COMO LIDAR COM A PERDA?


Existem vários tipos de perda.
A partir do momento que nascemos já começamos a perder. É-nos cortado o cordão umbilical, e

1) Perdemos o contato quase direto com a nossa mãe, éramos um só e nos tornamos dois, e daí por diante é somente uma sequência de perdas,
2) Perdemos os dentes,
3) Perdemos os cabelos,
4) Perdemos o comodismo de chorar e a comida chegar,
5) Perdemos o mundo infantil,
6) Perdemos o gosto desbravador e poderoso da adolescência,
7) Perdemos a ingenuidade,
8) Perdemos o gostinho do primeiro beijo,
9) Perdemos os trabalhos em grupo da época da escola,
10) Perdemos a irresponsabilidade, perdemos o sono, perdemos um parente, perdemos uma grande paixão, perdemos o corpinho tamanho 36, perdemos a flexibilidade, perdemos a humildade de ser aprendiz, perdemos, perdemos, perdemos...

Como lidar com a perda?
Tendo consciência do GANHO.

Se conscientizando dos ganhos! Leva tempo para notarmos que houve ganhos, mas é o tempo o melhor amigo das perdas, e a maturidade a conquista.

1) Ganhamos a individualidade,

2) Ganhamos dentes permanentes (até perdermos de novo na velhice),

3) Ganhamos as nossas verdadeiras mechas,

4) ganhamos a oportunidade de escolher nossa própria comida e quem sabe o prazer de cozinhar o que gostamos,

5) ganhamos a delícia da juventude,

6) a sabedoria e independência da fase adulta,

7) Ganhamos a maturidade, ganhamos amigos que vão nos acompanhar por toda vida onde nós marcaremos novas reuniões em grupo, ganhamos a responsabilidade, ganhamos um (a) filho (a), ganhamos lembranças permanentes e lições pra vida toda, reconquistamos a flexibilidade com a segurança adquirida, reconquistamos a humildade de saber que sempre aprendemos, ganhamos o posto de mãe, pai de avó, avô, ganhamos, ganhamos, ganhamos.


Como lidar com a perda?

Seguem-se algumas sugestões que podem ajudar nesta fase difícil :


SUPERANDO AS PERDAS - DICAS PARA VOCÊ.

1-Fale sobre sua perda e sua dor 

Deixe que os outros saibam que este assunto não deve ser evitado e que lhe faz bem falar sobre isto, abrir-se com alguém de confiança, ajuda no entendimento e na aceitação. Entretanto, em algumas situações, ou com algumas pessoas, quando não quiser falar sobre o assunto, também diga isto claramente.

2-Enfrente o sentimento de culpa

Discutir este sentimento com alguém compreensivo e de confiança vai ajudar a distinguir a culpa real e irreal e, aos poucos, esta começa a diminuir. Não pode se sentir responsável por não prever os acontecimentos, ou culpa como se tivesse tido a intenção de prejudicar alguém.

3-Trabalhe os sentimentos de raiva e revolta

Estes sentimentos existem em face de uma grande perda; é importante percebê-los e expressar os sentimentos de raiva e amargura. Não adianta negá-los ou envergonhar-se deles, são normais e irão desaparecendo com o tempo e a aceitação do fato.

4-Idealização

Há uma fase em que a pessoa pensa em suas falhas como pai, mãe, filho, cônjuge, irmão, namorado ou amigo… e vê a pessoa que se foi como um ser perfeito. Com o tempo, começará a vê-la como um ser humano real, com suas qualidades e defeitos, assim como todos nós.

5-Não se isole

Mesmo que não se sinta à vontade para compartilhar seu sofrimento e prefira ficar sozinho, precisa buscar a companhia de outras pessoas. Amigos e familiares que o estimem podem ajudar muito. Não se esqueça que não está só; muitos o estimam, querem lhe dar amor e conforto, assim como precisam do seu amor e atenção. Isto consola , renova suas forças e ajuda na construção de novos objetivos e, com o tempo, a recuperar a alegria de viver. Estas pessoas podem fazer muito por você e você por elas.

6-Mudança de valores

Diante da morte ou de uma grande perda, a pessoa tende a repensar seus valores, a reavaliar seus objetivos de vida; deixar de lado coisas que anteriormente valorizava e que agora percebe que são insignificantes e/ou fúteis, e a valorizar aspectos que percebe serem realmente mais importantes.

7-“Nunca mais serei o mesmo”…

É frequente haver um grande sofrimento neste pensamento que pode ser real, mas isto não significa que nunca mais possa ser feliz. Embora esta idéia possa parecer inaceitável no período do sofrimento, as transformações podem nos enriquecer. Geralmente é isto que acontece, quando a pessoa aceita trabalhar e superar a fase de mágoa e revolta, decidindo que pode e deve viver o melhor possível.

8-Evite decisões importantes ou grandes mudanças

O primeiro ano após a perda, geralmente não é um período adequado para tomar decisões importantes ou fazer grandes mudanças, a menos que as circunstâncias o exijam. Uma pessoa amargurada tem a capacidade de julgamento diminuída. Se algumas mudanças forem necessárias e inadiáveis, peça a ajuda de alguém competente e não envolvido emocionalmente com os problemas.

9-Reserve períodos e local para lembranças

Não fique o tempo todo pensando e vendo objetos da pessoa que se foi. Coloque alguns pertences dela numa caixa ou armário, não os deixe espalhados. Tente reservar algum período específico do dia (no início), da semana ou do mês, para pensar na pessoa e no seu luto, quando também poderá rever os objetos. Evite fazer isto o resto do tempo, pois nada de bom e útil se consegue com a tristeza contínua. Para algumas pessoas isto não é fácil de conseguir, mas é necessário à sobrevivência e recuperação.

10-Prevendo dias e datas difíceis

Estes dias especiais geralmente envolvem datas de aniversário, Natal, passagem de ano, Páscoa e outros, onde a falta da pessoa se faz mais presente. Planeje passá-los com amigos ou familiares, pois é provável que fique mais triste, choroso e deprimido que em outras ocasiões. Não se isole, é bom que esteja em companhia de pessoas que o estimem.

11-Creia em Deus e na vida eterna

É importante saber que pudemos desfrutar da companhia de algumas pessoas especiais, mesmo que por breve tempo, que nos deixam muita saudade… Só se tem saudade daquilo que foi muito bom... Melhor ainda é crer e confiar, que aqueles que têm Jesus no seu coração e o aceitaram como seu Salvador pessoal, têm a vida eterna. Creia nesta verdade e ore para que seus parentes também aceitem e confiem nesta verdade.

12-Culpa por sentir-se bem

Não lute para continuar sendo ou parecendo infeliz. Perceba que sentir-se contente, ter novos objetivos, não é deslealdade nem significa que não ama ou está esquecendo o ente querido. Conseguir prazer em algo significa que está trazendo um pouco de alívio ao seu sofrimento; retomando ou recomeçando a construir sua vida. Procure investir em seu bem estar, engajando-se em atividades produtivas e que lhe são agradáveis, e poderá tornar sua vida melhor ainda do que antes, se aprendeu algo com o acontecido, se cresceu com o sofrimento e compreensão do que é realmente mais importante na vida.

13-Reajuste-se à vida e ao trabalho

Tirar alguns dias ou semanas para reequilibrar-se e, depois, uma folga ocasional, quando necessário, é perfeitamente normal. Mas as atividades devem ser retomadas assim que for possível, pois são importantes no processo de recuperação, mas a inatividade prolongada faz as pessoas repetirem ou prolongarem a fase depressiva sem nenhum benefício. É importante utilizar um pouco da sua energia em uma atividade que possa ajudar outras pessoas e/ou instituições, saindo um pouco de seu pequeno mundo e percebendo a importância e bem estar que traz amar e ajudar ao próximo, de conseguir tornar outros um pouco mais felizes e menos carentes física e psicologicamente.

14-Liberte-se de expectativas irreais

Acreditar que a vida deveria ser diferente, não envolvendo escolhas dolorosas, sofrimentos e perdas é irreal e só traz revolta, o que só prejudica.

15-Integrando a perda

As pessoas não “têm” que ser “vítimas”, qualquer que seja a perda, por pior que tenha sido. Situações de muito sofrimento podem ser transformadas em aprendizado. É preciso deixar de lado as perguntas centradas no passado (que é imutável) e no sofrimento (“Por que isso aconteceu comigo”?) e começar a fazer perguntas que abrem as portas para o futuro:- “Agora que isto aconteceu o que posso e devo fazer? O que posso aprender com isto? O que posso fazer para Ser e sentir-me melhor?” Geralmente quando chegamos à fase da aceitação, atingimos a compreensão e crescemos com a experiência, a dor se vai.

16-Pesar excessivamente longo

Quando um sofrimento excessivo consome alguém por mais de um ano, geralmente o problema principal não é a perda em si, mas algum outro aspecto que precisa ser entendido. Muitas vezes isto ocorre quando havia uma dependência excessiva em relação à pessoa que se foi, quando a culpa por algum motivo é um componente muito forte na situação, problemas emocionais pessoais ativados ou reforçados pela perda ou outras razões significativas. Amigos, conselheiros ou um psicólogo podem ser necessários neste caso.

17-Procure ajuda profissional, se necessário.

A maioria dos que procuram ajuda de psicoterapeuta não são doentes mentais, são pessoas comuns enfrentando problemas, passando por uma crise e muitas delas sofrendo uma perda. Um profissional da área é alguém com quem você pode dividir seu sofrimento, sua revolta, seu medo, suas lembranças dolorosas, sua culpa e seus conflitos; que pode compreendê-lo e ajudá-lo.

No início do pesar, uma das formas mais comuns de manifestar o sofrimento é resistir a crescer com ele. A vida pode ser prejudicada ou fortalecida por uma perda. Ninguém permanece o mesmo. Cada situação é única e só a própria pessoa pode buscar e encontrar respostas relativas ao “outro eu” e à outra vida que vão emergir.

Cada pessoa decide se vai ou não crescer com essa experiência dolorosa, e quando.

UM DEUS INDESCRITÍVEL

Oh! Profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Romanos 11.33).


Pense na possibilidade de ver a Deus ou mesmo descrevê-lo! Parece algo impossível. Mas como podemos afirmar a existência de um Ser tão grande e poderoso sem ao menos poder vê-lo? Deixou Deus algum vestígio da sua grandeza? A resposta é: Sim! Ele deixou um vestígio tão imenso e indescritível de sua grandeza, seu poder e sua existência. Tão pequeno quanto um átomo, tão infinito quanto o universo.

Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.” (Salmos 19.1-4).


Deus é indescritível. Nem os céus e nem a terra conseguem O conter, tão grande e majestoso Ele é. Quem sabe, por isso mesmo, a Bíblia utiliza vários nomes para Deus, para nos revelar uma porção pequena daquilo que Ele é e que Ele faz. Os nomes de Deus na Bíblia servem vários propósitos:

Alguns nomes descrevem Deus como pessoa: Jeová, Senhor, Deus. Outros nomes descrevem suas características ou seus atribuídos: Santo, Justo, Bondoso Ainda outros nomes descrevem a sua relação com a sua criação: Criador, Sustentador, Governador. E finalmente, outros nomes descrevem Deus em três pessoas: Pai, Filho, Espírito Santo.

Na verdade o que se consegue descrever, pensar ou mesmo refletir sobre Deus é apenas o que ELE mesmo, o nosso Deus decidiu revelar. Lembre-se que:

Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2.9)

Há certamente um infinitude de coisas que somente serão reveladas na eternidade.

O que sabemos sobre Deus e o que sobre Ele podemos conhecer nos foi dado a conhecer mais de perto pelo seu Filho Jesus Cristo. Tentei achar palavras que pudessem mostrar a intensidade e sinceridade do amor de Jesus e também de sua dor. Mas foi em vão. Tudo o que consegui foi descobrir que estas palavras simplesmente não existem no nosso idioma. Como também não as encontraremos em qualquer outra língua do mundo, porque o amor de Jesus é indescritível, inexplicável. Quando penso nisso, meu coração se inflama. Isso me faz lembrar do amor de um Pai, que permitiu que seu filho único sofresse e morresse em uma cruz, a fim de que Ele pudesse transformar uma humanidade cheia de pecado, em filhos por adoção. Este ato de Deus me deixa perplexo.

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5. 8).
(Ele) nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o consentimento de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.” (Efésios 1:5 a 7).

Cada vez mais temos a certeza de que Deus realmente é Indescritível, e se nos perguntarem como sabemos disso, é só olhar para o céu e perceber que tem muito mais coisas do que nós podemos ver, sentir, ouvir e sonhar.

Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.” (João 21.25).

Que esse Deus Invisível, mas Real, possa ser Indescritível pra você também!

DERROTANDO AS DERROTAS

Então o Anjo do SENHOR apareceu a Gideão e lhe disse: "O SENHOR está com você, poderoso guerreiro". "Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã".
O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? "
"Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família".
"Eu estarei com você", respondeu o Senhor, "e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem".... (Juízes: 6. 12-16 continue a ler Jz 6. 1-26)

- Você já parou para pensar por que as coisas estão dando errado na sua vida? 

- Por onde você tem andando? Piorou ou melhorou?

- Até quando você vai andar assim?

Em Juízes 6.1-10 - Israel estava naquela situação porque não havia dado ouvidos à Palavra do Senhor: Veja o destaque do verso 10.

E também disse a vocês: Eu sou o SENHOR, o seu Deus; não adorem os deuses dos amorreus, em cuja terra vivem, mas vocês não me deram ouvidos”.

A desobediência leva nossa vida para trás! Quando eu faço o que é contrário a Palavra de Deus, as orientações de Deus, eu dou marcha ré na minha vida.

Você quer andar para frente? Quer consertar os caminhos da sua vida? Você quer curar sua alma aflita? Coloque sua vida sob a Palavra de Deus. Seja um crente de verdade e você verá como as coisas irão para o lugar certo.

Dê ouvidos a Palavra de Deus.

Submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.” - Tg. 4: 7 e 8

O mundo pode estar um caos, mas existe um jeito divino de colocar ordem neste caos. Este texto tem uma ordem:

1. SUBMETA SUA VIDA A DEUS.

Este texto tem uma promessa:

2. O DIABO FUGIRÁ DE VOCÊ.

Em seguida o texto tem outras duas ordens para manter o diabo longe, do contrário ele volta para tentar e atormentar sua vida!

3. MANTENHA AS MÃOS LIMPAS.

4. TENHA UM CORAÇÃO PURIFICADO.

Um coração puro, focado em Deus é o segredo!

Por que as coisas estão dando errado na sua vida? Porque as coisas estão confusas, travadas, embaraçadas, etc...

Existe uma profecia que questiona isto:

Agora, assim diz o SENHOR dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada". Ageu. 1. 5-6.

Note bem:

VEJA ONDE SEUS CAMINHOS O LEVARAM?

- Dívidas,
- Conflitos de relacionamentos,
- Gravidez fora do casamento,
- Filhos sem planejamento,
- Estresse,
- Saúde debilitada,
- Traição, amargura,
- Mentiras, rolos, confusões,
- Pecados, atraindo novos pecados...

Creio que não dá para continuar como está?

Mas acalme seu coração. Existe esperança, você tem solução sim.

- VAMOS CONHECER O PLANO DE DEUS PARA CONSERTAR O CAMINHO DA TUA VIDA A PARTIR DE HOJE:

1. EXAMINE SUA VIDA E VEJA O QUE ESTÁ ERRADO v. 1

De novo os israelitas fizeram o que o SENHOR reprova,” (Juízes 6.1)


O que você fez ou está fazendo que Deus não aprova?

Você sabe bem onde errou, onde se desviou, onde pecou. E lá que precisa retornar seus olhos para que o verdadeiro arrependimento aconteça em sua vida.

2. PARE DE RESISTIR E PEÇA O SOCORRO DE DEUS - v. 6

Por causa de Midiã, Israel empobreceu tanto que os israelitas clamaram por socorro ao SENHOR”.

Por causa de quê? Ou por quem você está nesta miséria? Pare, não insista no erro. Peça socorro ao Senhor!

Quem são seus midianitas.

Você tem sido teimoso, amargo, melancólico, resistente, que tal mudar de vida?

3. CONFIE NA AÇÃO DE DEUS EM SEU FAVOR - vs. 7-10 e 11

Quando os israelitas clamaram ao SENHOR por causa de Midiã, ele lhes enviou um profeta...”.

Deus agiu e tudo começou a mudar.

Deus mandou um profeta, e depois mandou seu Anjo.

Então o Anjo do SENHOR apareceu a Gideão e lhe disse: "O SENHOR está com você, poderoso guerreiro".

Você não receberá anjos, se não receber e confiar na Palavra de DEUS ATRAVÉS DO PROFETA.

4. DEIXE DEUS TIRAR A REVOLTA DO SEU CORAÇÃO - vs. 12 e 13

Então o Anjo do SENHOR apareceu a Gideão e lhe disse: "O SENHOR está com você, poderoso guerreiro". "Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o SENHOR está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: 'Não foi o SENHOR que nos tirou do Egito?' Mas agora o SENHOR nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã".

A resposta dura estava na ponta da língua de Gideão!

a. Gideão achava que Deus era o culpado por toda desgraça que estava acontecendo com seu povo. 

O coração de Gideão estava ruim, amargo, literalmente azedo. Deus não é culpado das escolhas erradas que você fez sem consultá-lo, das palavras que você falar sem meditar.

Deus não vai realizar uma obra grande em sua vida com coração ruim, duro, medíocre, covarde, sujo, petrificado. 

b. Deus não é o culpado pela situação em que nos encontramos. Isto nos sobreveio devido aos nossos próprios caminhos.

COM CORAÇÃO RUIM VOCÊ SÓ ATRAIRÁ PESSOAS COM O MESMO CORAÇÃO PARA PERTO DE VOCÊ!

5. ENTREGUE COMPLETAMENTE SEU CORAÇÃO PARA DEUS - vs. 22-24

Quando Gideão viu que era o Anjo do SENHOR, exclamou: "Ah, SENHOR Soberano! Vi o Anjo do SENHOR face a face!" Disse-lhe, porém, o SENHOR: "Paz seja com você! Não tenha medo. Você não morrerá". Gideão construiu ali um altar em honra ao SENHOR e lhe deu este nome: O SENHOR é Paz. Até hoje o altar está em Ofra dos abiezritas.”

a. Quando Gideão entende que a culpa não é de Deus, ele levanta um altar de adoração a Deus.

b. Quando recebemos revelação do caráter de Deus, isto nos traz quebrantamento e nos leva a adoração.

Quem não é quebrantado verdadeiramente, não adora a Deus! Os orgulhosos não conseguem se render a Deus e quem não se rende, não consegue adorar genuinamente.

Entrega é sacrifício, é adoração, é oferta. 

6. ROMPA TODO ELO DE LIGAÇÃO COM AS TREVAS - vs. 25 e 26

Naquela mesma noite o SENHOR lhe disse: "Separe o segundo novilho do rebanho de seu pai, aquele de sete anos de idade. Despedace o altar de Baal, que pertence a seu pai, e corte o poste sagrado de Aserá que está ao lado do altar. Depois faça um altar para o SENHOR, o seu Deus, no topo desta elevação. Ofereça o segundo novilho em holocausto com a madeira do poste sagrado que você irá cortar".

Note que o altar era do pai! Mas precisava ser quebrado.

Quando você acha que deve romper com pecado? Naquela mesma noite, foi a escolha de Gideão. Decida romper com o pecado agora.

Há envolvimentos conscientes e inconscientes. Envolvimentos diretos e indiretos, todavia para acertar a vida e corrigir o caminho precisamos ser quebrados, rompidos, desfeitos.

Era necessário destruir aquelas coisas que serviam de laços em suas vidas.

- Gideão destruiu o altar de Baal e o poste-ídolo. E você precisa destruir o quê? Pode ser um ídolo? Mas pode ser um vínculo através de um relacionamento, um presente, um trabalho.

Assim que entendemos que há coisas erradas erigidas em nossas vidas, precisamos nos dispor a destruí-las. Mesmo que isto nos custe muito e seja difícil. É NECESSÁRIO PAGARMOS O PREÇO!

Depois o Senhor mandou Gideão despedir os tímidos, medrosos, confusos, inseguros. Deus queria fazer algo grande, mas não podia contar com estes.

Por isso, é bom deixarmos Deus trabalhar em nós nesta época, para que não venhamos a ficar fora daquilo que Deus tem para nós no futuro.

Se quisermos que Deus nos arrume a vida, precisamos estar atentos e em prontidão.

Agora Gideão tinha que enfrentar o exército dos Amalequitas e Midianitas (Jz.7:12) só com trezentos homens. Que tarefa impossível ao homem!

Gideão havia posto Deus à prova.

Agora, era Deus quem colocava Gideão à prova!

A questão agora não era mais a força do exército de Israel, ou quantos soldados bons e valentes eles tinham. MAS, A FORÇA DO DEUS DE ISRAEL!

Os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos são mais altos do que os vossos pensamentos" Is 55:9.

Faça a sua parte e Deus fará a Dele, mesmo que você não entenda, obedeça simplesmente. Se você precisa hoje a noite quebrar elos que manteve com Satanás, volte e quebre.

O Senhor diz: "O meu justo viverá pela fé.”

“Ora, a fé é a substância das coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem. E, de fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador daqueles que o buscam." - Hb 10:38; 11:1,6.

Cremos que Deus, neste tempo, estará colocando uma Palavra de fé nos nossos corações.

CONCLUSÃO

Nesta história,Gideão consertou sua vida, endireitou o seu caminho e venceu com Deus!

E você? Deseja ter o mesmo final na história da sua vida?

Você deseja ser um derrotado ou um medroso? Ou já decidiu derrotar as derrotas?

Você precisa agora... Consertar seu coração, voltar-se para Deus e destruir todo elo que lhe prende a satanás e ao mundo.

Você pode fazer isto!

Sabe qual é a chave para começar a mudança? ARREPENDIMENTO!

O SENHOR está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. O justo passa por muitas adversidades, mas o SENHOR o livra de todas; protege todos os seus ossos; nenhum deles será quebrado.” – Sl. 34: 18-19.
O Senhor está perto dos que têm corações quebrantados e os livra e os protege dos caminhos errados!

A PROCLAMAÇÃO E A REPÚBLICA

No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.
Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam.
E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória".
Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça.
Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! "
Então um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz.
Com ela tocou a minha boca e disse: "Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado".
Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós? " E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me! " (Isaías 6.1-8)

1. A República do Brasil e seus contrastes

- O Brasil é um país de contrastes: a décima quarta maior potência econômica do mundo e o segunda pior distribuição de renda do planeta.

- País de grandes e ricas metrópoles e regiões rurais mergulhadas na pobreza. País de grandes universidades e 75% da população que não tem capacidade de ler e interpretar o que lê.

- País de rios caudalosos e regiões áridas e desertificadas.

- Maior país católico do mundo e também maior país espírita do mundo. Ao mesmo tempo, país onde se detecta um dos maiores índices de crescimento evangélico do planeta.

- País de uma igreja evangélica que cresce, mas não influencia. Cresce, mas não é transformada nem é instrumento de transformação.


2. A República do Brasil e sua crise avassaladora

- Estamos vivendo uma das crises mais medonhas da nossa história. As instituições democráticas estão desacreditadas. A classe mais desacreditada da nação são os líderes políticos.

- Há fortes evidências de corrupção instalada nos poderes constituídos. Aqueles que foram eleitos para legislar, governar e julgar estão, muitas vezes, mancomunados com esquemas nefastos de corrupção, roubando o dinheiro que deveria alimentar os pobres e trazer progresso à nação.


3. A República do Brasil que precisa resgatar a sua história.

- Judá está à beira do abismo. Era também uma época de crise nacional. Uzias, o grande monarca, maior esperança nacional, está morto. O país estava de luto.

Que tipo de crise atingiu Judá?

a) Política interna de Judá – Com a morte do rei Uzias subiram ao poder reis que não levaram Deus a sério como Acaz e Manassés; que se voltaram para os ídolos e conduziram o povo à idolatria e à pobreza. Enquanto os governantes eram fiéis, Deus abençoava a nação e esta prosperava, mas sempre que subia ao trono um homem mau, a nação toda sofria amargamente.

- Política interna do Brasil – Esta tem sido a dramática realidade nacional. Nossos governantes, em sua maioria não conhecem a Deus. Prostram-se diante de ídolos e entregam-se a uma vida moral reprovável. O povo está cansado de ver homens inescrupulosos subindo ao poder apenas para vantagens pessoais, engordando suas contas bancárias e solapando increscrupulosamente o erário público.

b) Política externa de Judá – Deus levantou Rezin, rei da Síria e Peca rei de Israel contra Judá. Judá então pede socorro à Assíria. Abre os cofres públicos e escraviza-se ao poder estrangeiro. Depois a Assíria os ameaça e fazem aliança com o Egito para se livrarem da Assíria. Pagam tributos pesados aos estrangeiros.

- Política externa do Brasil – Nosso país também está se tornando escravo, dependente e acorrentado pelo capital estrangeiro. Os dividendos colhidos na nação são entregues para o pagamento de juros de uma dívida externa que se torna cada vez gigantesca, uma das maiores do mundo.

c) Crise econômica de Judá – Judá entrou em crise por causa dos impostos abusivos, por causa dos tributos escorchantes que nação pagava aos reis estrangeiros. O povo trabalhava, mas os lucros fugiam-lhes das mãos. Isso trouxe uma riqueza para uma minoria que “juntava casa a casa e campo a campo”, jogando o povo na miséria. O poder legislativo de Judá “decretava leis injustas para negar justiça aos pobres e para arrebatar o direito dos aflitos, despojando as viúvas e roubando os órfãos” (10:1,2).

- Crise econômica do Brasil – Nós também convivemos com a trágica realidade dos mensalões, dos milhões desviados para paraísos fiscais, do enriquecimento rápido e imoral de um bando de homens perversos e inescrupulosos que vendam a alma da nação, enquanto os impostos são abusivos, os salários são achatados, os lucros para os trabalhadores são minguados e as grandes instituições financeiras nadam em lucros estratosféricos.

d) A crise moral de Judá – O povo se corrompeu. Perdeu seus absolutos. Abraçou uma ética flácida e situacional. Perderam a noção de moralidade: “chamavam luz de trevas e trevas de luz; o doce de amargo e o amargo de doce” (5:20). Judá caiu pelos seus pecados. Roma caiu pelos seus pecados. Os impérios caíram pelos seus pecados. Deus disse para Israel: “Volta ó Israel para o Senhor teu Deus, porque pelos teus pecados estás caído” (Os 14:1).

- A crise moral do Brasil – O Brasil está na lama da imoralidade. Políticos corruptos. Campeão mundial de consumo de cachaça. As drogas e o narcotráfico ditam leis no submundo do crime. A sensualidade é desenfreada. Somos o país da maior parada gay do planeta. O país de 2 milhões de abortos criminosos por ano. O país do carnaval, dos estádios megalomaníacos, do samba. O reino da pinga, o império da desonestidade e da mentira; o país das mães adolescentes, do crime organizado, dos sequestros criminosos.

e) A crise espiritual de Judá – O povo de Judá era como filhos rebeldes. Eram pior do o animal irracional. O boi conhece o seu dono, mas Judá não conhecia o Senhor. Judá estava doente: com feridas dos pés à cabeça. A despeito desse marasmo o povo ainda mantinha as aparências e fazia sacrifícios ao Senhor. Mas Deus estava cansado desse culto hipócrita.

- A Crise espiritual do Brasil – O Brasil é o país que adora um ídolo pescado no rio Paraíba do Sul como sua padroeira e protetora. O Brasil é o país que adora e obedece a espíritos enganadores. O Brasil é o país que multiplica seus ídolos e santos de devoção. O Brasil é o país que vê crescer uma igreja evangélica que prega outro evangelho: sincrético, místico, semi-pagão. O Brasil é um país que vê a igreja evangélica transformando-se num mercado, onde floresce uma igreja sem doutrina, sem moral, sem compromisso, sem ética.

O que fazer diante do Brasil de hoje?


I. OLHAR PARA CIMA E SABER QUE DEUS REINA – V. 1-3

1. Deus está no trono

• As nossas crises não apanham Deus de surpresa. As nossas crises não abalam o trono de Deus. Deus reina. Os céus governam a terra. Deus dirige a história. Quem dirige os destinos da humanidade não são os poderosos, mas o Todo-Poderoso.
• Esta é a grande mensagem de Isaías. Essa é a grande mensagem do livro de Apocalipse. Deus está no trono. Não importam as crises. Não importa a fúria do dragão, o ódio do anticristo, a sedução do falso profeta, os encantos da grande meretriz. Deus reina. Ele está no comando e ele vai colocar todos os seus inimigos debaixo dos seus pés.
• Não se desespere, nem um fio de cabelo da sua cabeça pode cair sem que ele o permita. Ele Reina!

2. Deus é santo.

• Quando a Bíblia diz santo, ela define. Quanto diz: santo, santo ela enfatiza. Quando ela diz: santo, santo, santo ela coloca no grau superlativo. Deus é majestoso. Ele glorioso. Ninguém jamais pode ver a Deus. Ele habita em luz inacessível.

• A maior necessidade da igreja hoje é ter uma percepção da majestade de Deus em seu meio. Precisamos ter um senso da glória de Deus. É impossível ter uma visão da glória de Deus sem se humilhar ao pó.

3. Os seres mais exaltados, adoram a Deus da maneira mais humilde

• Os serafiins cobrem o rosto e os pés num gesto de profunda reverência. E voam para cumprir suas ordens. Das seis asas, eles usam quatro para adorar e duas para servir. Só os próprios serafins se prostram e nós poderemos nos manter altivos na sua presença?

4. Os seres mais exaltados proclamam quem Deus é e o que Deus faz

• Deus é santo e toda a terra está cheia da sua glória. Ele é o Senhor dos Exércitos, o Deus que luta por nós, que guerreia as nossas guerras, que se manifesta e que age poderosamente em favor do seu povo.


II. OLHAR PARA DENTRO RECONHECENDO QUE PRECISA DA MISERICÓRDIA DE DEUS – v. 4-7

1. Precisamos ter uma visão pessoal da nossa real condição.

• Antes de Isaías contemplar a Deus, ele distribuiu uma série de Ais: 1) Ai dos gananciosos (5:8); 2) Ai dos beberrões (5:11); 3) Ai dos injustos (5:18); 4) Ai dos corrompidos moralmente (5:20); 5) Ai dos soberbos (5:21); 6) Ai dos farristas (5:22). Mas, agora, quando vê o Senhor, ele se volta para dentro de si e diz: 7) Ai de mim (6:5).

• Russel Shedd diz que o maior pecado da igreja hoje é a dureza de coração.

• É falta de quebrantamento. É ausência de choro pelo pecado.

2. Precisamos ter uma visão de profunda angústia pelo nosso pecado

• Este Ai de Isaías é um ai de dor, de lamento, de angústia, de tristeza profunda. Ele não chora apenas as consequências do seu pecado, mas ele lamenta porque seus lábios são impuros. Só quem tem um verdadeiro encontro com Deus, consegue enxergar a malignidade do seu pecado. Quanto mais perto de Deus, mas se vê a hediondez do pecado.

3. Precisamos ter uma visão do pecado que nos rodeia

• Isaías disse: “e habito no meio de um povo de impuros lábios”. Isaías se incomoda com o pecado do seu povo. Ele chora pelo pecado da nação. Ele geme de dores por causa da transgressão do seu povo. Ele não é um homem alienado espiritualmente. AS feridas do seu povo estão doendo no seu coração.

4. Precisamos ter uma visão da graça perdoadora de Deus - v. 6-7

• Não há perdão, onde não há confissão. Hoje pregamos a fé sem o arrependimento. A salvação sem a conversão.

• Deus é Deus de perdão. Você pode ser transformado hoje. Seu vocabulário pode mudar. Seu coração pode mudar. Uma fonte de vida pode brotar do seu interior. Você pode ter uma mente pura, um coração puro, um namoro puro, um casamento santo.

• A mulher samaritana recebeu uma nova vida. Zaqueu achou paz para o seu coração; a mulher pecadora foi perdoada; Bartimeu teve seus olhos abertos; o leproso foi purificado; o ladrão foi recebido no paraíso. Cristo pode agora mesmo libertar você também. Pode perdoar o seu pecado e fazer de você uma nova criatura.


III. OLHAR PARA FORA E OUVIR O GRITO DE UM MUNDO NECESSITADO – v. 8

1. O envio de Deus espera por sua restauração espiritual

• Vida com Deus é mais importante do que vida para Deus. Vida vem antes do trabalho. Consagração vem antes do ministério. Só depois que Isaías viu a Deus e foi perdoado é que pode ouvir o desafio de Deus para fazer sua obra.

• Deus trabalha em nós antes de trabalhar através de nós. Adoração vem antes de missão. Santificação vem antes de serviço.

2. O chamado é dirigido a todos os que foram perdoados

• O Deus que salva, é o mesmo que chama para o serviço. Deus não nos salvou para a indolência, mas para o serviço. Somos todos membros do corpo. Somos todos ramos da videira. Somos todos ovelhas. Somos todos ministros da reconciliação. Não fecha os ouvidos. Não endureça seu coração. O campo é o mundo. Não chegue diante de Deus de mãos vazias. Deus salvou você apenas para levar você para o céu, mas para que você fosse um vaso de honra em suas mãos a levar esse evangelho aos pecadores.

3. A disposição de atender é sua.

• Isaías se coloca nas mãos de Deus. O fogo começou a arder em seu peito. A brasa havia queimado em seus lábios. Ele se levantou. Ele se dispôs. Ele atendeu.

• Isaías denunciou o pecado. Apontou com firmeza os desmandos do rei Acaz. Atacou a exploração dos pobres. Denunciou a ganância insaciável dos ricos. Interferiu nos pactos internacionais com o Egito em vez de confiar no Senhor. Denunciou a religião sem vida.

• Hoje temos muitos desafios: na família, na escola, na empresa, no trabalho. Deus está chamando você para ser uma bênção em sua nação. Deus está chamando você para se levantar e por a mão no arado.

• O clamor dos céus cruza os séculos e cai nos nossos ouvidos; “A quem enviarei e quem há de ir por nós? Eis-me aqui, envia-me a mim!”.

ROMPENDO RANCORES E RESSENTIMENTOS RUMO A JESUS

1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
6 por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11 no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei -o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Colossenses 3.1-17)

A ênfase está no:

Verso 13 - Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
Você sabe o que é um Trava-línguas? É um conjunto de palavras formando uma frase que seja de difícil articulação em virtude da existência de sons que exijam movimentos seguidos da língua que não são usualmente utilizados.


Os travalínguas, além de aperfeiçoadores da pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. São embaraçosos, provocam risos e caçoadas.

Veja um exemplo:

• O rato roeu a roupa do Rei de Roma, que a Rainha, com raiva, resolveu remendar.

• Três tigres tristes trigo comiam.

Você sabe o que pode ser UM TRAVA-CRENTE?

O título de nossa reflexão não chega a ser um trava-língua: Rompendo Rancores e Ressentimentos Rumo a Jesus, mas nos mostra um bom exemplo do que seja um trava-crente.

Há algumas coisas que podem travar o crescimento espiritual de um crente. E hoje de forma especial vamos destacar uma delas: RESSENTIMENTO.

Ressentimento - De ressentir. Sentir-se mal com relação a alguém repetidamente. Ter queixa contra alguém, como nos diz o verso. Alimentar raiva, ódio, inveja contra outro. Não querer falar, procurar evitar alguém, por alguma coisa acontecida no passado.

1. Ressentimento: onde tudo começa. - 3.1-7

1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
6 por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.

- As coisas da terra - somos pecadores por natureza.

- Os sentimentos que precederam nossa morte e ressurreição em Cristo.

- Nossa natureza terrena:

Prostituição
Impureza
Paixão lasciva
Desejo Malígno
Avareza (que é idolatria)

2. Ressentimento: fixando suas raízes - 3.8 e 9

8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.

- Despojai-vos, tirar a vestimenta antiga:

Ira
Indignação
Maldade
Maledicência 

3. Ressentimento: sua total incompatibilidade - 3.10 e 11

10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11 no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.

- O apóstolo Paulo vem indicando que essas características deveriam ser, para o crente, coisas do passado.

- São posturas de comportamento incompatíveis com o novo homem

- Esse se refaz para o pleno conhecimento - segundo a imagem de Deus.

- Não podemos estar com uma vida amarga - que caracteriza aqueles que não têm a Cristo no coração, se somos novas criaturas. 

4. Anti-ressentimento: é hora de tomar uma atitude - 3.12-13

12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;

- Se temos que nos despojar das coisas que caracterizam a velha natureza, temos também que nos revestir de algo.

- A fé cristã é prática e é positiva. Ela não apenas condena e elimina o mal, mas o substitui pelo bem.

Revestimento, como:

Eleitos
Santos (separados)
Amados.

Esse revestimento nos fará demonstrar: 

Ternos afetos
Misericórdia
Bondade
Humildade
Mansidão
Longanimidade

- Paulo reconhece que as vezes existem motivos.

- A contrapartida do motivo, entretanto, não é a reação nos mesmos termos, não é o ressentimento, não é abrigarmos amargura, mas sim, o perdão.

- Qual o grande motivo para esse perdão? Porque fomos perdoados por Jesus Cristo. Nós demos a Deus todos os motivos para sermos condenados, mas ele nos amou quando éramos ainda inimigos.

5. Ressentimento: chegou à hora de derrotá-lo - 3.14 e 15

14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.

- A grande vitória ocorre, quando somos capazes de demonstrar o amor.

- O grande árbitro das desavenças, é a paz de Cristo.

- O amor ao irmão, não é uma situação ou condição opcional, é a marca do cristão (João 17.21-23)

- O mesmo João que enfatiza em suas cartas: 

1 Jo 2.9-11
1 Jo 3.15
1 Jo 4.7 e 11
1 Jo 4.20-21
1 Jo 5.1
2 Jo 5
2 Jo 6

6. Cultivando Novos Sentimentos - 3.16-17

16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei -o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

- A palavra de Cristo. As escrituras

- A instrução e o aconselhamento mútuo, na palavra.

- Ações condizentes com o nome de Cristo.

- A demonstração de ações de graças ao Pai.

- Nenhuma RAIZ DE AMARGURA (Heb 12.15 e Ef. 4.31)

SAINDO DO POÇO

Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
TIROU-ME DE UM POÇO DE PERDIÇÃO, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. (Sl. 40:1-2)
 
Quantas pessoas atualmente estão afundadas no poço da Depressão.

Os - ESTÁGIOS DE DEPRESSÃO

A maioria dos conselheiros designa os estágios de depressão como: Moderado ou desencorajado, desesperançado e desesperado.

O PRIMEIRO Passo pra cair no poço: desencorajado
O SEGUNDO Passo pra afundar no poço: Desesperançado
O TERCEIRO Passo pra FICAR no poço: Desesperado

A maioria das depressões começa com desencorajamento, degenera-se em desesperança e, a menos que o padrão de pensamentos seja mudado, resultam em desespero. Uma vez que a linha de desespero é atravessada, é possível que a depressão se torne tão aguda que a pessoa perca o contato com a realidade e necessite de tratamento médico até para permanecer vivo." (Tim LaHaye)
"Um padrão de pensamento negativo, alimentado por muito tempo, pode desencadear a produção de hormônios prejudiciais da glândula pituitária (hipófise) e provocar enfermidades físicas danosas que podem piorar a depressão." (TLH)


1. Desapontamento – Ponte para a Depressão

Nenhuma pessoa na terra tem todas as coisas acontecendo em sua vida do modo que gostaria que fosse. Quando isso acontece a primeira coisa que sentimos é desapontamento. Nada errado com isso. Mas é preciso saber lidar com este sentimento; do contrário ele se degenerará em algo mais sério.

O desapontamento é o primeiro passo para a depressão. Tim La Haye declara: "das centenas de casos de depressão que tenho examinado, sem exceção, eles começam com um desapontamento ou uma experiência na qual a pessoa se desgostou.” Embora o desapontamento seja a experiência de todo ser humano, você pode aprender a olhar para Jesus que nunca o desapontará.

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, (Fp. 3:13-13).

Paulo nos ensina a deixar de lado as causas do desapontamento e voltar-nos para o alvo que está em Deus. Fazendo isso teremos um novo foco e prosseguiremos para o alvo sem permitir que o passado nos prenda.

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. (Is. 43:18-19).

Você nada pode fazer acerca do seu passado; de fato não tem domínio sobre seu futuro, mas pode viver o seu hoje intensamente, sabendo das coisas novas que Deus faz em sua vida.

"As misericórdias do Senhor renovam se cada manhã

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lm. 3:22-23).

Cada dia é o novo dia, com ele há uma nova chance de provar a bondade e misericórdia do Senhor; portanto, permita que Deus faça algo novo e maravilhoso em sua vida hoje. Não tenha medo de esperar em Deus.

Coloque isto em seu coração:
Habitar no desapontamento custa caro. Custará a sua alegria, sua energia, o seu bem-estar, seus sonhos e projetos futuros. Mas a esperança nada custa, e pode trazer grandes lucros.

Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. (Rm. 5:5-5).

2. Expectativas frustradas – Base do Desapontamento

Normalmente as expectativas frustradas levam ao desapontamento. Todos nós temos expectativas acerca de muitas coisas: quanto ao que vai ocorrer no dia; quanto ao nosso trabalho; quanto à nossa profissão, estudos, namoro, casamento, filhos, cônjuges, ministério, amigos, etc. Temos expectativas acerca de nós mesmos e dos outros. Mas nem sempre essas expectativas são satisfeitas, o que nos leva a ficar desapontados até conosco mesmos. Também esperamos coisas de Deus que não estão dentro dos Seus planos.

Quando somos desapontados temos que tomar uma decisão sobre o que faremos e como responderemos. Duas pessoas podem ter a mesma experiência e reagir de modo diferente. Costumo dizer que os problemas têm a dimensão que lhes damos.

Se você deixar que o desapontamento povoe seus sentimentos por muito tempo, começará a sentir-se desencorajado. O desencorajamento é um pouco mais profundo do que o desapontamento e é, de fato aqui que começa o primeiro estágio da depressão.

3. Desencorajado – Primeiro estágio da Depressão

O dicionário Michaelis define desencorajamento como “Falta de coragem; desânimo”.

Desencorajamento é o oposto de coragem. Ser forte e corajoso é a base para ter sucesso em todas as coisas.

Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. (Js. 1:6-6).

Deus queria dar a terra ao povo, mas adverte a Josué que deveria manter a coragem. Se Deus encoraja, é porque Satanás tentaria desencorajá-lo. Devemos conhecer as táticas de Satanás e resistir a cada um dos seus ataques 1Pe 5:9

A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida. (Pv. 13:12).

Esperança e desencorajamento não podem andar juntos.

Para alcançar a vitória e conservar nossa atitude de esperança, precisamos renovar as nossas mentes com as promessas de Deus a respeito da nossa situação e permanecer na fé, crendo que Ele fará o que Sua Palavra diz que fará.

4. Comparando os Estágios da Depressão.

O primeiro poço pra sair do passo (passo rumo ao autor e consumador da nossa fé): O poço do desencorajamento.

1) O PRIMEIRO Passo pra cair no poço: desencorajado

a. Moderado ou desencorajado - A pessoa moderadamente deprimida pode sentir-se triste e sem vontade de falar com outras pessoas. Sente-se como se quisesse ser deixada sozinha. Seus pensamentos são negativos e sua atitude é azeda. A pessoa moderadamente deprimida ainda pode ter raios de esperança ocasionais. É aquele tipo de esperança que a ajudará a sair depressão.

O Segundo poço pra sair do Passo: Poço da desesperança.

2) O SEGUNDO Passo pra afundar no poço: Desesperançado

b. Desesperançado - A pessoa desesperançada tem todos os sintomas de uma pessoa deprimida, mas são mais profundos. Usando a terminologia do Salmo 37:24; 42:5, ela está abatida, perdeu a coragem e está afundando por falta de esperança.

O Terceiro poço pra sair do Passo: Poço do desespero.

3) O TERCEIRO Passo pra FICAR no poço: Desesperado

c. Desesperado - A pessoa em desespero, tem todos os sintomas de alguém deprimido, mas num nível ainda mais profundo que o desesperançado. A palavra grega para desespero significa "estar inteiramente sem direção", "está perdido, sem recursos." O desespero é distinto da desesperança no sentido de que o desespero é marcado por uma total falta de esperança, enquanto o desesperançado não. As pessoas desesperançadas ainda não perderam toda a esperança. É seguida por abandono de esforço, desistência de ação; o desespero às vezes é ligado com uma ação violenta, até mesmo a ira. Pessoas que cometem suicídio, um ato violento contra si mesmo, são pessoas em um profundo desespero. A tática de Satanás é a levar a pessoa a dar o primeiro passo em direção ao desespero: Expectativas frustradas, que geram o Desapontamento. Para evitar seguir o caminho para o desespero, estágio final da depressão, é muito importante lidar com as primeiras fases da depressão tão logo surjam seus sintomas!


I) - REGOZIJO – O PRIMEIRO PASSO PRA SAIR DO POÇO.

LER - Salmo 40.3

Deus convida o Seu povo a regozijar-se. Gozo é parte integrante da vida Cristã.

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. (Fp. 4:4).


Paulo e Silas conheciam o poder dessa verdade

Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.

De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. (At. 16:25-26).

O mesmo poder que abriu as portas e quebrar os grilhões de Paulo e Silas e dos outros prisioneiros que estavam com eles está disponível a todo aquele que está nas prisões da depressão.

O que fizeram Paulo e Silas? Regozijaram-se simplesmente cantando louvores a Deus.

Todo aquele que nasceu de novo tem o gozo residente em si, pois o gozo é fruto do Espírito.

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria (gozo), paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. (Gl. 5:22-23).

Veja o que diz a Bíblia: "... a alegria vem pela manhã” Sl 30:5-5

“o coração alegre, aformoseia o rosto." Provérbios 15.13

A alegria libera o hormônio do bem-estar: a endorfina. Isso traz saúde física, mental e emocional.

O regozijo muda suas circunstâncias. Quando você libera logo pela manhã o gozo, as circunstâncias que Satanás está buscando colocar diante de você serão removidas.

Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração. (Sl. 32:11).


II). O Canto de libertação! A certeza de que já não se está mais no fundo do poço.

Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de cantos alegres de libertação. (Sl. 32:7).

A depressão é resultante de problemas físicos, mentais, emocionais ou espirituais:

David estava deprimido por causa de um pecado oculto que em sua vida (Sl 51).

Jonas estava deprimido porque estava fugindo do chamado de Deus e vivendo em desobediência (Jn 1 e 2).

Elias estava deprimido porque estava cansado (1 Rs 19:5-8). O texto diz-nos que o anjo do Senhor o alimentou com duas boas refeições e o deixou ter um período de sono ou repouso.

Não podemos colocar na mesma caixa todas as causas de um problema e tirar uma resposta correta.

Qual é a resposta: Mas Jesus sempre será a resposta certa, e não importa qual a causa que Satanás usou para trazer a depressão, Jesus nos conduzirá ao triunfo quando nós O seguimos. Ele mostrará a cada um de nós qual a nossa necessidade a fim de levar uma vida cheia de gozo.

Não importa qual a causa, tão logo nos sentimos deprimidos, precisamos resisti-lo imediatamente e tomar qualquer que seja a ação que o Senhor nos levar a tomar.

Em Isaías 61: 1-3 nos é dito por que Jesus veio:

O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória. (Is. 61:1-3).

Post relacionado: Escute Saindo do Poço  (Podcast - blogspot)

NA HORA ESCURA

SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus.
Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte.
Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.
Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.
Levanta-te, SENHOR; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Salmo 3)

Foi um momento difícil para Davi. Perseguido pelo filho Absalão. A História encontra-se em 2Sm 16-19. Na realidade, Davi chegou a ser destronado (2Sm 15.14). A perseguição do filho já doía bastante. Além disto, a deslealdade de amigos (vv. 1, 6, cf. 2Sm 15. 12), os boatos de que Deus o abandonara (Salmo 3.v. 2), e crise no meio do povo por causa de uma guerra civil que Absalão desencadeara (v. 8 , onde ele pede pelo povo).


Na hora escura lembre-se:

1. AS PESSOAS FALHAM VV. 1-2

No verso 1 encontramos Davi espantado com o que acontece. Não esperava. Diminuíam os amigos e aumentavam os inimigos. Que lição! Muitos amigos somem na hora da crise, ou mudam de lado, quando caímos em desgraça. Os adversários esperam sua ruína. Os amigos o abandonaram. Isto também doía: Sl 55.12-14, Aïtofel e Husai, em 2Sm 16.15-16. Odiado pelo filho e traído pelos amigos. Mas houve um lado positivo: 2Sm 16.11-12. É na hora escura que mais se apresenta a necessidade de buscar a Deus.

2. DEUS SEMPRE NOS PROTEGE - VV. 3-4

Veja o versículo 3 - Diante disto: MAS. É assim que ele começa a confiar. Exército contra ele. Deus é seu escudo. Exalta a minha cabeça, em vez de abaixar a cabeça, Deus a levanta. As pessoas nos fazem cair, Deus nos levanta. Esta compreensão começa quando ele ora. Tem a certeza de que Deus responde (v. 4-b). Na hora da aflição, ele ora. Que fazemos? Arrancamos os cabelos? E oramos por orar ou na certeza de que ele ouve?

3. OS EFEITOS DA PROTEÇÃO DIVINA - VV. 5-6

No verso 5 Davi dorme sereno porque sabe que Deus vai ajudá-lo. Enquanto perdemos o sono. Ele foi dormir tranqüilo. Que contraste com a situação dele em 2Sm 15.30. No v. 6 vemos que por confiar em Deus ele não teme. "O Senhor me sustenta" (v. 6). Orar é mais que dizer palavras. É descansar em Deus. A igreja primitiva, na sua primeira hora de crise, agiu com a mesma confiança: Atos 4.24-31. Isto é uma lição para nós.

4. A VITÓRIA E A BÊNÇÃO DO QUE CONFIA - VV. 7-8

Davi era o rei. Não esperava apenas alívio. Esperava vitória. Somos chamados à realeza (Ap 22.5). Devemos esperar mais que alívio. Buscar vitória. O v. 7 parece duro? Os inimigos deviam ser vencidos (Davi não era um cristão, mas um hebreu). Sua salvação não vem de Aïtofel nem do exército. Vem de Deus (v. 8). Pede bênçãos para o povo também. Há pessoas que nunca intercedem. Só pedem por si. Eternos pidões, que nunca amadureceram. Quem recebe bênção, quer que os outros a tenham.

CONCLUSÃO

Do espanto (v. 1) à certeza da vitória (v. 8). Do pedido por si ao pedido pelo povo. Quem ora deve crer que será atendido. Quem recebe bênção deve buscar bênção dos outros. Mas a grande lição: a dor deve nos levar para mais perto de Deus.

OS DOIS CAMINHOS

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. (Salmo 1)
Há um texto paralelo a este em Jeremias 17.5-8: que também trata da árvore junto a um rio, e de um arbusto (junípero) no deserto. Dois tipos de pessoas, dois estilos de vida. É exatamente este o objetivo do texto: Os dois caminhos. Um leva à realização. Outro, à frustração.

A Bíblia ensina bom caminho. Também mostra o mau. Vejamos e optemos.

1. Neste Salmo o salmista faz uma comparação entre o justo e o ímpio, dando destaque ao fim de cada um.

2. W. R. Taylor, em O N. T. Int. V. por V., de R. N. Champlin comenta: “O salmista sabia bem que os fatos da história e da experiência individual com freqüência parecem falhar diante das expectativas do fiéis. Mas ele afirmou que, a despeito de todas as aparências, é verdade permanente que Deus cuida de todos quantos O temem, e, portanto, tudo vai bem com os que amam a Sua lei, e tudo vai mal com os que a desprezam”.

3. Pergunta: Será que isso é verdade mesmo?

4. Resposta: às vezes parece que não, mas é verdade sim. Deus cuida daqueles que são seus e os faz triunfar. Mas temos que lembrar que o triunfo implica em luta e não em falta dela.

5. Feita essa introdução, vejamos, de uma forma bem simples, a mensagem do Salmo


I. EM PRIMEIRO LUGAR VEJAMOS SOBRE O JUSTO.

1. O justo é apresentado como alguém que “não faz” e que “faz”.


a. O que o justo não faz? O verso 1 mostra:


i. O justo não anda segundo o conselho dos ímpios


ii. O justo não se detém no caminho dos pecadores


iii. O justo não se assenta na roda dos escarnecedores (ou zombadores)

Com isso o salmista quer dizer que o homem justo não adota para si os planos e nem o padrão de vida dos ímpios; não os acompanha em suas empreitadas pecaminosas.

b. O que o justo faz?

i. Veja o v. 2.

ii. Adam Clarke (citado por Champlin) comenta: “Não se trata de um estudo ocasional para o homem piedoso. Antes, trata-se de seu trabalho dia e noite. Seu coração dedica-se a esse mister. É o seu emprego. Seu estudo é freqüente, e, de fato, perpétuo.”

O justo ocupa-se, usando o seu tempo e a sua mente, em apreender a lei do Senhor, tendo, obviamente, como objetivo, andar segundo essa lei.

2. O justo é “bem aventurado” (v. 1) e é comparado a uma árvore frutífera plantada junto a ribeiros de águas (v. 3)

a. O termo “bem-aventurado” significa “feliz”. O crente é feliz tanto interior quanto exteriormente. Sua felicidade não é produto das circunstâncias. Ela provém de Deus, e, portanto, é perpétua.

b. A metáfora da árvore plantada junto a ribeiros de águas indica prosperidade. Uma árvore plantada junto a ribeiros de águas conta com um suprimento abundante de água.

c. Da mesma forma, o justo, por estar junto a Deus e à Sua Palavra prospera, conta com o suprimento que Deus dá. Deus não deixa faltar o suprimento material e nem o espiritual. Como Jesus deixa claro, em Mateus 7.25, podem vir os ventos, a chuva, os rios, enfim, venha o que vier, essa pessoa não cai porque está edificada sobre a Rocha. Mas não pode se transferir dessa Rocha para um outro lugar, como o orgulho por exemplo. No momento em que fizer isso cairá. Por isso Paulo disse: “aquele que está de pé cuide para que não caia”.

d. Uma árvore frutífera plantada junto a ribeiros de águas frutifica naturalmente na época certa. Da mesma forma o justo é frutífero. Veja em Gálatas 5.22 o fruto que nele é produzido. É o fruto do Espírito.


II. VEJAMOS AGORA SOBRE OS ÍMPIOS.

1. “O ímpios não são assim...” (v.4)
a. Os ímpios, em contraste com os justos, não podem ser comparados a uma árvore bem regada e frutífera. Antes, são como a palha que o vento dispersa.

b. Champlin comenta: “A figura, neste versículo, é o ato de trilhar as sementes. As espigas produzem seu grão, e o que resta é inútil. O vento dispersa a parte da palha inútil, e os homens queimam o restantes. Os homens lançam ao ar a palha, para que o grão dela se separe, e o que sobra, sendo de menor peso, é soprado pelo vento. O que cai de volta ao chão é, então queimado, no tempo apropriado”.

2. Os ímpios não subsistirão (v.5)

a. O ímpio pode até “se dar bem” por algum tempo. Esse tempo até pode ser, ainda que não necessariamente, toda a sua vida terrena. Mas quando o juízo de Deus se abater ele não poderá resistir. O ímpio terminará muito mal tanto física quanto espiritualmente.


UM CAMINHO QUE CONDUZ À FRUSTRAÇÃO

O do ímpio. Três verbos, adjetivos e substantivos. Estilo perfeito. Cresce na maldade e no pecado.

(1) Ação progressiva - andar, deter e assentar.

(2) Estado moral progressivo - ímpio (ra'ha, sem religião), pecador (hattat, ama o pecado), e escarnecedor (latsyn, insolente, arrogante).

(3) Envolvimento progressivo: conselho, caminho e roda (círculo).

Conseqüência: instabilidade (v. 4). Não obedece à Palavra. Jr 17.5-6, miséria. Não sobreviverão no juízo nem entrarão na "congregação dos justos" (lugar presidido por Deus). Instabilidade, juízo e afastamento de Deus, na eternidade. Mt 7.27.


O OUTRO É O CAMINHO QUE CONDUZ À REALIZAÇÃO

É o do justo. Bem-estar crescente. Cinco aspectos.

(1) Prazer na lei do Senhor - Hb, torah. Não coercitiva. "Instrução". Que rege nossas vidas? Outros ou Deus?

(2) Provisão - árvore junto ao rio. BSB: árvores nas ilhotas. Outro no deserto. Onde você vive?

(3) Estabilidade - fruto na estação própria.

(4) Vitalidade - folhas não caem. Não enfraquecem. Is 40.29-31.

(5) Prosperidade - Tudo. Gn 39.2, 3, 21-23. Como ser feliz? Subproduto da santidade. Saltério começa exaltando a Palavra de Deus. Obedecendo-a, o homem se realiza.
No fim, Iahweh conhece seu caminho. Verbo para relação conjugal. Deus participa da sua vida.

ENCERRANDO O SALMO

1. Davi reforça o que ele vinha dizendo sobre a não subsistência do ímpio, bem como diz que o Senhor conhece o caminho dos justos.

2. Deus conhece os que Lhe pertencem e os abençoa, os faz triunfar.

Dois caminhos. Ebal e Gerizim, vida e morte, luz e trevas, Cristo e sem Cristo. Há caminho errado: Pv 14.12. Há um caminho bom: Jo 14.6. Escolha o caminho correto. Ande por ele. V. nunca se arrependerá, e terá futuro.