A DEMOCRACIA, A IGREJA E AS ELEIÇÕES 2010

A nossa igreja, por se tratar de uma Igreja Batista com 106 anos de história, reconhece na soberania de Deus o seu compromisso de ser diferente e fazer a diferença em todos os contextos, inclusive, o político. Atualmente, vivemos um lamentável caos político com denúncias e ataques de toda ordem e em todos os níveis. Como Igreja do Deus vivo, dentre outras ações, é nossa obrigação participar ativamente do processo eleitoral de maneira consciente e com profunda responsabilidade.

Uma igreja genuinamente cristã certamente forma cidadãos dignos e habilitados para servir a Deus e à pátria, em todas as circunstâncias. Por sermos uma igreja cristã, primamos pela inviolabilidade da consciência política de nossos membros e, portanto, não apoiamos individual e oficialmente nenhum candidato ou partido político, por isso, não apresentamos nenhum candidato com a intenção de manipular ou induzir as pessoas, impondo-lhes a obrigação de votar nos mesmos. Absolutamente não! Entretanto, pedimos a igreja para distinguir e discernir os irmãos e irmãs, em plena comunhão com a sua igreja ou mesmo com a sua denominação, que em atendimento ao mandato cultural, decidiram engajar-se na política partidária, colocando os seus dons e talentos a serviço da sociedade. Quem sabe dentre eles, algum seja digno de seu voto.

Como Igreja de Cristo nossa expectativa é que os servos de Cristo que também são eleitores, procurem eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana. Desta forma estamos dizendo que é preciso ter cuidado para que não sejam eleitos os malfeitores, assim considerados aqueles que se acostumaram a “esvaziar” o cofre público e, com isso, amealham fortunas sem nunca ter exercido uma atividade produtiva na vida.

Um servo de Cristo se posiciona sempre contra a corrupção. Afinal, um corrupto ofende de uma só vez a vida, a família e a dignidade humana. A ofensa ocorre quando o dinheiro que o corrupto desvia para os próprios bolsos se reflete nos postos de saúde sem medicamentos, nas escolas caindo aos pedaços, nos assassinatos que ocorrem porque a segurança pública não dá conta de conter os bandidos, na falta de saneamento que deixa milhões de famílias sem água encanada, sem esgoto, sem as mínimas condições, enfim, de viver com dignidade. Veja aqui o tamanho de sua responsabilidade.

É ético, absolutamente ético, rejeitar corruptos de tal notoriedade. Para rejeitá-los, basta que ninguém vote neles. Basta que o eleitor, na hora de apertar as teclas da urna eletrônica, lembre-se de que tem um papel essencial na democracia: a de fazer com que seja o regime da dignidade. Expurgados, é claro, os corruptos.
Lembre-se: “Quando os justos florescem, o povo se alegra, mas quando o ímpio governa, o povo geme” (Provérbios 29.2).

Neste domingo exerça sua cidadania plena. Participe do processo democrático de nosso País.
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus" (Tiago 1:5)


Pr. Carlos Elias de Souza Santos.

NOTA DE APOIO PÚBLICO E LOUVOR A DEUS

Diante de críticas que se divulgaram contra o pronunciamento do pastor Paschoal Piragini Jr., vimos a público reconhecer seu direito de posicionar-se a respeito de questões tão importantes para o povo brasileiro, como as que motivaram seu pronunciamento, cujo vídeo tem atraído acessos de milhares de pessoas.

Pastor Pascoal foi corajoso, oportuno e profundamente responsável ao posicionar-se sobre questões que militam contra a vida criada por Deus. Seu pronunciamento serviu de despertamento para todos nós que, no exercício da liderança do povo de Deus, temos o dever de chamar nossas ovelhas à reflexão sempre que perigos as ameacem.

Projetos como, por exemplo, o PNDH-3, aprovado pelo Governo Federal e a PL 122, ambos de discutível constitucionalidade, que defendem a legalização do aborto, a aprovação de casamento entre pessoas do mesmo sexo, a regulamentação da prostituição, entre outros erros, atentam contra princípios e valores cristãos fundados nas Sagradas Escrituras.

Reafirmamos a necessidade de avaliarmos bem o posicionamento de cada candidato e de seus respectivos partidos com relação a esses temas. A história e a Bíblia demonstram que as práticas pervertidas de uma sociedade ofendem a Deus, mas a institucionalização da iniqüidade cria o ambiente propício para o surgimento de líderes políticos capazes de impor à própria sociedade horrendos sofrimentos.

Agradecemos a Deus pela vida do Pastor Pascoal Piragine Jr, pela ousadia e pertinência profética, não se encastelando em seu púlpito, antes vindo a público com zelo e lealdade ao seu povo e à Palavra de Deus.

Por fim, encarecemos as orações e a consideração dos pastores em favor de nosso colega, filiado e ex-presidente da OPBB. Não devemos ter a expectativa de que qualquer pronunciamento nosso, como pregadores da Palavra de Deus, seja perfeito, mas precisamos estar ao lado daqueles que lutam as nossas lutas. Por isso nos colocamos agora, ao lado do nosso irmão Pascoal Piragine Jr.
“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2 Tim.1.7)

Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2010.
LÉCIO DORNAS
Presidente da OPBB
JURACY CARLOS BAHIA
Diretor Executivo da OPBB

IGREJAS EVANGÉLICAS VIRAM ALVO DE BANDIDOS

Igrejas evangélicas viram alvo de bandidos em SP

Igrejas evangélicas viraram alvos de ladrões, que levam não só dinheiro do dízimos como celulares, joias e carros.

Nos últimos seis meses foram pelo menos 11 roubos e 13 furtos, segundo levantamento da reportagem. Muitos com relatos de violência contra pastores e obreiros, alguns com bandidos se disfarçando de fiéis.

Assustados, responsáveis pelos templos já deixam as portas de vidro trancadas durante as orações e têm instalado câmeras de vigilância e grades nos portões e portas. "A gente fica atento e se tranca. Enquanto isso, ladrões ficam livres lá fora. É assim que funciona", diz o pastor Marcos, da Igreja Universal do Reino de Deus do Jaguaré, zona oeste de São Paulo.

A igreja foi assaltada em março depois que um ajudante foi rendido. Em julho, o portão principal da igreja foi reforçado e foram compradas câmeras que gravam toda a movimentação externa do prédio. "Temos alarme interno, mas aqui não passa viatura da Polícia Militar", lamenta Marcos.

Pânico. Em outro caso, no mesmo mês, um estudante de 18 anos que estava sentado na Universal do Reino de Deus da Estrada de Guarapiranga, na zona sul, viu-se obrigado a entregar o celular às 10 horas, após ser ameaçado com um revólver. Há casos em que os ladrões partem para agressão. Como ocorreu no Capão Redondo, zona sul.

O filho do pastor e dois seguranças que se revezam 24 horas por dia na porta do templo de uma unidade da Assembleia de Deus foram trancados no banheiro, em julho, e apanharam por quase meia hora. "Eu vi tudo, mas me escondi na cantina que tem a porta de aço", contou um funcionária. "Depois disso colocamos grade na porta e janela. Tá parecendo uma prisão" Por conta do crime, o templo agora também tem mais câmeras e um segurança a mais. Em outra Assembleia de Deus, no Cambuci, zona sul, religiosos foram rendidos por um grupo armado. Bandidos levaram celulares e um carro importado.

Para o bispo Carlos de Castro, presidente do Conselho dos Pastores do Estado de São Paulo, ainda é cedo para tomar alguma providência na cidade de São Paulo e os casos de roubos são ainda mais comuns fora da capital. Mais prevenido, o pastor David Sales, responsável pela Assembleia de Deus (Ministério Madureira) de Itapevi, na Grande São Paulo, modificou a estrutura de segurança de parte dos templos da região. Dos 40 existentes, cinco já teriam sido alvo de bandidos. "Colocaram alarmes internos e câmeras", contou. Na visão do pastor, o alvo nos templos são aparelhos de som. "Esses equipamentos depois são vendidos no mercado de usados."

Investigadores que trabalham nas regiões que registraram roubos em igrejas na capital disseram à reportagem que não se trata de uma quadrilha em atuação, mas sim grupo isolados que agem por oportunidade. No 51º Distrito Policial (Butantã), onde ocorreram dois casos este ano, a secretária do delegado se recusou a dar informações. E a Secretaria da Segurança Pública (SSP) também não respondeu ao pedido de informações sobre os casos do 51º DP.

Já a Polícia Militar informou, em nota, que não identificou um problema generalizado, mas casos pontuais em alguns bairros da cidade. Nesses locais, a prevenção é feita especialmente com radiopatrulhamento, policiamento comunitário e policiamento com motos (Rocam). É o caso do bairro do Jaguaré.

Números. Balanço feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000 mostra que 1,66 milhão de moradores da capital se apresentaram como evangélicos. A assessoria do vereador Carlos Apolinário (DEM), que é evangélico, estima que na cidade existam cerca de 8 mil templos. A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras foi procurada e disse que a Secretaria de Finanças teria o número de igrejas. Mas a pasta alegou que não tem o controle de igrejas abertas, uma vez que elas não pagam impostos.

TRÊS PERGUNTAS PARA...
Nilton Migdal, ESPECIALISTA EM SEGURANÇA

1.Os crimes em igreja estão em evidência?
O bandido mudou a ideia de assalto, de roubo. Agora eles preferem onde tem gente para levar mais. Por exemplo, na praia, antes as casas vazias eram invadidas. Não é o que acontece agora.

2. O que as igrejas podem fazer para evitar ataques?
Usar cofre boca de lobo (com abertura só para a entrada de dinheiro) e colocar mais seguranças na porta quando tiver um grande evento. Eles podem verificar se alguém entra armado e são um fator de inibição.

3.E as orientações aos frequentadores?
As igrejas podem orientar que fiquem atentos e não ostentem muitas coisas de valor.

Data: 27/9/2010 08:36:48
Fonte: Estadão: http://www.creio.com.br/2008/noticias01.asp?noticia=10458

VOCÊ COSTUMA LER O QUE ASSINA?

No dia 21 de dezembro de 2009, o presidente Lula assinava — sem ler, segundo declarou —, acompanhado por 31 ministros, o decreto 7037/2009, que aprova o “Programa Nacional de Direitos Humanos” (PNDH-3).




Decreto 7.037 de 21 de Dezembro de 2009.

Ao assinar o decreto presidencial que institui o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos o PNDH-3, reafirmo que o Brasil fez uma opção definitiva pelo fortalecimento da democracia. Não apenas democracia polí tica e institucional, grande anseio popular que a Constituição de 1988 já materializou, mas democracia também no que diz respeito a igualdade econômica e social.

O PNDH-3 representa um verdadeiro roteiro para seguirmos consolidando os alicerces desse edifí­cio democrático: diá¡logo permanente entre Estado e sociedade civil; transparência em todas as esferas de governo; primazia dos Direitos Humanos nas polí ticas internas e nas relações internacionais; caráter laico do Estado; fortalecimento do pacto federativo; universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos civis, polí ticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais; opção clara pelo desenvolvimento sustentável; respeito a diversidade; combate às desigualdades; erradicação da fome e da extrema pobreza.

Luiz Inácio Lula da Silva.

Presidente da República

O Programa Nacional de Direitos Humanos–3
Uma pequena mostra:

d) Reconhecer e incluir nos sistemas de informação do serviço público todas as configurações familiares constituídas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), com base na desconstrução da heteronormatividade.

Responsável: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Parceiro: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República

e) Desenvolver meios para garantir o uso do nome social de travestis e transexuais.

Responsável: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República
Parceiro: Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República
Recomendação: Recomenda-se aos estados, Distrito Federal e municípios a promoção de ações que visam a garantir o uso do nome social de travestis e transexuais.

f) Acrescentar campo para informações sobre a identidade de gênero dos pacientes nos prontuários do sistema de saúde.

Responsável: Ministério da Saúde

g) Fomentar a criação de redes de proteção dos Direitos Humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), principalmente a partir do apoio à implementação de Centros de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia16 e de núcleos de pesquisa e promoção da cidadania daquele segmento em universidades públicas.

Responsável: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República
Parceiro: Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos

h) Realizar relatório periódico de acompanhamento das políticas contra discriminação à população LGBT, que contenha, entre outras, informações sobre inclusão no mercado de trabalho, assistência à saúde integral, número de violações registradas e apuradas, recorrências de violações, dados populacionais, de renda e conjugais.

Responsável: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República
Parceiros: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Ministério da Justiça; Ministério da Saúde; Ministério do Trabalho e Emprego

16 – Parceria entre a SEDH/ PR, organismos governamentais e não governamentais. O objetivo da criação destes centros é fornecer orientação geral sobre direitos humanos a qualquer vítima de violação, além de informar sobre as garantias legais e encaminhar o cidadão aos serviços especializados de atendimento a cada caso específico.

Creio que você fez a opção por ler. Agora tire você mesmo suas próprias conclusões. Democracia é assim. Você tem liberdade para estabelecer suas próprias conclusões.

NA ELEIÇÃO, VOCÊ É QUEM MANDA


Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem” - Romanos 13.3.

MARK GREENWOOD - Diretor do Departamento de Ação Social da CBB

Escrevendo em uma época na qual os Governos costumavam ser opressores, o apóstolo Paulo nos surpreende com sua atitude de submissão às autoridades humanas. Afirmando que somente os maus têm o que temer diante do Governo, ele incentiva o crente a ter uma atitude de cooperação com os que estão em posição de poder. Na sua primeira carta a Timóteo, o apóstolo pede aos cristãos que orem pelos reis e por todos os que têm autoridade, de forma que os mesmos possam viver de forma calma e pacífica (1 Timóteo 2.2).

Hoje, no Brasil, vivemos em um sistema político chamado democracia. Essa palavra vem de duas palavras gregas - demos (povo) e kratos (força) - e significa governo pelo povo. Seguindo a lógica de Paulo em Romanos 13.1, a autoridade instituída por Deus hoje no Brasil, com a qual devemos cooperar e pela qual devemos orar, é o povo. Muitas vezes este fato nos escapa no desenrolar dos fatos políticos após as eleições, na maneira como os eleitos às vezes se comportam e na análise da conjuntura política brasileira realizada em certos ambientes.

A primeira pergunta que nós, povo, devemos fazer diante desse fato é: “Estamos exercendo essa autoridade, conferida por Deus, de uma maneira responsável?”. Sabemos que entre os períodos eleitorais existem maneiras de exercer esta autoridade através da participação em conselhos de direitos e políticas públicas (municipais, estaduais e nacionais), orçamentos participativos, audiências públicas, manifestações, entre muitas outras (algumas das quais comentadas por Geter Borges em artigo publicado nesta mesma edição de OJB). Reconhecemos também que, em uma democracia representativa (como a que existe no Brasil), os poderes destas ações são muito limitados, deixando os representantes eleitos essencialmente à vontade para fazer aquilo que eles bem quiserem (com raras exceções, a modo do impeachment de Fernando Collor). Porém, na época das eleições, todos temos nas mãos um grande privilégio, o de admitir ou demitir os servidores públicos que governam o país. Entretanto, devemos fazer isso com responsabilidade, idoneidade e seriedade.

Você é o patrão - Responsabilidade diante de Deus e dos seres humanos

Nesse contexto, você é o patrão e os candidatos estão procurando um emprego. Quando alguém procura um emprego precisa apresentar um bom currículo, experiência relevante, aptidão, honestidade e compromisso com os valores que o empregador considera fundamentais. A pessoa que procura emprego necessita ser qualificada para cumprir os atributos do cargo que deseja assumir. Quem emprega deve examinar a fundo estas questões na vida dos candidatos ao emprego. Além disso, necessita de coragem para dizer não quando percebe algo errado e tem a obrigação de distanciar-se de qualquer indício de suborno ou propina por parte dos candidatos. Para certificar-se da escolha correta, quem emprega debate suas ideias com seus colegas na mesa de diretores. A escolha traz responsabilidade e carrega grandes consequências, quer para o bem, quer para o mal.

Para entendermos mais a nossa responsabilidade como autoridade popular na democracia, olhemos para a época de Samuel e para a de Neemias, quando Deus concedeu ao povo os direitos de escolha e reivindicação. Em 1 Samuel 8 Deus age democraticamente, deixando o povo escolher um rei (versículo 22). Deus fez isto com tristeza, pois preferia que o povo continuasse tendo ele como autoridade máxima (versos 7 e 8). Ao mesmo tempo Deus explicita as consequências da escolha: O rei será um opressor do povo (versos 11 a 17) e Deus não ouvirá as suas futuras queixas sobre as ações de tal rei (verso 18). Por outro lado, em Neemias 5 o povo cria coragem para chegar às autoridades (verso 1) e reclamar das injustiças por elas praticadas (versos 2 a 5). Por ser um governador que teme a Deus (verso 15), Neemias muda o caráter do seu mandato (verso 7), passando a promover a causa dos pobres com todo o aparato estatal a seu dispor (versos 8 a 11).

Sem dúvida alguma, as eleições são a nossa oportunidade de assumir a nossa responsabilidade diante de Deus e da sociedade. É o momento de procurarmos reivindicar justiça para o povo. Precisamos empregar pessoas que trabalharão para o bem do país e do povo.

Considerando a eleição como um processo de seleção para um emprego em cargo público, refletiremos também sobre o orçamento da empresa e o salário dos empregados. No âmbito do dinheiro público, isto nos leva a pensar nos impostos. É comum denominarmos os impostos como dinheiro do Governo. Entretanto, não são. Diferentemente do que acontece em formas de governo como império, monarquia ou ditadura, na democracia o dinheiro pago através de impostos é do povo. Os cofres públicos contêm o dinheiro dado como contribuição pelo povo para o bem do próprio povo. Se alguém estiver roubando esse dinheiro, ou fazendo mau uso dele, essa pessoa merece ser demitida.

Dê ao povo o que é do povo

Há quem entenda que seja lícito reter impostos como protesto contra a corrupção. Esta é uma posição com a qual tenho uma certa simpatia. Porém, Paulo recomenda que crentes paguem os impostos como uma questão de consciência (Romanos 13.5-7), enquanto Jesus recomenda pagar a César aquilo que é de César e a Deus aquilo que é de Deus (Mateus 22.21). Embora esta frase talvez seja a mais enigmática das palavras do Senhor, com sentido muito debatido, mesmo assim ela veda qualquer desculpa para não pagar os impostos hoje, pois dificilmente os Governos brasileiros conseguirão ultrapassar o Império Romano em termos de opressão e decadência. E ainda mais, não obstante os muitos desusos do dinheiro público nos dias de hoje, bilhões de reais são empregados em benefício do povo. Traduzindo as palavras de Jesus ao contexto político da democracia moderna, podemos então reivindicar aos representantes eleitos “dai ao povo o que é do povo e a Deus o que é de Deus”. Assim demandamos uma seriedade nos gastos governamentais e na ética política. O correto não é reter os impostos, mas crescer na consciência de que o dinheiro é nosso e na criação de mecanismos por meio dos quais possamos controlar melhor como o mesmo é gasto e quem o gasta. Esse último item decidimos com o voto.

Escolham pessoas de boa reputação, cheias do Espírito e de sabedoria

Um painel de executivos que realiza entrevistas para preencher um cargo da diretoria de uma empresa, normalmente traça o perfil da pessoa ideal para ocupar a posição. Nós também precisamos identificar o perfil da pessoa em quem desejamos votar para depois verificar se algum candidato corresponde ao mesmo. Em Atos 6.1-6 encontramos uma situação análoga a uma escolha democrática de representantes. Este momento na vida da igreja nos oferece um bom perfil do caráter que devemos procurar em nossos representantes. Os apóstolos recomendavam naquela oportunidade que a comunidade escolhesse gestores do cofre social de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria. Algo que não é explicitado no texto, exceto no caso de Nicolau “prosélito de Antioquia”, é que além dos representantes escolhidos terem o perfil acima, faziam parte do grupo que havia sido socialmente excluído: Os gregos. Não estaremos errados se começarmos por aí na escolha dos nossos representantes políticos. Porém com discernimento, pois nem todo irmão que se candidata tem o perfil desejado. Por outro lado, é possível algum candidato não crente cumprir os requisitos, menos o de ser cheio do Espírito, e tornar-se a melhor escolha. Não esqueçamos que em algumas épocas bíblicas o próprio Deus escolheu aquele que não foi do seu povo para abençoar, ou punir, o seu povo no papel de governante (Ciro, em Esdras 1, e Artaxerxes, em Neemias 2). Elejamos, então, pessoas de boa reputação, de sabedoria, que entendam os excluídos e, quando for possível, cheias do Espírito Santo.

Reconhecemos que, diante do controle quase total da mídia por grupos com interesses políticos declarados ou ocultos, torna-se difícil realizar uma avaliação esclarecida dos candidatos. Difícil sim, mas não impossível. Existem pelo menos dois mecanismos para esclarecer um pouco a escolha do eleitor. O primeiro já está pronto e requer pouco esforço, apenas boa vontade e acesso a internet. Caso você não tenha este acesso em casa, vale a pena incomodar o vizinho ou gastar um pouco de dinheiro em uma lan house para acessar o site www.excelencias.org.br

Neste site você encontra todo o histórico político e criminal de pessoas que servem como representantes eleitos do povo. Basta buscar pelo nome da pessoa ou clicar no mapa para buscar informações. Dá para montar a sua própria relação de candidatos com ficha limpa.

Procure conhecer os candidatos e as propostas

A segunda ideia demanda mais esforço, pois envolve mobilizar e organizar a igreja para promover um debate entre candidatos na sua cidade ou distrito. Não estamos falando em trazer pessoas amigas da igreja ou do pastor para se promoverem diante do povo como as pessoas certas para resolver os problemas. Tampouco se propõe o tipo de debate que presenciamos na mídia, que serve para os candidatos se limarem ou eliminarem. Estamos falando em convidar cada partido a enviar um representante para responder a perguntas feitas pelo público presente e para expor as propostas do partido. Desta forma o público tem a oportunidade de avaliar com inteligência alguns candidatos em particular, e o partido em geral. Por não ser uma manifestação a favor deste ou daquele candidato, é perfeitamente legítimo realizar tal debate dentro da igreja. Este ato pode sinalizar a importância que damos, diante de Deus, de exercermos a nossa responsabilidade política. O próprio pastor talvez seja uma pessoa competente para presidir o debate. Ao mesmo tempo, pode ser que entre os membros da sua igreja não exista esta abertura, então que seja usado um ambiente neutro para este debate. Nas oportunidades em que pude organizar debates desta natureza, foram realizadas oficinas anteriormente, presididas por líderes de boa reputação da igreja, para discutir temas sócio-políticos e para preparar as perguntas para os candidatos. No debate há a necessidade de limitar o tempo das respostas e de um mediador para gerenciar os ânimos dos candidatos. Preparando um evento desta natureza com bastante antecedência e com boa comunicação com a sede de cada partido é possível providenciar uma contribuição ímpar para o processo de escolha dos nossos servidores.

Retornando a Paulo, escrevendo em Romanos, lembramos que aquele que teme a autoridade faz bem, e quem opõe-se à autoridade resiste à ordenação de Deus (Romanos 13.2-3). Nosso desejo então é que nessa democracia os servidores públicos não se oponham a Deus, aprendendo a temer a autoridade a quem eles servem: O povo. Ao mesmo tempo, cada pessoa precisa compreender que é ministro de Deus para o bem dos outros e deve assim agir, no voto e na vida.

EM QUEM DEVEMOS VOTAR?

NATANAEL MENEZES CRUZ - Pastor da PIB em Jaboatão (PE)

Nos dias de hoje, este assunto está em alta, pois existe um ambiente de acentuada corrupção na política brasileira, com algumas exceções é claro. Isto nos leva a, antes de votar, fazer uma análise de aspecto tríplice: Moral, organizacional e espiritual.

No aspecto moral deve-se considerar o caráter do candidato, a sua conduta e estrutura intelectual. Há candidatos que, na fase pré-eleitoral, adquirem uma capa na qual retratam moralidade e bondade, mas a mesma dura somente até as eleições.

No aspecto organizacional o candidato deve apresentar um programa plausível, isto é, que atenda às necessidades básicas da sociedade, principalmente dos menos favorecidos, os marginalizados por uma sociedade totalitária, consumista, imediatista e preconceituosa. Ele deve embutir em seu programa condições concretas para permitir que estas pessoas atinjam níveis aceitáveis de dignidade humana. Caso o candidato não tenha um projeto para servir, não serve para ser político, militante nem merece nosso voto.

No aspecto espiritual o candidato deve refletir uma espiritualidade incontestável. Os períodos em que a nação israelense foi mais abençoada foram nos quais homens de Deus governaram ou participaram ativamente do Governo. Os exemplo são Daniel, na Babilônia, e José, no Egito. Eles, além de fazerem a nação prosperar, levaram o povo a reconhecer Deus como Senhor (Salmo 33.12): “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança”. Então, de quem será o nosso voto nas eleições que se avizinham? Todos, de sã consciência, achamos que precisa haver mudanças na política, na economia, na justiça, na distribuição de renda, na saúde, na educação, na religião e na moral. É tempo de participar dessas mudanças.

Quem será o instrumento para que elas aconteçam? A princípio seremos nós, através do nosso voto. É o nosso voto que levará os próximos governantes ao poder. Caso acertem, acertaremos com eles, se errarem, erraremos com eles. Lembremos que destas, e de outras coisas, Deus nos pedirá contas (Eclesiastes 11.9). Tenhamos cuidado com os que dizem: “Em política vale tudo, só não vale perder”. Isto se chama jesuitismo: “Os fins justificam os meios”. Esta percepção levou Thomas Jefferson a afirmar: “Em política, todo adversário deve ser esmagado”. Com honrosas exceções, em política nada se dá, tudo se troca. À vista destas coisas, devemos votar naqueles que Deus nos iluminar, naqueles que fazem da política uma missão, um sacerdócio. É assim que devemos votar.

MONDEX - A NOVA MOEDA DO MUNDO?

Fui solicitado para que desse minha opinião sobre o assunto. Não creio que será preciso. O texto que se segue deixa claro que o assunto que circula pela internet, trata-se de uma farsa (mito da Internet) e que não deve ser considerado AINDA por quem quer que seja.

Se algo nesse sentido REALMENTE começar a surgir, creio que aí sim deverá ser alvo de nossa reflexão.

Estai atentos à Palavra de Deus e não vos deixeis levar por quaisquer ventos de doutrina.

Pr. Carlos Elias

Mondex - A nova moeda do mundo!

Antigo e-mail, que voltou a circular, mostra que está sendo criado um micro-chip que será implantado sob a pele para se fazer transações financeiras.
Artigo publicado em: 29/09/2008 - às 08:49:50
Atualizado em: 02/10/2008 - às 22:08:47
Pesquisado por: Gilmar Henrique Lopes

Mensagem Original:

Pessoas muito ricas já estão usando: A Nova Moeda do Mundo
Veja a apresentação abaixo e tire suas conclusões: Chip da Besta

São várias as versões que circulam pela rede. Há, inclusive, versões em vídeo alojadas no Youtube: Mondex SmartCard - Chip do Futuro - Documentário

Pesquisas!

Essa história surgiu em fevereiro de 2004 e ganhou versões em várias linguas no mundo inteiro e, de acordo com o site americano BreakTheChain.org, a versão original desse slideshow é daqui do Brasil! Coisa de brasileiro, ein?

Em resumo, o texto, que vem acompanhado de várias imagens em uma apresentação de Power Point, diz que há um projeto mundial onde o governo instalará um micro-chip em cada cidadão e, com esse implante poderemos fazer transações financeiras e aboliremos de vez o dinheiro e os documentos.

Analisando a apresentação, podemos notar que ela tem a mesma estrutura de várias farsas que já pesquisamos aqui no E-farsas.com:

- é confuso e alarmista;

- usa, em alguns trechos, várias palavras em MAIÚSCULAS, para chamar a atenção;

- diz que a informação é recente, apesar de ser bem antiga;

- usa trechos da bíblia para confundir o leitor;

- cita nome de empresas multi-nacionais;

- pede para ser repassado ao maior numero de pessoas;


Logo no primeiro slide, o texto diz que essa é a novidade mais recente do mundo! Se isso fosse verdade, já não seria mais novidade devido ao tempo que ela já circula pela rede.

Em seguida, pode-se ler que o aparelho (do tamanho de um grão de arroz!) já tem ajudado a inibir vários seqüestros de empresários em todo o mundo. Fica claro aqui o que o autor não foi feliz na escolha da palavra "inibir". Como que um aparelho invisível inibiria um seqüestro? Poderia ser usado, nesse trecho, a palavra "resolver" ou "acabar" com seqüestros. A língua portuguesa é assim mesmo: uma palavra mal colocada estraga todo o sentido de uma frase...

Mais adiante o autor explica como a "novidade" funciona e que vários países já estão envolvidos no projeto. Diz também que foram gastos mais de um milhão de dólares só para descobrirem que os únicos lugares no corpo humano onde é possível se fazer o implante são: a mão direita e/ou a testa! Aí vêm algumas dúvidas:

- O que tem de diferente na mão direita que não tem na esquerda? E quem é canhoto?

- Como que o corpo humano, tão complexo e cheio de lugares (e buracos!) tão interessantes para se colocar um aparelho do tamanho de um grão de arroz, não tem outro lugar para se implantar o mondex?

A resposta é simples: o autor criou esse trecho só para poder "coincidir" com o trecho citado na bíblia.

O texto diz que o processo cirúrgico é muito complicado, tão complicado que a sua remoção é muito difícil e quase impossível, porém, em uma das imagens podemos ver que a "ferramenta" usada no implante é uma seringa. Dificil? Acho que não...



Uma prova de que há outros lugares no nosso corpo para se implantar algum dispositivo é uma notícia que foi publicada na revista Veja, na edição 1.743, de 20 de março de 2002. Segundo a revista, a empresa Applied Digital lançou em 2002 um micro-chip chamado de VeriChip, que é implantado no braço ou ombro, e emite a localização exata de seu portador, no caso de um seqüestro.

Também não é necessário se recorrer à chips para abolir o cartão magnético. O banco Bradesco, por exemplo, começou a utilizar em 2008 um sistema de autenticação do cliente pela palma da mão! Para retirar dinheiro em um caixa eletronico, o cliente coloca a mão aberta em um escaner e esse reconhece a mão e libera a grana. E não precisa ser necessariamente a mão direita! Pode ser usada qualquer uma das mãos, desde que essa seja pre-cadastrada no sistema do banco. O sistema reconhece o padrão das veias da mão, que é único em cada indivíduo, tornando impossível qualquer tipo de fraude!

Sistema de reconhecimento da palma da mão. Tecnologia chamada de biometria.

O professor Gilson Medeiros, graduado em teologia e pós-graduado em sociologia, explica em seu blog mais alguns pontos que denunciam a inveracidade do implante Mondex.



Só para terminar, o nome Mondex pertence à empresa MasterCard e refere-se á tecnologia usada nos smart cards, ou seja, não tem nada a ver com implantes em seres humanos, e sim com chips usados em cartões de crédito e débito.

Conclusão!

A informação é falsa! Não há nenhum projeto de se implantar chips em nossas mãos e/ou em nossas testas!

Sites Pesquisados

- Snopes -
- Professor Gilson Medeiros -
- Break the Chain -
- Urban Legends -
- Revista Veja -
- Terra -
- Matux -
- Folha on-line -

Originalmente publicado em: http://www.efarsas.xpg.com.br/artigo.php?id=70

DIVERSIDADE DE IDIOMAS, UNIDADE NA FÉ

Sobre a Aliança Batista Mundial.

"Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres" - Salmos 126.3.
A cada cinco anos os batistas têm encontro marcado com uma de suas mais representativas celebrações. Este ano a 20ª edição do Congresso Batista Mundial, promovido pela Aliança Batista Mundial (BWA, sigla em inglês), aconteceu no Havaíi Convention Center, na cidade de Honolulu, no Havaí, no período de 28 de julho a 1 de agosto. À guisa de informação, Honolulu, guarnecida regiamente pelo Oceano Pacífico, foi reconhecida como estado pelos Estados Unidos em 1959. Lá não existe horário de verão.

O 20° Congresso Batista Mundial reuniu mais de 4 mil delegados de 105 países. Durante cinco dias os batistas recebidos na hospitaleira Honolulu foram impactados a partir da adoração, da comunhão, da missão e do estudo a partir do tema “Hear the Spirit” (“Ouça o Espírito”, em tradução livre). Na abertura do evento aconteceu uma verdadeira apoteose de idiomas nas orações de George Bullard (representando a América do Norte), de Alberto Prokopchut (representando a América Latina), de Peter Pinder (representando o Caribe), de Bonny Resu (representando a Ásia) e de Tony Peck (representando a Europa). As orações foram plenamente entendidas em tempo real graças à utilização de recursos de multimídia e à eficácia da tradução simultânea para nove idiomas.

Posteriormente, o secretário geral da BWA, Neville Callam, leu a saudação do ex-presidente americano Jimmy Carter aos delegados, por meio da qual transmitiu o desejo de que todos fossem abençoados no congresso. O tema “Ouça o Espírito” objetivou a reflexão em torno de assuntos relevantes que tratam diretamente da importância da vida, do compartilhamento do Evangelho de Cristo para o resgate dos que vivem sem Cristo e sem salvação e de formas de levar os crentes a uma vida na unção do Espírito Santo de Deus.

Após a instalação do evento o governador de Honolulu, James Ayona, compareceu ao centro de convenções congratulando-se com os participantes e enfatizando que gentileza, unidade, concórdia, humildade e alegria, palavras que traduzem a expressão Aloha (um cumprimento local), representam as boas-vindas da ilha aos batistas de todos os continentes.

Na primeira sessão, no dia 30 de julho, Denton Lotz, que serviu à BWA por 27 anos, recebeu o prêmio da BWA de Direitos Humanos por sua postura contra preconceitos étnicos e em favor da promoção da justiça social, consubstanciado pela realização do trabalho em defesa dos direitos humanos desenvolvido com chefes de Estado de todo o mundo em prol dos pobres e oprimidos.

A ministração da Palavra de Deus foi realizada por representantes de vários países. O então presidente da BWA, David Coffey (Reino Unido), foi o primeiro mensageiro. Ele iniciou sua participação com uma pergunta: “Por favor, ouça o Espírito, qual é o Espírito que está nos guiando?”. A partir de então ele destacou o fato de que sem o Espírito Santo a vida se torna fútil e infrutífera. Segundo Coffey, é o Espírito Santo quem cria comunhão entre diversas pessoas. É ele que guia o ser humano e o ajuda a sobrepor barreiras. Coffey citou o exemplo dos primeiros batistas, o inglês John Smith, Thomas Helwys, a missionária Lottie Moon e o ativista dos direitos civis Martin Luther King Júnior. Ele continuou sua palavra enfatizando que a essência do ministério do Espírito Santo é trazer a presença de Cristo ao seu povo. Seu propósito é que Jesus seja conhecido, amado, respeitado e elogiado. Na opinião de Coffey, o Espírito Santo inspira o louvor e a adoração. O maior sinal do Espírito Santo em nós é que Deus nos fez parte de seu plano de ação para ganhar um mundo perdido, finalizou.

Pablo Deiros (Argentina) ministrou sobre a proclamação das Boas Novas, colocando em relevo a importância da pregação e o imperativo de sermos agentes da liberdade. Por outro lado, Janet Clark (Canadá) discorreu sobre a libertação. A ministrante disse que a missão de Jesus é fundamentada nas Escrituras Sagradas e que nós temos a responsabilidade de mudar nossas perspectivas, pois todos somos chamados para sermos agentes de libertação e precisamos fazer mudanças internas e ver as coisas com os olhos de Deus.

Outro pregador foi Karl Johnson (Jamaica), que tratou da proclamação. Segundo ele, é necessário usar a proclamação como principal meio de compartilhar o Evangelho com o mundo. Pregadores chamados por Deus devem estar empenhados a servir como porta-voz dEle. Pregação, então, é uma profissão perigosa. O Deus do universo nos escolheu como intermediários, para falar acerca da Palavra. O verdadeiro pregador chamado por Deus deve ter uma visão global, finalizou.

Sobre o assunto visão e poder falou Alan Demond (Áustria). Segundo este pregador, o ano do Senhor chegou! O Reino do Senhor chegou! Demond certificou que o dia do favor de Deus chegou. Ele exortou o povo separado a buscar o Reino de Deus, a continuar buscando o único nome, Jesus. Também disse com veemência que é necessário buscar o sangue do Cordeiro.

Paul Msiza (África do Sul) falou de proclamar o Ano do Senhor. Para isto tomou como base bíblica o texto de Lucas 4.18-19. Quem também teve a oportunidade de falar foi Lance Watson (Estados Unidos), que conclamou os ouvintes a se inclinarem para os vales, a se incomodarem com as profundas necessidades humanas, a arregaçarem as mangas e a se inscreverem para o serviço, deixando seus assentos e ficando de pé para o trabalho, concluiu.

Novo presidente da BWA

Durante este evento aconteceu um fato de grande importância, a posse do novo presidente da BWA, o americano John Upton , que assumiu o lugar de David Coffey.

Upton é diretor executivo da Baptist General Association of Virginia (Associação Batista Geral da Virgínia, em tradução livre) e da Virginia Baptist Mission Board (Junta Batista de Missões da Virgínia). Ele será o presidente da BWA entre 2010 e 2015.

Upton, em sua saudação aos batistas, pronunciou duas frases que por certo repercutirão como conselho sábio: “Nestes 5 anos vivamos no compasso do Espírito” e “estamos no topo da montanha”.

Em diferentes áreas do centro de convenções havia vários stands com farta literatura a preços acessíveis, em outras foram realizados concertos musicais oferecidos pelo International Music Fest Performers, além de apresentações artísticas, oficinas e o momento diário reservado ao estudo da Bíblia em nove línguas, oportunidade na qual foram realizadas reflexões e discussões sobre vários temas de importância teológica, social e ética para os batistas, incluindo liderança pastoral, culto cristão, relações entre cristãos e muçulmanos, tráfico de seres humanos e meio ambiente.

Uma nota negativa

O maior encontro internacional de cristãos batistas teria bem mais participantes se não fosse negado o visto norte-americano para alguns irmãos inscritos que viriam de localidades da África e da Ásia. Um exemplo desta situação ocorreu em Angola, onde 87 delegados tiveram vistos negados. No total, mais de 1 mil pessoas foram impossibilitadas de comparecer ao congresso.

A mensagem do congresso

A mensagem extraída destes cinco dias de congresso deverá ecoar no mundo cristão batista como uma carta expressa com postulados bíblicos atuais em todo o tempo. Ei-los resumidamente: Espalhar a verdade de Deus em Jesus Cristo como a esperança do mundo, desenvolver uma maior familiaridade com os ensinamentos de Cristo, cultivar uma vida de oração, proclamar o Evangelho da salvação através de Jesus Cristo e dar exemplos de vida piedosa que reflitam os valores ensinados pelo Senhor da Igreja. Os batistas reunidos em Congresso concordaram em apoiar os valores que refletem o milênio da ONU, inclusive ajudando a eliminar o “flagelo da pobreza”, apoiando “os esforços para proporcionar educação universal” e “trabalhando para a sustentabilidade ambiental”.

A 21ª edição do Congresso Batista Mundial acontecerá na cidade de Durban, África do Sul, no ano de 2015. O secretário geral da Convenção Batista da África do Sul, Paul Msiza, expressou grande alegria com a escolha do seu país para sediar a próxima edição do maior encontro internacional de cristãos batistas. Ele afirmou que é uma honra para os batistas da África do Sul sediar este congresso. Além disso, ele lembrou que recentemente o país hospedou a Copa do Mundo, o evento esportivo mais visto no planeta. Portanto, o país tem a experiência necessária para hospedar os batistas de todo o mundo. Sem dúvida alguma, viajar para a África do Sul será bem mais acessível e fácil, pois as companhias aéreas abriram mais rotas para o país, finalizou.

SANDRA NATIVIDADE
Colaboradora de OJB, membro da PIB de Aracaju (SE)

Fonte: Convenção Batista Brasileira www.batistas.com

CORRUPSAMBA

Luiz Sayão: Corrupsamba


A corrupção é um dos mais terríveis flagelos da sociedade contemporânea, principalmente no Brasil. O uso indevido dos recursos públicos e a ineficácia da justiça são facetas desse mal lamentável. A preservação da corrupção está muito relacionada com a poderosa indústria de alienação. No Brasil, um dos seus principais mecanismos de continuidade é o Carnaval. É o ritmo do "corrupsamba"! A idéia popular é esquecer a vida e cair na “gandaia e na folia”. Enquanto todos os desmandos são praticados, o povo “se diverte”. Apesar de sua face tupiniquim, o problema da corrupção não atinge apenas os países emergentes e subdesenvolvidos. Na verdade, poucos países do mundo são exemplos de honestidade e transparência. A lista dos dez primeiros lugares em 2006 traz: Finlândia, Nova Zelândia, Dinamarca, Islândia, Cingapura, Suécia, Suíça, Noruega, Austrália e Holanda. Oito países são europeus, cinco são escandinavos, nove são de tradição protestante! Os Estados Unidos não são exemplo nesta área; estão na posição 17, junto com o Chile. O Brasil amarga a posição 57, para a vergonha nacional!

No caso da corrupção americana, mereceram destaque o escândalo da Worldcom e os abusos da Guerra do Iraque. Além disso, ricos suspeitos como Bill Clinton, O. J. Simpson e Michael Jackson nunca foram condenados! O Brasil e a vasta maioria da América Latina, ou a “América Católica” de Caetano Veloso, têm sofrido com uma corrupção grotesca por décadas. A percepção geral é a do salmista:

Os ímpios andam altivos por toda parte, quando a corrupção é exaltada entre os homens (Sl 12.8).

Para piorar, a situação tornou-se sobremodo alarmante no cenário brasileiro nos últimos anos. O cenário político recente é vergonhoso. A violência e o caos da segurança pública é revoltante. Parece que o Brasil e o mundo tendem a se tornar reféns do tráfico de armas e de drogas, “indústrias” das mais poderosas. Diante desse caos, o nosso sentimento é semelhante ao descrito em outro salmo:
Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo? (Sl 11.3).
A decadência de uma sociedade passa pelo desrespeito de seus valores fundamentais. Quando os representantes da democracia, da fé e da imprensa não cumprem mais os seus papéis, o que restará? A vitória da corrupção só é possível quando política, imprensa e religião tornam-se cúmplices do mal.

Um exemplo da “ausência de fundamentos” pode ser dado aqui. Como vimos no Salmo 11, os cristãos autênticos e sinceros estão entre os que mais sofrem nesse cenário de ilegitimidade. São discriminados e confundidos com os falsos apóstolos e líderes, também conhecidos pela corrupção. São discriminados pela imprensa e mídia em geral. Para se confirmar até que ponto chega a loucura, basta ler a letra de uma simples música de Gabriel, o pensador:
“Com uma bíblia na mão e uma cara de débil mental, pregando a enganação da Igreja Tal
(ou será que era alguma outra igreja dessas?
Ah, 'num' faz mal, Igreja de enganar otário é tudo igual).
E o coitado foi soltando aquele papo de crente; eu rezando: Deus me dê paciência!
Mas o pentelho desceu, pra alegria da gente, e na saída do ônibus sofreu um acidente.
Se distraiu e foi atropelado pelo caminhão; morreu esmagado com a bíblia na mão.
(É? Morreu? Melhor do que viver nessa ilusão.
'Num' queria Deus? Foi pro céu, então –
'num' sei, não).
Enquanto todos se benziam com pena do crente, eu fui rimando, bola pra frente ...”
Imaginem se trocassem o “crente” por “muçulmano”, “judeu”, ou por “negro”, ou por “gay”? Como reagiriam essas comunidades?

Mas, Gabriel, o “odiador”, não está só! Quem desconhece a ridicularização expressa na letra do grupo Asa de Águia?:
“Na casa do Senhor não existe Satanás
Xô, Satanás, xô, Satanás”.
Para quem acha pouco, basta ouvir ou ler alguns comentários do “ilustre” Arnaldo Jabor, que descarrega o ódio e o preconceito contra os evangélicos de todas as formas. É um dos seus temas prediletos. E tudo em nome da “democracia”, é claro!!!

Talvez seja por isso que vemos que a corrupção aparece ao lado de outros índices terríveis da realidade brasileira: liberdade de imprensa e democracia. Para variar, os países escandinavos, de tradição protestante luterana, lideram os dois índices. Já o Brasil tem posição 52 no item liberdade de imprensa e 51 em democracia. Estamos atrás de Burkina Faso e do Benin! É a falta de justiça em todos os seus desdobramentos.

Que esperar de uma nação que passa uma semana bebendo e fazendo orgia? O mais terrível é que “o Show do Corrupsamba” é amplamente valorizado pelos políticos, pela imprensa e até por religiosos!

Como lidar com tal horror? Como posicionar-se politicamente como cristão? Em primeiro lugar, as falsas esperanças do “messianismo político” e da “esquerda marxista antiga” são modelos absurdos e ultrapassados falidos na raiz. Nunca deram certo! Infelizmente, o nível de corrupção e injustiça, aliado ao efeito Bush, tem transformado Fidel Castro e Hugo Chaves em paradigmas desejáveis da realidade nacional! A pauta política constrói-se sobre os desacertos “do horroroso governo Bush”. Em segundo lugar, não podemos nos iludir com nenhum sistema político. Vale aqui mencionar o escritor cristão francês Jacques Ellul. Sua proposta chama-se “anarquia cristã”. A idéia de Ellul não é anárquica; ele sugere que os cristãos não poderiam confiar jamais em qualquer sistema político. Ao contrário, teriam sempre de protestar contra o mal, como verdadeiros exemplares do legítimo “sal da terra”, pois nunca poderíamos nos vender para nenhum sistema! Em terceiro lugar, é preciso enfatizar que a questão ética começa de fato no âmbito da individualidade:
Quem é fiel no pouco é fiel no muito (Lc 19.17). 
A sociedade se tornará menos corrupta quando seus membros forem absolutamente honestos. Um político desonesto é apenas um cidadão que “chegou lá”. Finalmente, nunca podemos perder o foco de que a justiça divina plena só irá se manifestar e triunfar com o dia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Todos os corruptos serão pegos! Será o fim do Carnaval! E do “corrupsamba”!

Voltando aos salmos, devemos ter esperança, pois
Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão; por mais que você os procure, não serão encontrados" (Sl 37.10). E tem mais: "Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!" (Sl 1.6). 

Fonte: Revista Enfoque

COMO ENFRENTAR A OPRESSÃO

Depois destas coisas e destes atos de fidelidade (2 Crônicas. 32.1).

Ezequias, no hebraico significa “Jeová é a nossa força”. “A Força de Deus”.

Crente consagrado ao Senhor e como rei, simplesmente admirável. Sua história se encontra registrada no segundo livro dos Reis.

O período que antecedeu o reinado de Ezequias foi marcado pela idolatria, tanto no reino de Judá como no reino de Israel.

Em Israel reinava Oséias, que fez o que era mau aos olhos do Senhor, II Reis 17: 2. Acabou como escravo de Salmanasar, rei da Assíria, e depois todo Israel foi exilado por causa do pecado, e o rei da Assíria trouxe estrangeiros para habitar nas cidades de Samaria, riscando de sua presença a Israel.

Em Judá reinava Acaz, e não fez como seus pais, mas andou pelos caminhos dos reis de Israel, II Reis 16:2, 3, chegou a pedir uma planta de um altar dos deuses da Assíria para construir um altar igual em Judá, v.10.

Agora chegou a vez de Ezequias que sucedeu seu pai Acaz. Ezequias teve seu reinado marcado pela destruição à idolatria e fez o que era reto aos olhos do Senhor, II Reis 18 e por isso padeceu terríveis afrontas de Senaqueribe que até o ouro do templo levou para Assíria.

DIANTE DA OPRESSÃO, Ezequias enviou uma mensagem ao Profeta Isaias pedindo auxilio, e disse:
“Este dia é dia de angústia, de vituperação e de blasfêmia; porque os filhos chegaram ao parto, e não há força para os dar a luz” II Reis 19:3. 
E Isaias respondeu:
“Assim diz o Senhor: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram. Eis que meterei neles um espírito, e ele ouvirá uma nova, e voltará para a sua terra; e a espada o farei cair na terra”. V. 6,7.
Então Ezequias ora dizendo: “Agora, pois, Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus” v. 19.

Ezequias realizou muitas reformas políticas e religiosas, construiu o túnel de Siloé, afim de preparar-se para a invasão da Assíria, II Reis 20:20. Quando começou reinar em Jerusalém, mandou abrir e purificar o templo, estabeleceu o culto a Deus e a celebração da Páscoa, regularizou as contribuições e o sustento dos Levitas e Sacerdotes. Com tantas boas realizações e fidelidade a Deus Senaqueribe se levantou como inimigo feroz para atacar Jerusalém, e Ezequias se preparou para enfrentá-lo.

I- O CRENTE FIEL SEMPRE TRAVARÁ GRANDES BATALHAS PARA MANTER-SE FIEL.

O CERCO - No caso de Ezequias e Judá o cerco se deu em Jerusalém, através de Senaqueribe, rei da Assíria.

Mas em nosso caso, quando nos dispomos a ser fiéis ao Senhor, o cerco pode acontecer em nossa própria família, o inimigo ataca nossa família, tenta destruir nosso lar;

em nosso colégio, enfrentamos grupos de zombadores; ou
em nosso trabalho, criticas do patrão ou até mesmo dos colegas;
na Igreja, o inimigo se levanta, enviando mensageiros com notícias que as vezes nos fazem desanimar.

O INIMIGO SEMPRE SE LEVANTA PARA INTERROMPER AQUELES QUE ESTÃO SE PURIFICANDO, buscando ao Senhor, consagrando suas vidas ao Senhor

“DEPOIS DESTAS COISAS E DESTES ATOS DE FIDELIDADE”II CRON. 32:1.

Assim como Senaqueribe estava em volta de Jerusalém tentando impedir que o povo de Judá prosseguisse em sua consagração ao Senhor. Temos que enfrentar muitas lutas a cada dia.

Se queremos problemas é só orar e mexer, começar remover o pecado! Além dessas, temos ainda lutas no mundo espiritual, as pressões ou opressões espirituais.

O apóstolo Pedro em sua 1ª carta recomenda:
“Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo” (1 Pedro 5. v.8,9).
II- O CRENTE FIEL PRECISA TOMAR CERTAS ATITUDES PARA VENCER A OPRESSÃO E O CERCO.

Ezequias percebeu algumas coisas que precisava fazer, algumas atitudes que precisava tomar, para vencer o inimigo:

1- Tapar as fontes que alimentam o inimigo.”
“Quando Ezequias viu que Senaqueribe tinha vindo com o propósito de guerrear contra Jerusalém, teve conselho com os seus príncipes e os seus poderosos, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade” 2 Crônicas 32. V.2, 3.
Há coisas que são boas para o tempo de paz, mas no tempo de guerra fortalecem o inimigo.
Não dê espaço para que o inimigo tenha motivo para apontar erros em sua vida.
Não dê motivos para seu marido reclamar da Igreja!
Não dê motivo para seus pais reclamarem da Igreja.
Se você tem amigos que zombam de sua fé, não discuta, mas se mantenha indiferente às acusações.
Precisamos tapar todas as possibilidades que existem em nossas vidas para não alimentar o inimigo de nossas almas. Se há algum motivo pelo qual somos questionados precisamos ter maturidade para resolver isso. As vezes a língua, às vezes a roupas e as vezes o comportamento.

2- Reconstruir o que está quebrado.
“Ezequias, cobrando o ânimo, edificou todo o muro que estava quebrado” v 5 a
Se queremos a vitória precisamos consertar os muros quebrados de nossas vidas, isso refere-se ao conserto das deficiências de nosso caráter.

As vezes são pecados, as vezes coisas que você faz, dívidas que você contrai, compras sem condições de pagar, relacionamentos ilícitos, vícios; são brechas em sua vida que o inimigo entra e destrói você.

É impossível ter vitória sem fechar as brechas de sua vida. Há certas coisas que fazemos ou comportamentos que temos que abrem brechas para o inimigo entrar. Mas as vezes estas coisas vêm como o cavalo de tróia, presente de gregos. Vem como um aparente presente! E abrimos as portas de nossa vida para receber, mas dentro desse presente há veneno, dentro do presente estão os inimigos.

Desafio você a encontrar hoje as brechas de sua vida, aquelas coisas que lhe trazem derrotas, e fechá-las em nome de Jesus.

3- Redobrar a vigilância.
“levantando torres sobre ele, fez outro muro por fora, fortificou a Milo na cidade de Davi” v. 5 b.
(Milo, casa de Davi que tinha um terraço e servia como fortaleza).
È necessário conhecer o território inimigo.
Quem são nossos inimigos?
Precisamos conhecer suas estratégias.
“Precisamos perdoar…para que satanás não leve vantagem sobre nós; porque não ignoramos as suas maquinações” 2 Cor. 2:10, 11
Essa torre é um altar ao Senhor.
Levantamos uma torre quando nossa vida é consagrada ao Senhor, quando nossos pecados são confessados, quando praticamos a Oração e o estudo da Bíblia. Torres são lugares de sentinelas, vigias, guardas.

Muitas vidas estão com os muros derribados e sem as torres da vigilância.
“Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”. 
Precisamos construir torres de oração.

4- Lançar mão das Armas e do Escudo.
“E fez armas e escudos em abundancia” V. 5 c.
As únicas armas do cristão fiel são: a oração, a fé e a perseverança. Efésios 6: 10 – 18.
“Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda multidão que está com ele, pois há conosco UM maior do que o que está com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá” v.7, 8.
É Deus quem peleja por nós e vencerá todos os inimigos.

III- A OPRESSÃO É SENTIDA PELO CRENTE FIEL QUANDO O INIMIGO LANÇA SUAS “DÚVIDAS” CONTRA ELE.

A maior estratégia do inimigo é nos fazer cair da fé. E ele usa uma bomba terrível, que tem prostrado muitos servos de Deus – A DÚVIDA. A pior coisa na vida de um crente é a dúvida sobre Deus e sua palavra e seu poder. Essa foi a arma usada sobre Judá.
“Ele também escreveu cartas para blasfemar do Senhor Deus de Israel, dizendo contra ele: Assim como os deuses das nações das terras não livraram o seu povo da minha mão, assim também o Deus de Ezequias não livrará o seu povo da minha mão” v.17.
 Foi a dúvida que satanás lançou sobre Adão e Eva.

1- O inimigo põe dúvida nas suas certezas. “Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria: Em que confiais vós, para vos deixardes sitiar em Jerusalém?” (v.10).

2- O inimigo põe dúvida sobre o poder de Deus. “Porventura, não vos engana Ezequias, para vos fazer morrer à fome e à sede, quando diz: O Senhor, nosso Deus, nos livrará das mãos do rei da Assíria?!” v. 11. É possível alguém crer em Deus mas não crer que ELE pode livrar.


3- O inimigo põe dúvida quanto a fidelidade de Deus. “Esse mesmo Ezequias não lhe tirou os altos e os altares e não ordenou a Judá e a Jerusalém, dizendo: Diante de um só altar adorareis, e sobre ele queimareis incenso?” v. 12.

Quando enfrentamos lutas, o inimigo sempre faz uma pergunta: Valeu a pena abrir mão de tudo para se dedicar a Deus? Tem valido a pena? 

4- O inimigo põe dúvida em relação ao poder do bem sobre o mal.
“Não sabeis vós o que eu e meus pais temos feito a todos os povos de outras terras? Puderam de qualquer maneira os deuses das nações daquelas terras livrar a sua terra da minha mão?” v. 13.

As evidencias do poder do mal aparecem atrofiando a fé, dando a entender que o mal é mais forte do que o bem.. Nesse ponto o inimigo já ri de nós, pois já incutiu em nosso coração que o mal prevalecerá sobre o bem e sobre nós.

IV- SÓ PODERÁ VENCER A OPRESSÃO O CRENTE FIEL QUE NÃO IGNORAR A ATUAÇÃO DE “AGENTES SECRETOS” NO MEIO DESSA TERRÍVEL BATALHA.

A soberba é um agente secreto mandado pelo inimigo quando a batalha está quase vencida. Quando estamos livres dos inimigos e nos sentimos em paz, este agente ataca-nos enaltecendo-nos pelas nossas vitórias.
“Assim o Senhor salvou Ezequias e os moradores de Jerusalém da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e lhes deu descanso de todos os lados. E muitos trouxeram presentes a Jerusalém ao Senhor, e coisas preciosas a Ezequias, rei de Judá, de modo que, desde então, ele foi exaltado perante os olhos de todas as nações” v.22, 23.
Como reconhecer a soberba e livrar-se dela?

1- TENHA CUIDADO. “Mas Ezequias não correspondeu ao beneficio que lhe fora feito, pois o seu coração se exaltou; pelo que veio grande ira sobre ele, e sobre Judá e Jerusalém” v. 25.

Talvez abrigamos nosso maior inimigo justamente quando pensamos que não temos nenhum inimigo. Precisamos estar sempre alertas.

