos.

Do texto lido podemos e devemos retirar algumas lições para nós:

1) DEUS MESMO TEM BUSCADO PESSOAS PARA ACRESCENTAR A SUA IGREJA

3 Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.
4 Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”
5 Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?”Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.

- Na história de Paulo, vemos como Deus agiu, tomando a iniciativa para que ele buscasse a salvação.

Tem sido de Deus a iniciativa por buscar os “acréscimos” para Sua igreja. Ele nos acresce a cada dia os que são salvos.

Cada pessoa que chega a igreja de Cristo, pode até pensar que foi ela que buscou a Deus, mas este sentimento vem de sua resposta ao agir de Deus. Você o buscou porque Ele, de alguma forma tomou a iniciativa usando situações, sentimentos ou pessoas.

Creio que a “maioria” das pessoas que chegam aqui na igreja, são enviadas por Deus, e devem ser bem recebidas por nós. Eles são os acréscimos de Deus, e sem eles a igreja não cresce no caminho que Deus escolheu: acrescentar diariamente os que iam sendo salvos.

Atos 2.47
“..... E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.

Cremos então, e podemos afirmar que as pessoas que estão na igreja, com certeza, em sua grande maioria, foram enviadas por Deus. Seria algo assim: “o dono da igreja as envia aqui para serem ajudadas”

2) NÓS SOMOS AS PESSOAS QUE DEUS ESCOLHEU PARA AJUDAR A RECEBER OS SEUS ACRÉSCIMOS

v. 6 “Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”.

- De alguma maneira Deus tem enviado as pessoas para A SUA igreja, a fim de  serem ajudadas através de nós.

No caso de Paulo, Deus:
- Usou Judas – para hospedá-lo
- Usou Ananias – para orar por ele e dar as primeiras orientações
- Usou Barnabé – posteriormente, para ajudar no início do seu ministério.

- Como você tem tratado as pessoas que Deus tem “acrescentado” a sua igreja?

Pessoas que passam por você que trabalham no estacionamento;

Na recepção...

Que sentam ao seu lado na hora dos cultos;

- Qual tem sido a sua  reação diante dos “acréscimos” de Deus?: Medo? Insegurança?

Foi exatamente isto que aconteceu com Ananias e acontece com muitos hoje.

13 Respondeu Ananias: “Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém”.
14 “Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”.

Ao saber de quem se tratava, Ananias ficou com medo e com cautela.

O  mesmo, acontece hoje em dia com muitas pessoas que chegam na igreja.  Por serem em sua maioria, pessoas desconhecidas para  nós agimos assim. Mas lembre-se: NÃO SÃO PARA DEUS! Na verdade elas chegaram na Igreja por causa de Deus. Ele mesmo as acrescentou.

Deus precisou COMUNICAR essa verdade a Ananias, o instrumento que ele queria usar para cuidar do seu acréscimo:

15 Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. 16 Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”.

3) PRECISAMOS NOS ESFORÇAR PARA COMPREENDER OS ACRÉSCIMOS DE DEUS

v.7 “Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém”.

Considere sabiamente que em sua grande maioria, aqueles que são “acrescidos” por Deus para a sua igreja, quase sempre não são compreendidos por seus amigos e companheiros mais próximos. Como se já não bastasse isso, em muitos casos, nem os da igreja, quando os recebem, parecem também compreendê-los ou mesmo ajudá-los.

Quando alguém da igreja recebe mal ou não procura compreender aquele que Deus mesmo enviou para sua igreja, certamente deve ser considerado como uma pessoa: “não espiritual”.

Veja o que a Bíblia ensina, abra a sua Bíblia, vamos ler:

1 Coríntios 2
14 Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
15 Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois
16 “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” “Nós, porém, temos a mente de Cristo”.

Homens naturais (que não tiveram a experiência do novo nascimento) não entendem as coisas espirituais e as pessoas espirituais.

Esperamos que você tenha sido chamado por Deus para compreender e ajudar na nova caminhada dos “acréscimos” de Deus. Seja você um cristão “espiritual”, que discerne todas as coisas.

Conclusão

Nossa missão na igreja de Cristo é receber as pessoas que Deus tem enviado; ajudá-las e procurar entender o que se passa com elas.
Cada um que faça parte de um ministério em sua igreja precisa cumprir esta função. Comece ainda hoje a CAMINHAR NOS ACRÉSCIMOS DE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário