VOCÊ TEM TUDO PRA DAR CERTO

Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil. E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas. Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando em que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas? (Isaías 5:1-4)
Não sei se você já ouviu falar da Lei de Murphy . É um ditado popular da cultura ocidental que afirma que "se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará".

Certamente a parábola da vinha narrada pelo profeta Isaías, segue um rumo bem diferente do que costumeiramente o homem consegue imaginar.

Esta é uma parábola contada por Deus a fim de ilustrar a sua decepção diante da nação de Israel.

E para que nós pudéssemos entender melhor Ele se coloca como o dono do campo, mas não somente isso, também se coloca como sendo o grande agricultor que prepara todo aquele campo para receber da boa semente, diz aqui que:

1) Ele sachou a terra, o sacho era uma enxadinha estreita e pontuda e com ela se afofava a terra extraindo dela as ervas daninhas,

2) também diz que Ele tirou as pedras que poderiam ser um prejuízo para suas sementes,

3) e também selecionou as sementes e as depositou naquele campo preparado, esperando que os frutos surgissem.

Tudo concorria para que aquele campo desse bons frutos, tanto é que o dono do campo imediatamente preparou um lagar (local onde as uvas eram expremidas para a obtenção do suco), para que ali os frutos fossem espremidos e se extraísse o seu suco.

O fruto n o veio! Que decepção! E o proprietário pergunta: o que mais poderia ter feito em minha vinha que eu não lhe tenha feito?

È uma boa pergunta, não acha? Sabe qual é a única resposta: NADA! ABSOLUTAMENTE NADA!

Da parte de Deus tudo foi feito para que a vinha produzisse bons frutos. Ela tinha tudo para dar certo.

As conseqüências no (v. 5-7) já que a vinha não produziu bons frutos diz que o agricultor retirou a sebe (a cerca que protegia a vinha), todo mundo sabe o que acontece com uma plantação sem uma cerca de proteção?

Deus providenciou todas as coisas que para que seu povo desse certo, mas por que será que: “... esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?”.

Vamos analisar no texto as razões pelas quais o que tinha tudo para dar certo, acabou por dar errado.


Onde reside o ERRO? Onde foi que esse povo errou?

Não sei se você já brincou com aquele joguinho chamado: O jogo dos sete erros. No Jogo dos Sete erros, você encontra duas figuras praticamente idênticas, sendo que uma delas, se diferencia da outra em apenas sete erros “propositais” do autor, que devem ser encontrados por quem gosta de brincar com esses joguinhos.

Vejamos se podemos aplicar isso a nossa vida hoje. Deus tem um “desenho” ideal para o mundo e para as pessoas que nele habitam. No meio do caminho o homem, acaba por inserir, por conta e risco, pequenas novidades no desenho, que o fazem bem distorcido da “figura” inicial. Certamente serão os sete erros básicos que farão a diferença entre o desenho original “pintado” por Deus e o resultado distorcido produzido pela vida do homem.

Sete erros que prejudicam a vida dos servos de Deus.

1) A Ganância. (v. 8-9)

O povo passou a se preocupar com grandes posses, os grandes fazendeiros começaram a forçar os pequenos a vender seus negócios para que eles pudessem dominar toda terra. Deixaram a causa de Deus por amor ao dinheiro e como diz Paulo a Timóteo (I Tim. 6:10) "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e alguns nessa cobiça se desviaram da fé".

Pedro também diz a Simão o em (Atos 8:20) "o seu dinheiro seja contigo para sua perdição" Deus quer nos alertar sobre esta questão e foi esse um dos motivos do afastamento do povo de Israel do seu Deus.

O consumismo tem sido um dos maiores problemas da nossa era pós-moderna, queremos ter mais e mais...Nunca estamos satisfeitos com o que temos,

COMPRAMOS O QUE NÃO PRECISAMOS COM DINHEIRO QUE NÃO TEMOS POR CAUSA DE PESSOAS QUE NEM CONHECEMOS.

Sempre queremos mais, estamos sempre preocupados com nós mesmos e não temos tempo para Deus, temos que trabalhar para ter posses carros, casas, chácaras etc.

2) Os prazeres do mundo. (v. 11-12)

3) Alcoolismo (v.22)

Eles se levantavam bem cedo, mas não para orar e agradecer a Deus, mas iniciavam suas jornadas com bebedices, com divertimentos mundanos a vida para eles somente girava em torno dos seus próprios desejos festas e músicas.

Se embriagar era prova de machismo, de força, de capacidade.

Vamos ver quem bebe mais!, torneios com prêmios para o vitorioso (festa do chopp bebem chopp por metro) ao contrario disso a bíblia diz em (Efe. 5:18) "não vos embriagueis com o vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito".

Como diz João em sua primeira carta (I Jo o 2:15-17) "Não ameis o mundo... porque tudo que há no mundo a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo, e o mundo passa bem como a sua concupiscência mas, aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente".

E muitas vezes os prazeres do mundo estão afastando os crentes do serviço do Senhor!

Como está nossa vida irmãos? Como estão nossas diversões?

4) Incredulidade. (v. 18-19)

Estes versículos estão fazendo menção a procissões das quais o povo dito de Deus puxava carros com ídolos e desafiando o Deus de Israel, dizendo se manifesta logo para que nós o possamos reconhecer, apesar de tudo o que Deus já havia feito em seu meio aquele povo incrédulo ainda queria ver mais do poder de Deus para crer.

E quantos nos nossos dias são como estes, "eu quero ver para crer!" Deus tem que me provar que existe!

Como diz o Salmista Davi no Salmo 19 "os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas m os... n o ha palavras... n o há palavras, mas, no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz".

5) Falsa Moralidade (v. 20)

A depravação era ensinada e praticada como prova de virilidade, a impureza como sendo uma virtude. Os padrões que Deus havia colocado foram logo esquecidos pelo seu povo. O mesmo acontece hoje em dia quando os que querem viver honestamente so tachados de bobos, quadrados, hoje em dia já é careta, conservar-se puro para o casamento é motivo de chacota, e muitos crentes jovens e adolescentes estão entrando nessa onda.

Estão chamando a promiscuidade de amor, de opção de vida, leiam as palavras duras de Paulo aos (Romanos 1:21-27).

6) Orgulho (v.21)

Quando o homem se julga muito sábio, auto-suficiente ele está prestes a cair, e aqui eles estavam se julgando até mais sábios do que Deus.

O orgulho é o maior dos males espirituais destrói a obra de Deus.

7) Corrupção (v. 23)

Vendiam suas convicções, sua integridade, eram injustos indo completamente contra o caráter do seu Deus.

Não sejamos corruptos, não abramos m o das nossas convicções espirituais por nada deste mundo, pois muitos têm caído neste erro.Conclusão

Olhe para sua vida hoje e me diga como está.

O QUE MAIS SE PODERIA FAZER?

Da parte de Deus ele providenciou em Jesus Cristo o seu único filho, tudo o que você precisa para que sua vida dê certo.

Em Jesus não faltará nada para que sua vida dê certo.

Deus já fez tudo para que sua vida produza bons frutos, e agora Ele quer nos ver frutificando.

Não existem desculpas que sejam aceitáveis a Deus para não estarmos trabalhando em sua obra. Ele vai cobrar de cada um seu papel neste mundo.

Pense nisso: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. (Efésios 1.3).

Não por seus méritos, mas por causa do que Deus já providenciou. Lembre-se: VOCÊ TEM TUDO PRA DAR CERTO. Fuja dos erros aqui mencionados, fortaleça sua vida em Cristo Jesus, e certamente sua vida dará certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário