REMINDO O TEMPO

Usando bem cada oportunidade porquanto os dias são maus”. (Efésios 5.16)

O tempo é uma grandeza bem interessante. Feche seus olhos por alguns instantes. Abra-os, então, enquanto conta "um, dois, três". Feche-os novamente. Que notou você enquanto seus olhos estavam abertos? Se você estiver numa sala comum, pouca coisa terá acontecido. Nada pareceu sofrer modificação. Mas se você tivesse estado sentado durante algumas horas, mantendo os olhos abertos, veria pessoas indo e vindo, movendo cadeiras, abrindo janelas. O que aconteceu na sala parece depender do intervalo de tempo durante o qual você observa. Olhe durante um ano, e a planta em seu vaso há de crescer, florir e murchar.

As medidas de tempo às quais nos referimos nesses exemplos dizem respeito à duração de um acontecimento e são indicadas por um "intervalo de tempo". Entretanto, também usamos medidas de tempo para definirmos quando se deu tal acontecimento e, nesse caso, estamos indicando um "instante de tempo".

Para medirmos intervalos de tempo podemos usar apenas um cronômetro - ele é destravado, parte do zero, e mede a extensão de um intervalo de tempo.

Por outro lado, para medirmos instantes de tempo podem ser medidos com as mesmas unidades e entre elas as mais comumente usadas são a hora, o minuto e o segundo.

Com o passar do tempo, aprendemos a valorizar algumas coisas e ao mesmo tempo a desprezar outras. Pensemos um pouco nas coisas que damos pouco valor - e com isso perdemos.

Lembro-me de ter lido uma história de uma criança que ganhou um grande balão e com ele brincou por certo tempo. Infelizmente, como acontece com tais artefatos de borracha, ele bateu em uma ponta e estourou. Achando o artefato não mais interessante a criança resolveu jogar os restos no quintal do vizinho, pois, para ele, não tinha mais valor.

Qual não foi a sua surpresa, quando no dia seguinte, deparou-se com o filho do vizinho brincando com um lindo “cacho de uvas”, feito com os restos do balão, mediante a técnica de produzir vácuo com a boca e prender cada bolinha formada, juntando-as, uma a uma, em um todo.

A montagem era, sem dúvida, mais bonita que o brinquedo original, surgida da sabedoria do vizinho em aproveitar o que para aquela criança foi considerado como lixo. Aquela criança perdeu a oportunidade, meramente por não ver (ou por não conseguir ver) o que estava por detrás daquela borracha rasgada.

Quantas oportunidades você já perdeu na vida? Seu emprego, seus amigos, seus familiares, a casa, o carro, cada elemento que surge diante de você a cada dia precisa ser considerado com mais carinho e cuidado, pois eles contêm maiores potenciais do que aparentam, mas nem sempre são aproveitados ou mesmo recebem a devida importância.

Andai em sabedoria para com os que estão de fora, aproveitando bem cada oportunidade. (Cl 4:5). Essa é uma boa e sábia orientação Bíblica.
Lembre-se de que Deus avalia a forma na qual tratamos as pequenas coisas, pois com base nisso, nos coloca à disposição outras de maior valor e significado. “Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito, e quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito”. (Lc 16:10).

Ao findar mais um ano e ao se iniciar um novo ano, sugerimos que você considere o “usar bem cada oportunidade”. Não perca Tempo! Não há mais tempo a perder.

É preciso remir o tempo. Pois o tempo passa e passa ligeiro.

Um feliz 2011 para você e para toda a sua família.

O NATAL PASSOU, E AGORA?

Certamente, a data mais esperada por muitos em nossa sociedade foi o dia 25 de dezembro, quando comemoramos o Natal. É provável que, em muitos lares, as mesas estiveram cheias de guloseimas e de muita alegria. Mas é possível que, em outros, não tão fartas. Em outros ainda, pela ausência de familiares, o brilho das festas foi ofuscado; algumas pessoas não tiveram como viajar para estar com os familiares e passaram o Natal sem seus familiares.

Diante desse fato, uma pergunta devemos fazer: Mais um Natal se passou, e agora? É possível que uma parte de nossa sociedade tenha gastado mais do que tinha, comprado aquilo de que não precisava, com o dinheiro que não possuía, para agradar àqueles que nem conhecem. E, agora? Obviamente que agora vêm as dívidas, o cheque-especial estourado, o cartão de crédito vencido, sem falar no famoso “cheque-pré” que vai começar a vencer a partir de janeiro ou até fevereiro de 2011.

Outros são os que em total desobediência a Bíblia quando diz: “não vos embriagueis com o vinho”, tomaram “todas”, perderam o controle, ou melhor, foram controlados pelo álcool, falaram o que não deveriam, fizeram coisas que não eram corretas e, depois que passou a tal da “ressaca”, tomaram consciência do que fizeram e estão morrendo de vergonha.

Meu amado irmão, não sei como foi o seu Natal: se você conseguiu reunir familiares que há muito não via, se o passou sozinho, se sua ceia natalina foi farta ou se nela faltou alguma coisa. Não sei se você celebrou o seu culto em família, mas, eu quero lhe dizer que o Natal passou. O que vem depois? Algumas coisas importantes devem suceder ao Natal vejamos:

1º – Nossa vida continua – Foi bom estar com familiares e amigos, reencontrar pessoas queridas que há muito tempo você e eu não víamos, participar de uma ceia de Natal com muita comida. Mas tudo isso é passado; as festas se passaram. Devemos voltar à realidade do dia a dia.

2.º − A obra é grande e Deus conta com você – Para muitos, o Natal nada mais é do que dar e receber presentes. Mas nós, que já temos Jesus no coração, temos de lembrar que o verdadeiro sentido do Natal é este: Jesus nascendo no coração também das demais pessoas e que Deus conta com você e comigo para que aqueles que ainda não sabem disso fiquem cientes.

3.º − Os erros cometidos, Deus deseja perdoá-los − Quem sabe você e eu cometemos delitos dos quais precisamos nos arrepender? Deus deseja nos perdoar, mas, para tal, se faz necessário que venhamos a abrir o coração, confessar e pedir-lhe o perdão, em nome de Jesus.

Querido irmão, que os dias que sucedem o natal, se Deus o permitir, seja, para você e para mim, melhor do que foi no ano passado. Que no novo ano, rumo ao próximo Natal, sejamos mais comprometidos com o Reino de Deus e com nossas famílias.

Neste último domingo do ano de 2010, desejo que já no próximo domingo em 2011, você receba de Deus: UM FELIZ ANO NOVO!

Do Pastor e amigo

CELEBRANDO O VERDADEIRO NATAL

Celebremos o Natal percebendo-o como um tempo de aprofundar, contemplar e assimilar o Momento exato da Encarnação do Filho de Deus. O exato momento em que o “verbo” se fez carne e habitou entre nós.

Nesta semana celebraremos a Festa do Natal, que nos recorda o nascimento de Jesus. Os dias que antecedem essas comemorações são dias marcados por manifestações diversas e, através dos cartões, telefonemas, e-mail(s) ou visitas, as pessoas expressam seus votos de Feliz Natal!

Nesses dias, de um lado, somos bombardeados pelas propagandas veiculadas na mídia (Rádio e TV), incitando a população a ir às compras, conseguindo assim criar um espírito consumista, lembrando que para muitos essa é uma época do ano oportuna para negócios.

O aspecto meramente comercial e econômico prevalece nas lojas de shopping nas grandes cidades e em todas as vitrines, com as mais variadas ofertas e possibilidades de compras.

E assim algumas pessoas vão celebrando os seus natais, enfatizando os aspectos exteriores e comerciais da festa, aproveitando da data para a exacerbação das vaidades e do esbanjamento.

Porém, há uma outra maneira de se celebrar o Natal, cuja preocupação é a de resgatar seu verdadeiro sentido. Aqui a Igreja exerce papel preponderante.

É inegável que encontramos cristãos também entrando um pouco no esquema proposto pela sociedade consumista. O Natal no Brasil pouco difere de outros países: reúne-se a família, trocam-se presentes, em alguns casos acontece o amigo secreto, sentamo-nos ao redor da mesa para a ceia, geralmente na noite do dia 24 de dezembro.

Mas, no Brasil, por conta de tanta miséria, muitos brasileiros não sabem o que é natal, enquanto troca de presentes e comida.

Faz a diferença quem celebra o Natal revestindo-o do espírito cristão, não se deixando enganar, mas celebrando verdadeiramente o Natal com a certeza de que no coração do Natal está Jesus. Celebremos o Natal, recordando o nascimento de Jesus. Lembre-se de que Jesus não é uma tradição anual, não é um mito, não é uma fábula. Jesus é parte verdadeira da nossa história humana.

O sentido teológico da vinda de Cristo não destrói por si só a moldura festiva e a poesia do natal, mas a redimensiona e a coloca em seu justo contexto: E o verbo se fez carne e habitou entre nós. (João 1.14).

Celebremos o Natal percebendo-o como um tempo de aprofundar, contemplar e assimilar a vida do Filho de Deus; como tempo de reconciliação, quando devemos afastar de nós o ódio, o rancor, o ressentimento e a inveja; tempo de recuperar os princípios da vida cristã, refletindo o verdadeiro significado do natal, sempre muito evocado, porém pouco meditado; tempo de compreender que Deus armou sua tenda entre nós; o céu desceu à terra. Por amor do Pai fomos contemplados com o maior presente: Jesus Cristo o nosso Senhor.

Natal é tempo de chegar até os irmãos e irmãs, amigos e amigas, para simplesmente dizer-lhes, com Cristo no coração sempre será Feliz o Natal!

Do pastor e amigo

Carlos Elias de Souza Santos

107 ANOS PROCLAMANDO A PALAVRA DE DEUS

Estação de Santa Cruz, em 1903, a uns 300 metros da Sede inicial
da Igreja (Rua do Comércio. s/nº  - atual Rua Senador Camará).
A Igreja, na década de 40, vendo-se a linha de bonde.
Exatamente no dia de hoje, há exatos 107 anos passados, foi organizada a Primeira Igreja Batista de Campo Grande. Nossa igreja foi organizada em obediência a grande comissão deixada pelo Senhor Jesus Cristo em suas últimas palavras dadas aos seus discípulos.

Tudo na Igreja de Cristo gira em torno de sua palavra. Muitíssimas vezes aparece no livro dos Atos dos Apóstolos o vocábulo “Palavra”, para se referir à palavra divina, à vontade salvífica, ao projeto de Deus anunciado ao povo de Israel e cumprido em Jesus Cristo. Da Palavra de Deus se diz que ela crescia e se multiplicava, que era anunciada com coragem, em todas as partes, no meio de perseguições, no Templo e, sobretudo nas casas, que ela convertia os corações, que transformava a vida da comunidade, que o seu anúncio era motivo de alegria.

É importante lembrar que os discípulos de Jesus ainda não tinham a Bíblia, como a temos nós hoje. Naquela época, os livros do Antigo Testamento ainda não estavam reunidos num só bloco e os do Novo Testamento ainda não haviam sido escritos.

A Palavra de Deus estava nos seus corações e nas suas mentes. Eles a conheciam da vida de suas famílias, onde a Palavra de Deus era ensinada, vivida de geração em geração. Eles a lembravam da convivência com Jesus Cristo. Eles a comentavam, a viviam e a praticavam nas suas comunidades Eles não punham nada à frente da Palavra, nada que ocupasse o lugar central da Palavra. Anunciá-la com coragem, e vivê-la em comunidade e em meio a perseguições, era motivo da maior alegria.

Já são muitos os anos de cristianismo e muita coisa foi se acumulando em nossa vida de fé: devoções, rituais, documentos, instituições, objetos. Muitas vezes essas coisas são por demais valorizadas tirando o lugar central da Palavra de Deus. Palavra que se fez carne, gente, história viva em Jesus Cristo, o verbo encarnado. Quantas vezes essa Palavra vem sendo deixada de lado! Há pessoas e grupos que deixam de lado a Palavra de Deus e põem na sua frente muitas outras coisas. Tudo coisas mais ou menos importantes. Mas, nenhuma é central para a fé. Nenhuma delas salva. Nenhuma pode tomar o lugar da comunicação de Deus com o ser humano.

Para os primeiros cristãos, a Palavra de Deus estava no centro de tudo. Eles viviam anunciando a Palavra. Onde ela era bem acolhida, transformava, renovava, libertava, com resultados impressionantes (At 2,41; 13,12). Em pouquíssimo tempo, cerca de trinta anos, o número dos seguidores de Jesus passou de 120 para 3 mil, depois para 5 mil, até chegar a multidões, surgindo no mundo da época com pequenas comunidades, alcançando todas as importantes cidades do mundo então conhecido. Foram trinta anos de difusão entusiasta e corajosa da Palavra de Deus. Nas realidades onde vivemos, sobretudo urbanas, em que a população cresce de modo extraordinário, em bairros e em edifícios inumeráveis, fica o desafio de criarmos comunidades, grupos de reflexão, enchendo nossas cidades com igrejas, centros sociais, casas de oração e estudo bíblico, em que a Palavra é anunciada e vivida.

Às vezes, em lugar do vocábulo “Palavra de Deus”, os missionários usavam a expressão “Reino de Deus”, ou anunciavam e explicitavam o nome, o ministério, a vida e a morte de Jesus Cristo. Com isso, queriam significar que a Palavra de Deus tem de se fazer história, sociedade, comunidade, tem que transformar-se em justiça, solidariedade, tem de criar condições mínimas de vida digna. Por isso, o Reino de Deus é sintetizado na vida das primeiras comunidades cristãs: entre eles tudo era comum, não havia necessitados, repartiam o pão pelas casas, eram um só coração e uma só alma (At 2,42-47; 4,32-35; 5,12-16).

Não era, pois, uma Palavra vazia, mas, era uma Palavra Viva e Eficaz, uma palavra encarnada, situada. A Palavra feita carne em Jesus, agora fazia-se carne na vida dos primeiros cristãos. Do mesmo modo como Jesus, também os discípulos pregavam a Palavra, andavam de cidade em cidade, faziam milagres, eram perseguidos, muitos foram assassinados. Ser cristão era refazer na própria vida o Caminho de Jesus, ser um autêntico imitador de Jesus Cristo. Cada crente se tornando um “verbo” uma Palavra encarnada de Deus.

Eis o nosso desafio por ocasião do 107º Aniversário da Igreja: Continuar proclamando a Palavra de Deus.

Parabéns Igreja de Cristo, vamos juntos proclamar a Palavra de Deus.

AXEL FREDERICO ANDERSON - UM CURTO MINISTÉRIO E DE GRANDE IMPORTÂNCIA

AXEL FREDERICO ANDERSON
LEONTINA DE CARVALHO MOURA
03/01/1922 a 20/09/1923

AXEL FREDERICO ANDERSON
Pastoreou a PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE – RJ, no período de 03/01/1922 a 20/09/1923.


Na semana em que nossa Igreja completa seus 107 anos de existência (Organizada em 18 de dezembro de 1903), decidimos publicar a biografia do 8º (oitavo) pastor do total de dezenove que já passaram por nossa igreja.



∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ § ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞

Nasceu em 18 de Agosto de 1891, em São Paulo, sendo filho de Axel Anderson e Hilma Christina Anderson. Seus pais, anteriormente luteranos, casados em 02/11/1879, tornaram-se batistas, nos primórdios da obra batista na Suécia, país de origem de ambos. Foram batizados na Igreja Batista de Guesta, pelo Pr. Frederick Pafra, em 1886. Vieram para o Brasil como imigrantes, em Abril de 1891, indo residir no interior do Estado de São Paulo, onde em Agosto nasceria o filho Axel. Ali ficaram sem contato com qualquer comunidade evangélica. Somente em 1905 aconteceu de serem visitados por um batista de origem sueca, o colportor João Selberg, que percorria, todo o interior do Estado, distribuindo Bíblias, Novos Testamentos, Evangelhos e, como o Cantor Cristão ainda engatinhava, vendia também os “Psalmos e Hinos”, de origem congregacional, mas usado pelos demais evangélicos. Tratava-se de um obreiro muito entusiasmado e alegre, que cantava e ensinava muitos hinos e pregava com muita eloqüência e grande paixão pelas almas.

Axel converteu-se em 1900, contando 9 anos de idade, através do exemplo de vida de seus pais que nem sabiam da existência de outros batistas no Brasil, o que só tomaram conhecimento em 1905. Em 1912 o Pr. José Gresenberg, líder espiritual da Igreja Batista de Campinas, visita a família e com 21 anos de idade Axel é batizado, juntamente com um de seus irmãos e mais três pessoas, no sítio de seu pai, no Córrego do Paraguai, a 18 Km. de Penápolis. Gostava de falar de Cristo para as pessoas à sua volta, inclusive tendo evangelizado um colega de trabalho de nome Vitório um mês antes da sua morte, em 1910, ano da passagem do Cometa Halley, quando trabalhavam juntos, numa missão próxima da cidade de Penápolis-SP, encarregada de elaborar mapas para o avanço da estrada de ferro para o interior, no tempo da Maria Fumaça. Ao mudar-se para o Noroeste Paulista, em 1913, pregava regularmente aos domingos e dias de cultos na casa do Sr. Guido Maiolato, a quem ganhou para Cristo, bem como a sua esposa, a sua mãe e o português Joaquim. Este último no leito de morte declarou: “Estou vendo o céu e o lindo palácio que Jesus preparou para mim”. Axel registrou ali, só num dia 50 decisões por Cristo. Várias dessas pessoas foram batizadas pelos pastores: José Gresenberg e W.B.Bagby. Em 1915 foi inaugurado em Potirandaba o primeiro templo batista, em que Axel e o Pr. Gresenberg confeccionaram as portas e janelas de madeira do mesmo.

Nessa ida do Pr. Gresenberg a Potirandaba a mãe de Axel falou com o pastor sobre o desejo do filho de preparar-se para pregar o Evangelho. O mesmo o colocou em contato com o Missionário João Shepard, Diretor do Colégio e Seminário do Rio, começando Axel em 1916 os seus estudos. E como era comum os problemas decorrentes da sua preparação intelectual. No 1º ano rachava lenha, capinava, plantava e limpava o enorme quintal da instituição, tão logo deixava a sala de aula. No 2º ano dirigia a ginástica dos internos, levantando-se às 5 horas; servia café, das 07:00 as 07:30 horas, seguindo rápido para as aulas dos Cursos de Bacharel em Ciências e Letras (depois científico) e Bacharel em Teologia; 10:45 horas, ia servir às mesas; 12:30 horas, voltava para as aulas; às 15:00 horas servia o lanche aos alunos; às 17:45 horas preparava as mesas para o jantar e em seguida ficava responsável pelos alunos que, por indisciplina, perdiam o direito de recreio; às 20:00 horas tomava conta do chá e em seguida levava os alunos para o dormitório e os vigiava até que houvesse total silêncio. Dirigia-se, então, para o seu local de dormir, onde passava um bom tempo, enquanto aguentasse, estudando as lições do dia.

À partir de Setembro de 1917 foi professor de uma classe de EBD na Igreja do Engenho de dentro, liderada pelo Pr. Ricardo Pitrowsky, que veio a ser um grande amigo seu. Foi também designado para atuar como evangelista da frente missionária daquela igreja na Cidade de Nova Iguaçu. Viajava para ali às quintas-feiras e domingos, pregava e ensinava e isto por dois anos. Foi o ano da pandemia conhecida como Gripe Espanhola que causou tanto sofrimento ao Brasil e ao mundo inteiro. Axel, por não contrair a mesma no primeiro momento, apesar de conviver com tantos infectados. Por causa disso no Colégio e Seminário ficou responsável em ajudar mais de 60 dos internos, enfermos. Lembrava-se ele que, de pé, só restaram: o colega Ubaldino de Souza e o cozinheiro Prudêncio. Ubaldino levantava-se às 4 ou 5 horas da manhã para conseguir remédios para os doentes e isto durava praticamente todo o dia porque havia poucas farmácias e as filas eram enormes. O cozinheiro Prudêncio se ocupava em fazer chá e comida variada, de acordo com a prescrição médica. Axel servia os doentes e fazia a limpeza. Aconteceu algo impressionante. A pandemia, que era das mais letais, não causou maior dano, enquanto a Cidade se cobria de luto. Axel, já quase no final, também contraiu a pandemia, mas dizia ele: “Peguei a Gripe, mas me curei com suador e em três dias voltei às aulas”. Desde cedo ele aperfeiçoou-se em tratamento com ervas e providências caseiras para combater enfermidades.

Em 1918, durante as férias, Axel fez uma viagem evangelística ao interior de São Paulo, indo encontrar-se com a família. Foi o ano em que seu pai vendeu o sítio e a família estava decidida a ir para a Suécia. Porém, a situação resultante na Europa, ao fim da 1ª Grande Guerra tornou isso impossível. Foram, então, para a Cidade de Assis-SP, na Alta Sorocabana. Ali Axel encontrou três batistas e, junto com os mesmos, pregava e conseguiu ganhar algumas almas que depois foram batizadas pelos pastores: José Gresenberg e Tecê Bagby, este último filho do grande pioneiro. Após as férias Axel não pode retornar ao Rio e perdeu o ano de estudo. Trabalhou na construção de um hotel em Assis.

Retornou aos estudos e lançou-se novamente aos trabalhos evangelísticos, inclusive em Nova Iguaçu. Ao assumir a direção da PIB. de Campo Grande, em 03/04/1921, o Pr. Ricardo Pitrowsky levou Axel para ser o seu auxiliar, atuando como evangelista, suprindo assim as suas ausências. No ano seguinte, em 03/01/1922, ainda estudando, aconteceu a sua consagração e posse, despedindo-se na mesma ocasião o Pr. Pitrowsky. A igreja funcionava numa casa alugada, bem próxima da atual sede própria. No final de 1923 concluiu, com distinção o Curso de Bacharel em Ciências e Letras e Bacharel em Teologia. Foi responsável pela compra da tão sonhada propriedade da Igreja, em 1922, por 16 contos de reis, como informou o mesmo, para onde a igreja se transferiu no mesmo ano, indo localizar-se numa modesta casa existente. Deu início, no mesmo ano, à Congregação de Bangu, que resultaria na PIB. em Bangu, organizada em 20/07/1928, mas que veio a tornar-se filha da PIB. de Jacarepaguá.

Foi na PIB. de Campo Grande que o jovem Axel conheceu a que viria a ser a sua querida esposa: Leontina de Carvalho Moura, que ele descrevia como sendo uma jovem muito linda e prendada. O casamento aconteceu na Pretoria de Campo Grande, em 25 de fevereiro de 1922, pouco mais de um mês após a sua consagração. Leontina era filha de Seraphim de Carvalho Moura e Leopoldina Carvalho de Almeida, ligados à PIB. de Campo Grande. Na ocasião do casamento ele contava 30 anos e ela 25. O casal trouxe ao mundo os filhos: Walter (05/02/1923), ainda em Campo Grande; Axel Frederick (28/03/1924); Cordélia (23/05/1925); Leontina (02/08/1927); David Anderson (21/01/1929); Ada Emyrce (12/01/1935). Em 1951, estando ele com 60 anos e ela com 55 anos resolveram adotar como filha, na Cidade de Presidente Venceslau-SP, uma menina cuja mãe morrera por ocasião do parto e que tornou-se, igualmente, uma filha muito querida e que lhes trouxe muitas alegrias. Devido as idades de ambos, não puderam adquirir a paternidade oficial, mas foram aceitos como tutores. Cada um dos filhos mencionados nasceu em um lugar diferente devido as andanças do Pr. Axel. Esses filhos lhes proporcionaram: 28 netos, 34 bisnetos e 24 trinetos. Um dos netos é pastor e uma outra, missionária.

Pastoreou as seguintes Igrejas: 01-PIB. de Campo Grande (Rio-RJ); 02-PIB. de Nova Iguaçu (RJ); 03-PIB. de Aperibé (RJ); 04-PIB. de Lençóis Paulista (SP); 05-IB. de Penápolis (SP); 06-PIB. de Jundiaí; 07-PIB. de Socorro (SP); 08-PIB. de Campinas (SP); 09-PIB. de Bauru (SP); 10-IB. de Pirajuy (SP); 11-IB. de Cafelândia (SP); 12-PIB. da Penha (SP);13-PIB. de Santo Amaro (SP); 14-IB. de Presidente Prudente (SP); 15-IB. de Paraguaçu Paulista (SP); 16-PIB. de Ourinhos (SP); 17-IB. de Quatá (SP). Trabalhou em evangelização nos lugares: Nova Iguaçu (RJ); Campo Grande (Rio-RJ); Bangu (Rio-RJ); Viradouro (RJ); Anhumas (RJ); Assis (SP); Martinópolis (SP); Nova Europa (SP); Paulicéia (SP); Porto Epitácio (SP). O total de batismos realizados é superior a 1.060.

Começou a lecionar à partir de 1943 as matérias: inglês, francês e latim. Em 1948, por concurso, tornou-se professor de inglês e em 1949, com a apresentação de títulos, tornou-se também Diretor de ensino secundário da rede estadual de São Paulo. Criou em 1951, em Presidente Prudente a Escola Normal estadual. Depois de outras atividades, sempre ligadas ao exercício pastoral, aposentou-se 19/08/1961.

Em 25 de Março de 1973, com 81 anos e 7 meses parte para o encontro com o Senhor Axel Frederico Anderson, que exerceu um dinâmico e produtivo pastoreio por 51 anos. Sepultado no Cemitério da Cidade de Paraguaçu Paulista-SP, tem ao seu lado a querida, dedicada e incansável esposa Leontina, companheira durante 51 anos, que veio a falecer em 25 de Março de 1984, com 87 anos e quase 6 meses.

∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ § ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞ ∞


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

1 – Relatos do bibliografado;
2 – Dr. Felix Racy, genro.
3 – Profª Cordélia Anderson Gonçalves, filha;
4 – Profª Ada Emyrce Anderson Hinkle, filha.

SOMENTE A ESCRITURA


Hoje, segundo domingo de Dezembro, é o DIA DA BÍBLIA. Como igreja de Cristo devemos aproveitar esta oportunidade para celebrar nossa gratidão a Deus, por nos ter concedido revelação tão especial e tão particular através das Sagradas Escrituras. Como cristãos devemos nos lembrar que a Escritura é nossa única regra de fé e conduta. Por que só a Bíblia?


Por que cremos única e exclusivamente na Bíblia?

Por que devemos crer exclusivamente na Bíblia, desconsiderando as demais revelações? Deus não é um Deus que se cala, mas um Deus que fala ainda hoje!

Por que cremos única e exclusivamente na Bíblia? Porque direta e indiretamente a própria Bíblia nos exorta a isso. Quando lemos o Salmo 119, conseguimos observar a singularidade da Palavra de Deus.

Paulo escreve, por exemplo, a Timóteo: "E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Tm 3.15-16).
Segunda carta de Pedro 1.19-21 nos revela em que consiste a diferença entre a Bíblia e outras fontes: "Temos assim tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações; sabendo, primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens [santos] falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo." O próprio Senhor aponta para a segurança e infalibilidade da Palavra de Deus: "Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um “i” ou um “til” jamais passará da lei, até que tudo se cumpra" (Mt 5.18).
E Ele diz, ainda: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim" (Jo 5.39).
Em sua primeira carta aos tessalonicenses, Paulo enfatiza que a Bíblia não é palavra humana, mas Palavra de Deus: "Outra razão ainda temos nós para incessantemente dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e, sim, como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes" (1 Ts 2.13).
Finalizando, lembremos o conteúdo extremamente importante de João 1.1-4: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. A vida estava nele..." E o versículo 14: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai."

Quem menospreza a Palavra de Deus e a coloca no mesmo nível de outras "fontes de revelação" mostra que despreza a Palavra (o Verbo) que se fez carne: Jesus Cristo!

Neste dia, de uma forma muito especial, Celebre a Bíblia.

Um feliz dia da BÌBLIA para você.