2- SEJA HUMILDE. “Todavia Ezequias humilhou-se pela soberba de seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; de sorte que a grande ira do Senhor não veio sobre eles nos dias de Ezequias” v. 26.

A soberba habitualmente acompanha a prosperidade e a vitória; por isso precisamos ser cada vez mais humildes.

3- RECONHEÇA A GRAÇA DE DEUS. “Assim, o Senhor salvou Ezequias e os moradores de Jerusalém das mãos de senaqueribe” 22 a .

A vitória e a prosperidade nos são dadas pelo Senhor. SUA GRAÇA E NADA MAIS.

Conclusão

Isaias leva uma mensagem da parte do Senhor ao rei Senaqueribe dizendo:
“Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, nem contra ela levantará tranqueira. Pelo caminho por onde veio, por esse mesmo caminho voltará, e nesta cidade não entrará, diz o Senhor. Porque eu defenderei esta cidade para livra-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi” 2 Reis 19. v. 32-34.
“Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor e feriu no arraial dos Assírios 185.000; e, levantando-se os Assírios pela manhã cedo, eis que aqueles eram todos cadáveres”, v.35.
E o próprio rei Senaqueribe foi morto por seus filhos, diante do altar de seu deus, v. 37.

Deus nos ensina a vencer o cerco de nossos opressores; a desarmar as bombas da dúvida que os inimigos atiram em nossos corações; e nos livra do agente de satanás, a soberba. Cabe a nós aprender com sabedoria, fé, humildade, oração; e assim seremos servos vitoriosos, nunca desamparados pelo Senhor.

O SOL DA LIBERDADE

“E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria nesse instante” (Hino Nacional Brasileiro).

No mês em que comemoramos a independência do Brasil, gostaria muito de que em nosso País se voltasse a ouvir de um povo heróico o brado (grito) retumbante (estrondoso).

Muitos são os que hoje no Brasil se organizaram, com políticas iníquas para fazer calar “o sol da Liberdade”. Sol esse que sempre brilhou no Brasil em raios fúlgidos (brilhantes).

O nosso penhor (garantia) que sempre foi a igualdade, conseguimos conquistar com braço forte. Hoje o desafio de mantê-la, desafia o nosso peito a própria morte!

Precisamos nos unir para salvar nossa pátria das garras daqueles que sorrateiramente vem destruindo nossa liberdade e nossa igualdade. Como geração que percebe isso me recuso a ficar deitado eternamente em berço esplêndido (admirável), e me vejo no dever de me levantar para combater o que está ainda encoberto para milhões de brasileiros.

Creio que você já ouviu falar do Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) baixado pelo Decreto 7.037/2009, do atual presidente da República. Decreto, marcado por uma linha de ação que visa uma “desconstrução” cultural dos valores da sociedade.

Tendo em vista a fortíssima reação da sociedade contra o PNDH-3 o governo resolveu alterar mais uma vez o Plano. E isso tem que ser considerado por você nas próximas eleições. É nossa última chance de mudar realmente as coisas.

Dizem os que querem se eleger nas próximas eleições que haverá alterações em pontos polêmicos, como a redação das proposições sobre aborto, sobre o uso de símbolos religiosos em prédios públicos, sobre a mediação de conflitos agrários e o capítulo que fala sobre a imprensa. Por ora, até parece um bom gesto de boa vontade do governo, mas que pode esconder o desejo de manter posicionamentos graves no Plano. As alterações a serem feitas precisarão ser analisadas cuidadosamente pela sociedade, pois são muitos os pontos que ela critica fortemente. Não bastará uma modificação periférica, epidérmica. É preciso uma “mudança radical”, intrínseca, tendo em vista a ideologia perversa que norteia todo o plano.

É preciso entender que com o PNDH-3, o atual governo impõe uma “política de Estado”, mais que uma política de governo, que lança as bases para uma ditadura das minorias, que passam a ser o direito de todos, com sanções, privações de benefícios e com execuções sumárias contra os que discordarem do estabelecido. Tudo isso é muito grave e terá que ser amplamente analisado e revisto. Não bastando apenas uma alteração superficial.

Há que se ressaltar que na apresentação do Plano, o atual Presidente diz que o PNDH-3 é uma “opção definitiva”, erguido “como bandeira” e apresentado “como verdadeira política de Estado”. Portanto, esse mesmo governo fará de tudo para tornar realidade esse pacote totalitário, disfarçado de democracia. O que comprova isso é que o PNDH-3 compromete todas as áreas da administração e, fato inédito, “proposto por 31 ministérios”, “estruturado em 6 eixos orientadores, subdivididos em 25 diretrizes, 82 objetivos estratégicos e 521 ações programáticas”. Isso mostra que o Plano foi elaborado para ser “a política do Estado brasileiro”, para nortear a a vida das gerações futuras.



Pense que você como cidadão precisa continuar livre para poder pensar e no meu caso discordar do posicionamento de temas como aborto, intolerância religiosa, casamento de pessoas do mesmo sexo, o que no meu caso considero como algo não natural e moral. Como cidadão deste Brasil vejo nisso a “desconstrução” da verdadeira família instituída por Deus para a felicidade do homem, da mulher e da sociedade. A família, constituída por homem e mulher, é expressamente declarada como “base”, “fundamento” da sociedade, tanto na Constituição Federal como em tratados internacionais adotados pelo Brasil.

Imagino que se o atual governo de uma forma ou de outra se mantém no poder, projetos em tramitação no Congresso como o PL 122/95 que, entre outras coisas, ameaça criminalizar quem se manifestar contra a prática homossexual, algo que fere a liberdade de expressão garantida na Constituição Federal, será aprovado com sua aprovação nas urnas.  Acorda Brasil, ainda há tempo.
Por essas e outras razões expostas por eminentes pessoas da sociedade, o PNDH-3 precisa ser profundamente revisto e alterado nos seus “fundamentos ideológicos”, que não estão de acordo com nossas tradições cristãs. Ele é hoje a institucionalização da iniquidade no Brasil. Pense nisso na hora de votar.
Canta-se muito sobre “paz no futuro e glória no passado”. Isso fica bonito em verso e prosa, quando bem cantado. Mas, não haverá paz no futuro se não houver a “glória do presente”. Minha oração é que esta nação se levante para erguer da “da justiça a clava ( pau curto mais volumoso em um extremidade usado como arma) forte”. Um verdadeiro cidadão do estado democrático de direito não pode fugir desta luta.

Salve Deus a minha pátria, minha pátria varonil.
“Mas para vós, os que temeis o Meu nome, nascerá o Sol da Justiça, e cura trará nas Suas asas” (Ml 4:2).
Pr. Carlos Elias de Souza Santos

ACORDA BRASIL



Confira você mesmo:

No 3º Congresso do PT, ocorrido entre agosto e setembro de 2007, foi aprovada a resolução Por um Brasil de mulheres e homens livres e iguais, que inclui a defesa da autodeterminação das mulheres, da descriminalização do aborto e regulamentação do atendimento a todos os casos no serviço público?
Conforme texto publicado em http://old.pt.org.br/portalpt/images/stories/arquivos/livro%20de%20resolucoes%20final.pdf pg 82.

Para ser candidato pelo PT é obrigatória a assinatura do Compromisso do Candidato Petista, que indicará que o candidato está previamente de acordo com as normas e resoluções do Partido, em relação tanto à campanha como ao exercício do mandato e que o seu não cumprimento é passível de punição que que poderá ir da simples advertência até o desligamento do Partido com renúncia obrigatória ao mandato?
Conforme Art 128 § 1º e 2º do Estatuto do PT.

Em 17 de setembro de 2009, dois deputados do PT foram punidos pelo Diretório Nacional. O motivo alegado é que eles infringiram a ética-partidária ao militarem contra resolução do 3º Congresso Nacional do PT a respeito da descriminalização do aborto?

E que entre as punições um recebeu os seus direitos partidarios suspensos por um ano e o outro por noventa dias?

Conforme http://www.pt.org.br/portalpt/documentos/dn-suspende-direitos-partidarios-de-luiz-bassuma-e-henrique-afonso-254.html. O link original foi apagado do site do PT, use o link alternativo: http://www.scribd.com/doc/37334678

O posicionamento da CNBB divulgado pelo Jornal O Globo, conforme: http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/07/21/em-carta-cnbb-pede-que-fieis-nao-votem-em-dilma-917208359.asp