VENCENDO OS INIMIGOS DO NATAL

Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".
Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.
Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo.
E eles responderam: "Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta: ‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’ ".
Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido.
Enviou-os a Belém e disse: "Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo".
Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.
Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.
Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.
E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.. (Mateus 2. 1-12)

Não sei se você já ouviu falar do Grinch. Ele é Personagem do escritor Dr. Seuss (Conto rimado ilustrado: "Como Grinch Roubou o Natal" . Há um Filme famoso, com Jim Carey: intitulado "Grinch" que foi baseado neste livro. Em resumo Grinch é um inimigo do natal.

Ele é uma criatura mal-humorada que tem o coração bem pequeno, odeia o Natal - pois não consegue ver ninguém demonstrando felicidade - e planeja roubar todos os presentes e ornamentos para impedir a celebração do evento, em uma aldeia perto de sua moradia. Para seu espanto, a celebração ocorre de qualquer maneira - a essência do Natal não estava nos presentes ou nos ornamentos.

Grinch não é o único inimigo do natal. Existe um outro inimigo do Natal e que fez tudo o que pode para acabar com ele. Ele teve uma participação importante nos eventos relacionados com o nascimento de Cristo, mas quase não se fala dele durante o Natal.

Estou me referindo ao REI HERODES e vamos encontrar parte de sua história no segundo capítulo de Mateus – Ele foi um dos muitos inimigos do natal ao longo da história.

Leia Mateus 2.1-18


Quem era este homem?

Herodes o GRANDE. Rei dos Judeus. Nascido em 73 ac . Filho de ANTIPATER II - era da região (Induméia) indicado por Júlio César como "governador da Judéia". Marco Antônio formalizou Herodes como "Rei da Judéia" em 40 ac . Houve uma guerra civil que durou três anos, mas depois disso o seu poder foi consolidado. Os historiadores descrevem Herodes como um regente eficaz, mas, ao mesmo tempo, cruel e despótico. Depois de sua morte, Herodes foi substituído por seus filhos, que dividiram o reino:

Herodes Arquelau reinou na Judéia e Herodes Antipas reinou na Galiléia - este, reconhecido pelo imperador romano como Herodes, o Tetrarca - é o Herodes que aparece com mais freqüência, no restante do Novo Testamento. Foi ele que executou João Batista, na melhor tradição de seu pai. Foi ele que mandou Jesus para Pilatos - quando os líderes judeus o trouxeram.

Herodes o Grande (o pai) morreu entre 4 a 2 ac . Isso significa que Jesus nasceu entre 4 a 6 ac . A Bíblia não nos dá a data do nascimento de Jesus, apenas nos diz que foi no reinado de César Augusto, nos dias do rei Herodes. Quando os Magos do Oriente chegaram a Jerusalém - Herodes o Grande, era o rei.

Mateus relata as tentativas de Herodes para matar a Jesus.

Foram duas tentativas, que falharam, mas que retratam o ódio de Herodes pelo Natal.

Quando ele ouve o que os Magos têm a dizer, ele fica cheio de inveja e de raiva.
  
A primeira: Em Mt 2.8 lemos que Herodes mandou os Magos para Belém e disse:
Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo".

O seu primeiro plano era localizar a criança por intermédio dos Magos e depois executá-la, mas a sua intenção é frustrada por Deus. Em Mt 2.12, lemos :
Sendo por divina advertência, prevenidos em sonho, para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra".

Belém ficava a cerca de oito quilômetros de Jerusalém. Herodes logo verifica que eles não vão voltar pelo palácio e contar o que ele queria.

A Segunda: Em Mt 2.16 temos: 
Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos".

Com certeza esse é um dos crimes mais bárbaros já registrados pela história. No entanto, ele é coerente com o caráter de Herodes, com o que conhecemos dele, na história: Anos antes, Herodes havia executado dois de seus filhos, por sentir que eles ameaçavam e cobiçavam o seu reinado. Mais tarde, antes de sua morte, executou mais um filho, pela mesma razão. No ano 7, a.C. , em um acesso de fúria, executou sua esposa. Herodes era assim - um homem odioso e cheio de ódio.


Como vencer OS INIMIGOS DO NATAL

 
1) PRIMEIRA ATITUDE:

É PRECISO COMBATER OS PODERES QUE SE LEVANTAM CONTRA O REINO DE JESUS CRISTO. (2.2)

-Onde está o Rei ?

A pergunta que estava nos lábios dos magos provocava a ordem vigente, deste acordo entre o Imperador, o governador e o próprio Herodes.
E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de vós.” (Lucas 17:20-21).

Esse é o tipo de Reino que se manifesta dentro do coração daquele que crê em Jesus após tê-lo recebido como seu Senhor e Salvador pessoal.
E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” (Apocalipse 11:15).

Não importa as ligações que o inferno tenha conspirado, Você precisa saber que o Rei nasceu, você faz parte do povo recém nascido e pode declarar com ousadia que está debaixo do domínio deste novo Rei.

VOCÊ PRECISA VIVER COM SABEDORIA NESTE MUNDO PARA SERVIR AO REI JESUS: v. 8
E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.” 

Os dias são maus e tem muita gente que diz que ama Jesus, mas está matando Jesus.

A falta de discernimento está destruindo a vida de muitas pessoas. 
Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” (Mateus 10:16)


2) SEGUNDA ATITUDE:

É PRECISO FALAR DAS COISAS QUE TEMOS VISTO E OUVIDO. (2.2)
- Vimos a sua estrela!

O mundo é guiado pelas conveniências, você é guiado pela convicção.

O seu brilho vai ser destaque no cenário de trevas onde os povos estão desejando ver a luz conforme (Isa. 9:2), a sua motivação diante da luz é simplesmente Adora-lo! O pai busca os verdadeiros adoradores e ele quer encontrar em você este espírito e esta convicção!

Ilustração: Mas Pedro e João responderam:
Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus. Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos. (Atos 4:19-20).

VOCÊ PRECISA SUBMETER-SE A VONTADE DO REI JESUS: Vs. 2 e 8 

Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.”


Se Jesus é o nosso REI, devemos nos submeter a Ele e à sua autoridade.

Temos que fazer as coisas do jeito dele e não do nosso. Essa deve ser a parte mais difícil de aceitar. Se Jesus é o meu REI, eu não posso ser meu rei.

Normalmente queremos ser os donos de nossas próprias vidas. Se vamos honrar a Jesus como REI, não podemos estar no controle.


3) TERCEIRA ATITUDE:

É PRECISO ROMPER COM A INÉRCIA RELIGIOSA (2.4-5)

-Os religiosos sabiam de tudo o que iria acontecer, só que não se moviam em direção a nada.

A paralisia é a marca da religiosidade, o conhecimento teórico tem sido o grande mal que aliado ao poder de Herodes coloca as pessoas debaixo de frustração.

Realmente entre o saber e o fazer há grande diferença. Achamos que sabemos, mas quando vamos fazer nos damos conta de que, na verdade, não sabíamos. A Pedagogia, que é a arte da educação e do ensino, nos esclarece que só aprendemos, verdadeiramente, fazer, fazendo. Ou seja, só podemos dizer que sabemos algo depois que o praticamos, e não, por informações ou teoria. Em outras palavras, só aprendemos a nadar, nadando; aprendemos a tocar um instrumento musical, tocando esse instrumento; aprendemos uma profissão, trabalhando nela. O conhecimento teórico, a informação, é de grande utilidade, mas não basta.

O problema é:

Os que Sabem e não fazem.
Os que Fazem sem Saber.
Os que fazem saber.
Os que sabem fazer e fazem.

A diferença entre o sábio e o tolo, não é saber ou não a palavra, a diferença é praticar!

Ilustração: Um cientista muito preocupado com os problemas do mundo passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de minorá-los.

Certo dia, seu filho de 7 anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, procurou algo que pudesse distrair a criança. De repente, deparou-se com o mapa do mundo. Estava ali o que procurava. Recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:

- Você gosta de quebra-cabeça? Então vou lhe dar o mundo para consertar.

Aqui está ele, todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Mas faça tudo sozinho! Pelos seus cálculos, a criança levaria dias para recompor o mapa. Passadas algumas horas, ouviu o filho chamando-o calmamente.

A princípio, o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade conseguir recompor um mapa quem jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança.

Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?

- Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?

- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem.

Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui.

Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem. Sabia eu que ao consertar o homem, também consertaria o mundo.


4) QUARTA ATITUDE:

É PRECISO ANDAR NA DIREÇÃO DE DEUS PARA FRUSTRAR A EXPECTATIVA DO INIMIGO. (2.12)

-Os magos receberam a orientação divina, e deixaram Herodes frustrado. O Espírito do Senhor está sobre você e isto é Sabedoria, conhecimento!

O poder de Herodes não obterá vantagem sobre você porque a direção de Deus te alcança a tempo e te concede todos os livramentos!

Andar na Direção de Deus faz de você UM FIEL SÚDITO DO REI JESUS: vs. 12 e 16 

Sendo por divina advertência, prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.” 

A ação espiritual que agia sobre a vida de Herodes, é semelhante a que agia sobre a vida de Acabe.


Ilustração: A revelação dos magos é Diferente da de Elias. -
E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu." (1 Reis 19:15-17)

5) QUINTA ATITUDE:

VOCÊ PRECISA DAR O SEU MELHOR AO REI JESUS: V. 11 

Entrando na casa, viram o menino com Maria , sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.” 

Eles deram o melhor, mais caro e mais valioso e você vai dar o quê? Sua vida?

CONCLUSÃO

Quando essas atitudes forem manifestações vivas na vida dos cristãos, não haverá inimigos capazes de deter ou distorcer a verdadeira mensagem do natal!